Bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de outubro de 2020
O mundo do heavy metal é repleto de bandas grandes, espalhadas dentro de seus subgêneros. Desde o início da década de 1960, fomos presenteados com as magníficas obras lançadas por BLACK SABBATH, IRON MAIDEN, METALLICA, MEGADETH, SLAYER e tantas outras bandas. Porém, as bandas citadas, apesar de gigantes cometeram alguns deslizes no meio do caminho, com alguns lançamentos contestáveis, como "Forbidden", "Virtual XI", "St. Anger", "Risk" e "Diabolus In Musica".
Ao mesmo tempo em que os mencionados grupos derraparam, existem outras bandas de metal que nunca decepcionaram os seus fãs com algum disco fraco, ou então, perdendo a essência. Confira abaixo algumas destas bandas, que mesmo não sendo gigantes, jamais pisaram na bola com os fãs.
AT THE GATES
Formado no ano de 1990, o AT THE GATES é pioneiro do melodic death metal, também conhecido como "Som de Gotemburgo" (nome em alusão ao local de origem do grupo). Desde então, a banda se tornou a maior referência no estilo, lançou excelentes discos e nunca mudou radicalmente, ao contrário do que os conterrâneos e contemporâneos do IN FLAMES fizeram.
A banda passou um período em inatividade, entre 1996 e 2006, mas voltou para uma tour em 2007, retomando as atividades de forma definitiva três anos depois.
Disco para conhecer a banda: "Slaughter Of The Soul" (1995)
CARCASS
O grupo britânico começou a sua carreira fazendo o som mais podre, desgraçado e ofensivo possível. Quem já ouviu o primeiro disco, "Reek Of Putrefaction", sabe o que estou falando. Com o passar dos anos, o som da banda foi sendo lapidado, até chegar nos maravilhosos "Necroticism – Descanting The Insalubrious" e "Heartwork", discos essenciais para qualquer fã de metal extremo, e que ajudaram a criar o melodic death metal.
Em 1996, lançaram o surpreendente "Swansong", um disco de death ´n´ roll, que mesmo um pouco diferente dos anteriores, é muito bom. Após o lançamento, a banda entrou em hiato que durou até 2007.
O CARCASS voltou mais afiado que nunca e lançou "Surgical Steel", um disco absurdamente pesado e técnico, com o "Selo CARCASS de qualidade".
Disco para conhecer a banda: "Heartwork" (1993)
PARADISE LOST
O PARADISE LOST é uma metamorfose em forma de banda, já que a sonoridade passou por várias fases. Mesmo com todas as mudanças, o grupo sempre foi autêntico e nunca fugiu de suas raízes ou escondeu suas influências.
No início, o som do grupo flertava com o death e doom metal. Anos depois, veio a fase gothic, seguida de um período com experimentos e uma pegada mais leve. Nos últimos trabalhos, o som voltou a ficar pesado, obscuro e totalmente hipnotizante.
Seja lá como for, o PARADISE sempre fez músicas muito interessantes e cheias de feeling.
Disco para conhecer a banda: "Draconian Times" (1995)
EXODUS
Por mais que não seja tão popular quanto as outras bandas surgidas na Bay Area, o EXODUS é um dos maiores nomes da história do thrash. A discografia do quinteto é repleta de discos excelentes, com destaque especial para "Bonded By Blood" (1985), "Fabulous Disaster" (1989), "Tempo Of The Damned" (2004) e "Blood In Blood Out" (2014).
Além de não ter "se vendido", como outra banda de sua geração (vocês sabem de quem estou falando), o EXODUS foi deixando o seu som mais agressivo e raivoso com o passar dos anos, como pode ser visto nos últimos trabalhos de estúdio.
Disco para se conhecer a banda: "Bonded By Blood" (1985)
DEATH ANGEL
O DEATH ANGEL é um caso parecido com o do EXODUS: uma grande banda de thrash metal, mas que ficou um pouco ofuscada por conta dos outros nomes que surgiram na mesma década. A discografia do quinteto (que começou a fazer música muito cedo) inclui clássicos definitivos do estilo, como "The Ultra-Violence" (1987) e "Act III" (1990).
Após um longo período parado, o DEATH ANGEL voltou com tudo em 2001 e continua fazendo thrash metal de muita qualidade, como pode ser ouvido em "Humanicide", lançado em 2019.
Disco para se conhecer a banda: "Act III" (1990)
SODOM
Desde o início dos anos 1980, o grupo alemão SODOM é um dos maiores expoentes do metal germânico. Durante a sua carreira, o som da banda capitaneada pelo baixista/vocalista Tom Angelripper flertou com o metal extremo, mas as raízes do grupo são fincadas no thrash metal.
Ao lado de TANKARD, DESTRUCTION e KREATOR, forma o quarteto das bandas mais importantes do thrash metal alemão. Apesar das inúmeras mudanças de formação, o SODOM sempre fez álbuns extremamente rápidos, pesados, agressivos e com muita identidade.
Disco para se conhecer a banda: "Agent Orange" (1989)
[an error occurred while processing this directive]Em breve, a parte 2. Um abraço e até a próxima!
Bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps