Bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de outubro de 2020
O mundo do heavy metal é repleto de bandas grandes, espalhadas dentro de seus subgêneros. Desde o início da década de 1960, fomos presenteados com as magníficas obras lançadas por BLACK SABBATH, IRON MAIDEN, METALLICA, MEGADETH, SLAYER e tantas outras bandas. Porém, as bandas citadas, apesar de gigantes cometeram alguns deslizes no meio do caminho, com alguns lançamentos contestáveis, como "Forbidden", "Virtual XI", "St. Anger", "Risk" e "Diabolus In Musica".
Ao mesmo tempo em que os mencionados grupos derraparam, existem outras bandas de metal que nunca decepcionaram os seus fãs com algum disco fraco, ou então, perdendo a essência. Confira abaixo algumas destas bandas, que mesmo não sendo gigantes, jamais pisaram na bola com os fãs.
AT THE GATES
Formado no ano de 1990, o AT THE GATES é pioneiro do melodic death metal, também conhecido como "Som de Gotemburgo" (nome em alusão ao local de origem do grupo). Desde então, a banda se tornou a maior referência no estilo, lançou excelentes discos e nunca mudou radicalmente, ao contrário do que os conterrâneos e contemporâneos do IN FLAMES fizeram.
A banda passou um período em inatividade, entre 1996 e 2006, mas voltou para uma tour em 2007, retomando as atividades de forma definitiva três anos depois.
Disco para conhecer a banda: "Slaughter Of The Soul" (1995)
CARCASS
O grupo britânico começou a sua carreira fazendo o som mais podre, desgraçado e ofensivo possível. Quem já ouviu o primeiro disco, "Reek Of Putrefaction", sabe o que estou falando. Com o passar dos anos, o som da banda foi sendo lapidado, até chegar nos maravilhosos "Necroticism – Descanting The Insalubrious" e "Heartwork", discos essenciais para qualquer fã de metal extremo, e que ajudaram a criar o melodic death metal.
Em 1996, lançaram o surpreendente "Swansong", um disco de death ´n´ roll, que mesmo um pouco diferente dos anteriores, é muito bom. Após o lançamento, a banda entrou em hiato que durou até 2007.
O CARCASS voltou mais afiado que nunca e lançou "Surgical Steel", um disco absurdamente pesado e técnico, com o "Selo CARCASS de qualidade".
Disco para conhecer a banda: "Heartwork" (1993)
PARADISE LOST
O PARADISE LOST é uma metamorfose em forma de banda, já que a sonoridade passou por várias fases. Mesmo com todas as mudanças, o grupo sempre foi autêntico e nunca fugiu de suas raízes ou escondeu suas influências.
No início, o som do grupo flertava com o death e doom metal. Anos depois, veio a fase gothic, seguida de um período com experimentos e uma pegada mais leve. Nos últimos trabalhos, o som voltou a ficar pesado, obscuro e totalmente hipnotizante.
Seja lá como for, o PARADISE sempre fez músicas muito interessantes e cheias de feeling.
Disco para conhecer a banda: "Draconian Times" (1995)
EXODUS
Por mais que não seja tão popular quanto as outras bandas surgidas na Bay Area, o EXODUS é um dos maiores nomes da história do thrash. A discografia do quinteto é repleta de discos excelentes, com destaque especial para "Bonded By Blood" (1985), "Fabulous Disaster" (1989), "Tempo Of The Damned" (2004) e "Blood In Blood Out" (2014).
Além de não ter "se vendido", como outra banda de sua geração (vocês sabem de quem estou falando), o EXODUS foi deixando o seu som mais agressivo e raivoso com o passar dos anos, como pode ser visto nos últimos trabalhos de estúdio.
Disco para se conhecer a banda: "Bonded By Blood" (1985)
DEATH ANGEL
O DEATH ANGEL é um caso parecido com o do EXODUS: uma grande banda de thrash metal, mas que ficou um pouco ofuscada por conta dos outros nomes que surgiram na mesma década. A discografia do quinteto (que começou a fazer música muito cedo) inclui clássicos definitivos do estilo, como "The Ultra-Violence" (1987) e "Act III" (1990).
Após um longo período parado, o DEATH ANGEL voltou com tudo em 2001 e continua fazendo thrash metal de muita qualidade, como pode ser ouvido em "Humanicide", lançado em 2019.
Disco para se conhecer a banda: "Act III" (1990)
SODOM
Desde o início dos anos 1980, o grupo alemão SODOM é um dos maiores expoentes do metal germânico. Durante a sua carreira, o som da banda capitaneada pelo baixista/vocalista Tom Angelripper flertou com o metal extremo, mas as raízes do grupo são fincadas no thrash metal.
Ao lado de TANKARD, DESTRUCTION e KREATOR, forma o quarteto das bandas mais importantes do thrash metal alemão. Apesar das inúmeras mudanças de formação, o SODOM sempre fez álbuns extremamente rápidos, pesados, agressivos e com muita identidade.
Disco para se conhecer a banda: "Agent Orange" (1989)
Em breve, a parte 2. Um abraço e até a próxima!
Bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Slash promete que o próximo disco do Guns vai "engrenar rápido", e explica mudanças nos shows
Luis Mariutti anuncia seu próprio podcast e Rafael Bittencourt é o primeiro convidado

Lista: bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs - Parte 2
Mikael Stanne relaciona a existência do Dark Tranquillity e do In Flames a Tomas Lindberg
Bandas de heavy metal que contam (ou contaram) com irmãos na formação
Nita Strauss gosta de ouvir Soilwork e At the Gates enquanto faz exercícios físicos
Bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs - Parte 1


