Lista: álbuns de rock e metal que são incontestáveis - Parte 2
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de outubro de 2020
Quem é fã de rock e metal sabe que existe uma infinidade de discos desses estilos que são perfeitos. Do mais puro e dançante rock and roll até o metal extremo, há inúmeros trabalhos que são irrepreensíveis. Aliás, eu fiz uma pequena lista com alguns discos que são incontestáveis e você pode conferir a matéria no link a seguir.
Pois bem, mas como dito no início do texto, existem muitos trabalhos que merecem o selo da perfeição. Justamente por isso, resolvi fazer a parte 2 da lista que traz álbuns de rock e metal que são incontestáveis. Aperte o play e boa viagem.
"Destroyer" – KISS (1976): o KISS é, foi e sempre será uma das maiores bandas de rock do planeta. A discografia do quarteto maquiado é repleta de momentos geniais e o quarto trabalho de estúdio é um dos maiores feitos de Gene Simmons e sua turma.
"Destroyer" é poderoso do começo ao fim e se parece com uma coletânea, pela quantidade de clássicos que apresenta, como "Detroit Rock City", "God Of Thunder", "Do You Love Me", "Shout It Out Loud" e a maravilhosa balada "Beth", uma das músicas mais bonitas do rock and roll.
"Holy Diver" - DIO (1983): em 1980, Ronnie James Dio foi chamado para ser o substituto de Ozzy no BLACK SABBATH. Alguns anos depois, o lendário baixinho também foi expulso da banda de Tony Iommi.
Dio fez o mesmo que Ozzy: chamou músicos excepcionais (Vivian Campbell na guitarra, Jimmy Bain no baixo e no teclado, além do exímio Vinny Appice na bateria), montou sua banda e lançou um dos discos mais cultuados da história do metal, o clássico "Holy Diver".
O disco de estreia de DIO é uma aula de como se fazer música pesada, como pode ser notado nas geniais "Stand Up And Shout", "Holy Diver", Rainbow In The Dark", "Don´t Talk To Strangers" e "Caught In The Middle".
"Melissa" – MERCYFUL FATE (1983): vindo da improvável DINAMARCA, o vocalista Kim Bendix Petersen (também conhecido como KING DIAMOND) montou o MERCYFUL FATE. Com sua voz peculiar e letras insanas, o músico ajudou a sua banda a fazer um dos trabalhos mais influentes da história do metal extremo.
O som do grupo é puro heavy metal, porém, as letras, que abordam temas sombrios, transformaram o MERCYFUL FATE em uma banda primordial para o desenvolvimento de estilos mais pesados no futuro. Os destaques do disco ficam por conta de "Evil", "Curse Of The Pharaohs", "Into the Coven", "Satan´s Fall" e a faixa-título.
"Among The Living" – ANTHRAX (1987): de todas as bandas que fazem parte do famigerado "Big Four", o ANTHRAX é a mais subestimada. A discografia do quinteto é cheia de ótimos discos, com destaque para o terceiro trabalho de estúdio.
"Among The Living" é um dos maiores discos do thrash metal. Apostando em riffs rápidos e afiadíssimos, o ANTHRAX escreveu grandes clássicos do estilo, com destaque para a faixa-título (que abre o trabalho com a mesma força que um murro do Mike Tyson no meio da lata), "Caught In A Mosh", "Efilnikufesin (N.F.L.)", "I am the Law" e a poderosa "Indians".
"Operation: Mindcrime" – QUEENSRYCHE (1988): discos conceituais sempre foram parte importante da história do rock e do metal. Entre estes trabalhos, o terceiro álbum de estúdio do QUEENSRYCHE merece um lugar especial.
O quinteto conta uma história intrigante (que envolve política, crimes, drogas e paixão, entre outras coisas) através de músicas que se tornaram hinos do metal progressivo, como "Revolution Calling", "Spreading the Disease", além da épica "Suite Sister Mary". Clássico absoluto!
"Keeper of the Seven Keys" - Partes I e II – HELLOWEEN (1987/1988): se você é fã de power metal, tem por obrigação acordar todos os dias e venerar esses dois discos maravilhosos, essenciais para o sucesso que o estilo alcançou.
Os discos mostram a banda alemã em sua melhor fase, no ápice da criatividade, o que é representado em clássicos imortais do metal melódico, como "I´m Alive", "A Little Time", "Eagle Fly Free", "A Tale That Wasn´t Right", "Future World", "Dr. Stein", "We Got the Right", "I Want Out" e "March of Time".
Não tem segredo: é apertar o play e chorar (principalmente se você se lembrar das cópias horrorosas que o HELLOWEEN ajudou a criar nos anos seguintes).
"Theatre Of Fate" – VIPER (1989): o segundo disco da banda paulistana VIPER é sem sombra de dúvidas, um dos principais responsáveis pelo metal existir no Brasil. Um trabalho perfeito do início ao fim, repleto de peso, melodia e feeling.
As principais músicas deste álbum maravilhoso são "To Live Again", "At Least a Chance", "A Cry From the Edge", além da sensacional "Living for the Night", que continua emocionante até os dias de hoje.
"Theatre of Fate" é gigantesco e merece ser reverenciado todos os dias pelos fãs de metal.
"Nevermind" – NIRVANA (1991): goste você ou não, o trio liderado pelo talentoso e controverso Kurt Cobain fez uma revolução no mundo do rock, muito bem representada pelo álbum que traz um bebê nadando pelado na capa.
O som sujo, agressivo, simples, raivoso e por vezes, melancólico apresentado pelo NIRVANA, reflete bem as ideias de seu líder e apresentou ao mundo músicas que marcaram uma geração, casos de "Come As You Are", "Lithium", "In Bloom", "Polly" e sobretudo, a icônica "Smells Like Teen Spirit".
"Metallica" – METALLICA (1991): também conhecido como "Black Album" (por conta da cor predominante de sua capa), é um sucesso estrondoso de vendas e marca uma reviravolta na carreira do METALLICA, que definitivamente, tirou o pé do acelerador em seu quinto trabalho.
Ao mesmo tempo em que perdeu muitos fãs, o quarteto conquistou a simpatia de muitas pessoas que não eram fãs de metal, através de composições pesadas, mas acessíveis, como "Enter Sandman", "Sad But True", "Wherever I May Roam", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters".
Além da qualidade ímpar das músicas, a excelente produção de "Metallica" também merece todos os elogios, ao contrário do que aconteceu no antecessor "...And Justice for All", onde mal se ouve o baixo.
"Images And Words" – DREAM THEATER (1992): a entrada do vocalista James LaBrie fez muito bem para o DREAM THEAER. E o primeiro trabalho com o novo vocalista é genial.
A habilidade dos músicos envolvidos é algo fora do comum, tanto na criação quanto na execução. Essas qualidades ficam evidenciadas em músicas que conseguem ser complexas e cativantes ao mesmo tempo. Ao contrário do que muitos falam por aí, o DREAM THEATER está longe de fazer músicas chatas e sem alma. Se ainda tem dúvidas, ouça "Pull Me Under", "Take The Time", a linda balada "Another Day", "Under a Glass Moon" ou então, "Metropolis – Part 1: The Miracle and the Sleeper", a maior obra-prima escrita por John Petrucci e sua turma.
Em breve, a parte 3. Um abraço e até a próxima!
Álbuns de rock e metal que são incontestáveis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Lista: álbuns de rock e metal que são incontestáveis - Parte 1
Lista: álbuns de rock e metal que são incontestáveis - Parte 3
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O disco ideal para começar a ouvir heavy metal, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O guitarrista que James Hetfield queria ter sido antes de criar o Metallica
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
O músico que Hetfield achava ser "muito" para o Metallica; "ele jamais se juntaria a nós"


