Tudo no Shuffle: os 5 melhores riffs do Evile
Por Guilherme Cardoso
Fonte: Tudo no Shuffle
Postado em 17 de janeiro de 2018
Formado em 2004, Evile é um quarteto de Thrash Metal da Inglaterra. O grupo começou a carreira sob o nome de Metal Militia tocando principalmente covers do Metallica. Outra conexão com o Metallica é que a banda também perdeu seu baixista original, Mike Alexander, falecido em 2009 devido a uma embolia pulmonar.
O destaque da banda sempre foi a dupla de irmãos Matt (vocal/guitarra) e Ol Drake (guitarra). Os dois juntos compunham belos riffs, com influências claras de Metallica principalmente nas composições mais longas e elaboradas da banda. Digo compunham porque após o lançamento do álbum "Skull", em 2013, Ol Drake anunciou sua saída para seguir em carreira solo. Em 2014, o grupo recrutou Piers Donno-Fuller para seu lugar mas desde então permaneceu em relativo silêncio sem lançar um álbum de inéditas.
Mesmo sumida atualmente, os 4 álbums de estúdio lançados até agora colocaram a banda como uma das mais promissoras de Thrash Metal dos últimos anos. Sobretudo em "Infected Nations" (2009) e "Five Serpent's Teeth" (2011), o grupo mostrou um arsenal vasto de composições, desde músicas acessíveis com riffs rápidos e refrões fortes até riffs e músicas mais elaboradas e sombrias.
A banda promete há alguns anos um esperado álbum novo, que a cada ano é adiado. A última publicação do facebook da banda, em outubro de 2017, diz que o quinto álbum está lentamente ganhando forma. Por isso, em celebração à possível volta do Evile em 2018, a lista de hoje ranqueia os 5 melhores riffs da banda que, mesmo com pouco tempo de carreira, já compôs alguns riffs memoráveis.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Obs: Para facilitar, a maioria dos vídeos a seguir já começam nos instantes de tempo em que se iniciam os riffs selecionados mas todas as músicas listadas merecem ser ouvidas na íntegra.
Confira todas as listas feitas em:
https://tudonoshuffle.blogspot.com.br/
5) We Who Are About to Die
Album: Enter the Grave (2007)
Já em seu primeiro álbum, o Evile mostrava gosto por músicas épicas. Em quase 8 minutos, "We Who Are About to Die" é um desfile de riffs, mas o destaque é o riff principal dos versos. Ajuda também a construção da música por 1:17s até a entrada matadora do riff.
4) New Truth, Old Lies
Album: Skull (2013)
Após uma introdução com dedilhado e uma "preparação" de quase 1 minuto, surge o riff, primeiro lento, e depois o mesmo riff mais marcado e pesado graças a mudança de ritmo certeira da bateria.
3) Nosophoros
Album: Infected Nations (2009)
"Nosophoros" é dominada pela velocidade até chegar na marca de 02:05 quando entra um riff simples com uma grande palhetada.
2) Cult
Album: Five Serpent's Teeth (2011)
Como a música toda, a guitarra base de "Cult" é matadora e direta ao ponto. Tocado apenas com power chords, mostra que muitas vezes um riff não precisa de muita invenção para ser pesado.
1) Genocide
Album: Infected Nations (2009)
Mesmo com 7:43 de duração, "Genocide" consegue prender a atenção do ouvinte do início ao fim pelo seu clima sombrio e pela várias mudanças de andamento. A essa altura, fica claro que uma das especialidades da banda é a criação uma tensão/expectativa crescente até a entrada de um riff monumental. Em "Genocide", isso é feito quase à perfeição com o riff principal aparecendo com quase 1 minuto e meio de música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
Rock in Rio 2026 revela palco com Diogo Defante, João Gordo e Supercombo; veja lista
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Slayer e Dimmu Borgir juntos no Brasil? Site mexicano afirma que sim.
A pergunta do Ibagenscast a Dave Mustaine que fez André Barcinski parabenizar o podcast
O hit "proibido para os dias de hoje" que dominou os anos 80 e voltou sem fazer alarde
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A respeitosa opinião de Ace Frehley sobre Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin
Two and a Half Men: Participações de astros do rock
O indiscutível maior fenômeno do rock brasileiro dos anos 1980, segundo Roberto Frejat
O cover que Bruce Dickinson confessa ter se arrependido de ter feito
Qual país venceria uma hipotética Copa do Mundo do metal?
10 discos ao vivo que mostram o coração do blues em sua forma mais direta
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
11 supergrupos prog de qualidade que muita gente certamente nunca ouviu falar
As demissões mais esquisitas da história do rock, de Pink Floyd a Beatles
Rock na tela: 5 filmes essenciais para sentir o peso, o drama e a glória do gênero
3 covers de hits do rock que não deveriam ter acontecido, segundo o American Songwriter
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1985
Hall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do Metal
