Tudo no Shuffle: os 5 melhores riffs do Evile
Por Guilherme Cardoso
Fonte: Tudo no Shuffle
Postado em 17 de janeiro de 2018
Formado em 2004, Evile é um quarteto de Thrash Metal da Inglaterra. O grupo começou a carreira sob o nome de Metal Militia tocando principalmente covers do Metallica. Outra conexão com o Metallica é que a banda também perdeu seu baixista original, Mike Alexander, falecido em 2009 devido a uma embolia pulmonar.
O destaque da banda sempre foi a dupla de irmãos Matt (vocal/guitarra) e Ol Drake (guitarra). Os dois juntos compunham belos riffs, com influências claras de Metallica principalmente nas composições mais longas e elaboradas da banda. Digo compunham porque após o lançamento do álbum "Skull", em 2013, Ol Drake anunciou sua saída para seguir em carreira solo. Em 2014, o grupo recrutou Piers Donno-Fuller para seu lugar mas desde então permaneceu em relativo silêncio sem lançar um álbum de inéditas.
Mesmo sumida atualmente, os 4 álbums de estúdio lançados até agora colocaram a banda como uma das mais promissoras de Thrash Metal dos últimos anos. Sobretudo em "Infected Nations" (2009) e "Five Serpent's Teeth" (2011), o grupo mostrou um arsenal vasto de composições, desde músicas acessíveis com riffs rápidos e refrões fortes até riffs e músicas mais elaboradas e sombrias.
A banda promete há alguns anos um esperado álbum novo, que a cada ano é adiado. A última publicação do facebook da banda, em outubro de 2017, diz que o quinto álbum está lentamente ganhando forma. Por isso, em celebração à possível volta do Evile em 2018, a lista de hoje ranqueia os 5 melhores riffs da banda que, mesmo com pouco tempo de carreira, já compôs alguns riffs memoráveis.
Obs: Para facilitar, a maioria dos vídeos a seguir já começam nos instantes de tempo em que se iniciam os riffs selecionados mas todas as músicas listadas merecem ser ouvidas na íntegra.
Confira todas as listas feitas em:
https://tudonoshuffle.blogspot.com.br/
5) We Who Are About to Die
Album: Enter the Grave (2007)
Já em seu primeiro álbum, o Evile mostrava gosto por músicas épicas. Em quase 8 minutos, "We Who Are About to Die" é um desfile de riffs, mas o destaque é o riff principal dos versos. Ajuda também a construção da música por 1:17s até a entrada matadora do riff.
4) New Truth, Old Lies
Album: Skull (2013)
Após uma introdução com dedilhado e uma "preparação" de quase 1 minuto, surge o riff, primeiro lento, e depois o mesmo riff mais marcado e pesado graças a mudança de ritmo certeira da bateria.
3) Nosophoros
Album: Infected Nations (2009)
"Nosophoros" é dominada pela velocidade até chegar na marca de 02:05 quando entra um riff simples com uma grande palhetada.
2) Cult
Album: Five Serpent's Teeth (2011)
Como a música toda, a guitarra base de "Cult" é matadora e direta ao ponto. Tocado apenas com power chords, mostra que muitas vezes um riff não precisa de muita invenção para ser pesado.
1) Genocide
Album: Infected Nations (2009)
Mesmo com 7:43 de duração, "Genocide" consegue prender a atenção do ouvinte do início ao fim pelo seu clima sombrio e pela várias mudanças de andamento. A essa altura, fica claro que uma das especialidades da banda é a criação uma tensão/expectativa crescente até a entrada de um riff monumental. Em "Genocide", isso é feito quase à perfeição com o riff principal aparecendo com quase 1 minuto e meio de música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Saxon anuncia título do novo álbum, que sai em janeiro de 2027
Tony Iommi ficou decepcionado com críticas que primeiro disco do Black Sabbath recebeu
Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A decisão desastrosa que Bono admitiu que talvez repetisse com o U2
As ácidas críticas que Raul Seixas fazia aos roqueiros dos anos oitenta no Brasil
A música que melhor encapsula o Red Hot Chili Peppers, segundo Flea

Para Nicko McBrain, "The Number of the Beast" não está entre os melhores álbuns do Iron Maiden
O álbum dos anos 2000 que Nicko McBrain considera o melhor do Iron Maiden
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
O álbum que definiu o AC/DC como banda, segundo Angus Young
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
A banda de rock brasileira que para Humberto Gessinger era maior que os Beatles
Os 10 maiores álbuns da história do grunge, em lista do Brave Words



