Tudo no Shuffle: os 5 melhores riffs do Evile
Por Guilherme Cardoso
Fonte: Tudo no Shuffle
Postado em 17 de janeiro de 2018
Formado em 2004, Evile é um quarteto de Thrash Metal da Inglaterra. O grupo começou a carreira sob o nome de Metal Militia tocando principalmente covers do Metallica. Outra conexão com o Metallica é que a banda também perdeu seu baixista original, Mike Alexander, falecido em 2009 devido a uma embolia pulmonar.
O destaque da banda sempre foi a dupla de irmãos Matt (vocal/guitarra) e Ol Drake (guitarra). Os dois juntos compunham belos riffs, com influências claras de Metallica principalmente nas composições mais longas e elaboradas da banda. Digo compunham porque após o lançamento do álbum "Skull", em 2013, Ol Drake anunciou sua saída para seguir em carreira solo. Em 2014, o grupo recrutou Piers Donno-Fuller para seu lugar mas desde então permaneceu em relativo silêncio sem lançar um álbum de inéditas.
Mesmo sumida atualmente, os 4 álbums de estúdio lançados até agora colocaram a banda como uma das mais promissoras de Thrash Metal dos últimos anos. Sobretudo em "Infected Nations" (2009) e "Five Serpent's Teeth" (2011), o grupo mostrou um arsenal vasto de composições, desde músicas acessíveis com riffs rápidos e refrões fortes até riffs e músicas mais elaboradas e sombrias.
A banda promete há alguns anos um esperado álbum novo, que a cada ano é adiado. A última publicação do facebook da banda, em outubro de 2017, diz que o quinto álbum está lentamente ganhando forma. Por isso, em celebração à possível volta do Evile em 2018, a lista de hoje ranqueia os 5 melhores riffs da banda que, mesmo com pouco tempo de carreira, já compôs alguns riffs memoráveis.
Obs: Para facilitar, a maioria dos vídeos a seguir já começam nos instantes de tempo em que se iniciam os riffs selecionados mas todas as músicas listadas merecem ser ouvidas na íntegra.
Confira todas as listas feitas em:
https://tudonoshuffle.blogspot.com.br/
5) We Who Are About to Die
Album: Enter the Grave (2007)
Já em seu primeiro álbum, o Evile mostrava gosto por músicas épicas. Em quase 8 minutos, "We Who Are About to Die" é um desfile de riffs, mas o destaque é o riff principal dos versos. Ajuda também a construção da música por 1:17s até a entrada matadora do riff.
4) New Truth, Old Lies
Album: Skull (2013)
Após uma introdução com dedilhado e uma "preparação" de quase 1 minuto, surge o riff, primeiro lento, e depois o mesmo riff mais marcado e pesado graças a mudança de ritmo certeira da bateria.
3) Nosophoros
Album: Infected Nations (2009)
"Nosophoros" é dominada pela velocidade até chegar na marca de 02:05 quando entra um riff simples com uma grande palhetada.
2) Cult
Album: Five Serpent's Teeth (2011)
Como a música toda, a guitarra base de "Cult" é matadora e direta ao ponto. Tocado apenas com power chords, mostra que muitas vezes um riff não precisa de muita invenção para ser pesado.
1) Genocide
Album: Infected Nations (2009)
Mesmo com 7:43 de duração, "Genocide" consegue prender a atenção do ouvinte do início ao fim pelo seu clima sombrio e pela várias mudanças de andamento. A essa altura, fica claro que uma das especialidades da banda é a criação uma tensão/expectativa crescente até a entrada de um riff monumental. Em "Genocide", isso é feito quase à perfeição com o riff principal aparecendo com quase 1 minuto e meio de música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O que fazia Charlie Watts ser tão bom, segundo Mick Jagger e Ronnie Wood
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
A cantora canadense que não sai dos ouvidos de Fernanda Lira: "Jeito cru e honesto"
Houve rivalidade entre Dimmu Borgir e Cradle of Filth? Shagrath opina
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
Edu Falaschi lança videoclipe de "Echoes of Vows" com cenas gravadas em castelo medieval
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
Kiko Loureiro se diverte ensinando Electra Mustaine a fazer brigadeiro
Black Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward
O show dos Beatles que acabou em pancadaria entre dois membros em pleno palco



A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
As 50 melhores músicas do Judas Priest, segundo a Louder
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Disco de estreia do Soulfly é citado pela Louder como um dos trabalhos essenciais do nu metal
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
U2: as 10 melhores músicas de todos os tempos da banda
Heavy Metal: as piores capas dos grandes artistas do gênero



