Top 10: Os mais influentes álbuns de Metal Tradicional
Por Fabio Reis
Postado em 16 de dezembro de 2015
O termo Heavy Metal passou a ser utilizado com propriedade após o surgimento do Black Sabbath na década de 70, porém o estilo foi se moldando e ganhando variações no decorrer do tempo. Mais precisamente no início dos anos 80, surgiram os álbuns que definiram a sonoridade do que viria a ser chamado de Metal Tradicional.
Seja com bandas novas que participavam do movimento britânico denominado NWOBHM ou com grupos mais antigos como o próprio Black Sabbath, que nesse período se metamorfoseava e enquadrava a sua musicalidade ao que era apresentado na época, o Heavy Metal ganhou uma nova roupagem, com composições mais rápidas, batidas características e riffs marcantes.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Esta nova maneira de se fazer Metal, teve alguns discos que além de se tornarem clássicos absolutos, ainda serviram como inspiração para um número altíssimo de outras bandas. Apresento uma lista com os 10 álbuns mais influentes em se tratando de Heavy Metal tradicional.
Os registros estão disponibilizados em ordem cronológica e não de relevância.
1 - Black Sabbath - Heaven And Hell (1980)
Primeiro registro do Sabbath gravado sem o madman Ozzy Osbourne e com o lendário Ronnie James Dio assumindo os vocais. Com a chegada do baixinho, a sonoridade do grupo se renovou e em "Heaven And Hell", a banda apresenta algumas das suas mais inspiradas canções. A técnica e a voz potente de Dio se adapta com perfeição aos riffs magistrais de Tony Iommi, resultando em hinos do porte de "Neon Knights", "Childrem Of The Sea", "Die Young" e a faixa título "Heaven And Hell".
2 - Judas Priest - British Steel (1980)
"British Steel" pode ser analisado como a resposta do Judas Priest a NWOBHM. Para muitos fãs, é considerado o melhor trabalho do grupo. O sexto disco de estúdio da carreira do Priest, é composto quase que inteiramente por hinos do Heavy Metal e tem o seu lugar garantido entre os melhores registros da história da música pesada. Impossível ignorar uma obra que contenha faixas como "Rapid Fire", "Metal Gods", "Breaking The Law", "United", "Grinder" e "Living After Midnight".
3 - Ozzy - Blizzard Of Oz (1980)
Se o Black Sabbath se reinventava com o épico "Heaven And Hell", o então desacreditado Ozzy ressurge das cinzas com o lançamento de seu primeiro álbum solo. "Blizzard Of Oz" surpreende a todos, pois além de conter canções pra lá de emblemáticas como "Mr. Crowley", "Crazy Train", "Suicide Solution", "I Don't Know" e "Goodby To Romance", ainda revela ao mundo um dos maiores guitarristas da história do Metal, o fantástico e saudoso Randy Rhoads.
4 - Saxon - Denim And Leather (1981)
Com as bandas da NWOBHM se consolidando e ditando tendências, algumas se tornaram altamente relevantes e lançaram obras essenciais para o amadurecimento do estilo. "Denim And Leather" é o quarto álbum de estúdio do Saxon e se tornou um dos mais influentes trabalhos registrados durante a década de 80. A faixa título do disco faz referência a vestimenta utilizada pelos bangers na época e nada mais é que uma homenagem aos fãs de Metal. Além da excepcional "Denim And Leather", ainda temos como destaque, "Princess Of The Night", "And The Bands Played On" e "Fire In The Sky".
5 - Iron Maiden - The Number Of The Beast (1982)
Para muitos, o último registro do Maiden que fez parte da NWOBHM e o primeiro trazendo Bruce Dickinson como vocalista. "The Number Of The Beast" é o maior êxito comercial do grupo e o primeiro a alcançar a primeira posição nas paradas de sucesso inglesas. Nos Estados Unidos, causou polêmica por estampar a figura do Diabo na capa e também pelo conteúdo lírico da faixa título, que diferente do que muitos pensam, se refere ao filme "A Profecia" (1976). O álbum contém musicas como "Run To The Hills", "Hellowed Be Thy Name", "The Prisioner" e "The Number Of The Beast", alguns dos maiores clássicos do banda.
6 - Accept - Restless And Wild (1982)
O Heavy Metal estava em ebulição em todo o mundo e a escola alemã veio através do Accept, mostrar que poderiam ser tão relevantes quanto qualquer banda britânica. Em "Restless And Wild", o grupo aprimora a sonoridade do maravilhoso "Breaker" e inicia uma sequência arrebatadora de ótimos álbuns. "Fast As A Shark", "Princess Of The Dawn", "Neon Nights", "Ahead Of The Pack" e "Restless And Wild" se tornaram algumas das principais canções do Metal oitentista e concederam ao Accept o status de gigante no estilo.
7 - Manowar - Battle Hymn's (1982)
Só por conter a faixa título, "Battle Hymn's" já mereceria estar nesta lista. A canção é simplesmente um dos maiores hinos que o Metal foi capaz de produzir. O trabalho ainda é detentor de outros momentos antológicos como "Manowar", "Metal Daze", "Death Tone" e "Dark Avenger". Em suma, você pode até não curtir o Manowar por diversos motivos, mas este disco é sem dúvidas, um dos mais importantes registros já gravados.
8 - DIO - Holy Diver (1983)
[an error occurred while processing this directive]Reza a lenda que em uma madrugada chuvosa de 1982, Ronnie James Dio invadiu o estúdio onde o Ao Vivo "Live Evil", do Black Sabbath", estava sendo mixado e simplesmente sabotou a produção do disco. Segundo as más línguas, o baixinho aumentou o volume de seus vocais e deu total ênfase a sua voz. Histórias a parte, logo após o lançamento do registro, Dio deixa a banda e leva consigo o baterista Vinny Appice. Seu primeiro álbum em carreira solo é simplesmente "Holy Diver", uma das obras máximas do Metal e detentor de clássicos irretocáveis como "Rainbow In The Dark", "Don't Talk To Strangers", "Stand Up And Shout" e a épica "Holy Diver".
9 - Mercyful Fate - Melissa (1983)
É fato que o Mercyful Fate é uma banda pra lá de original e cheia de identidade. Além de contar com um instrumental extremamente técnico e possuir uma das maiores duplas de guitarristas do Metal (Michael Denner e Hank Shermann), apresentam uma temática obscura e contam com os vocais repletos de falsetes e interpretações ousadas do mestre King Diamond. O primeiro disco de estúdio é uma obra das mais fantásticas já lançadas e apresenta composições definitivas como "Curse Of The Pharaohs", "Evil", "Black Funeral", "Satan's Fall" e "Melissa".
10 - Running Wild - Gates To Purgatory (1984)
[an error occurred while processing this directive]A temática pirata ainda não fazia parte do conteúdo lírico e instrumental da banda, mas com o lançamento de "Gates To Purgatory", o Running Wild já causava furor com a sua forma bem característica de tocar Metal. O disco é detentor de diversos momentos atemporais como "Victim of States Power", "Black Demon", "Soldiers of Hell" e "Prisoner of Our Time". Através das letras de cunho satânico, foi imposta uma censura a algumas canções do álbum, que mesmo assim ainda vendeu muito e se transformou em dos mais influentes do estilo.
Esta é uma lista bem complicada de conceber, já que o Metal Tradicional possui uma quantidade bem grande de obras essenciais, procurei seguir alguns padrões como não repetir nenhuma banda e focar em trabalhos que realmente exerceram influência sobre outros grupos e artistas. É claro que sempre haverão pessoas que não concordam com a presença de um ou outro registro, porém acredito que todos os discos mencionados são acima de qualquer ressalva.
O Top 10 é uma coluna semanal que escrevo para o site Roadie Metal e também disponibilizo aqui no Whiplash.Net. Até o próximo!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps