Top 10: Os mais influentes álbuns de Metal Tradicional

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Fabio Reis
Enviar correções  |  Comentários  | 

O termo Heavy Metal passou a ser utilizado com propriedade após o surgimento do Black Sabbath na década de 70, porém o estilo foi se moldando e ganhando variações no decorrer do tempo. Mais precisamente no início dos anos 80, surgiram os álbuns que definiram a sonoridade do que viria a ser chamado de Metal Tradicional.

235 acessosIron Maiden: documentários publicados em canal oficial no youtube5000 acessosSeparadas no nascimento: Amy Lee (Evanescence) e Shione Cooper (atriz pornô)

Seja com bandas novas que participavam do movimento britânico denominado NWOBHM ou com grupos mais antigos como o próprio Black Sabbath, que nesse período se metamorfoseava e enquadrava a sua musicalidade ao que era apresentado na época, o Heavy Metal ganhou uma nova roupagem, com composições mais rápidas, batidas características e riffs marcantes.

Esta nova maneira de se fazer Metal, teve alguns discos que além de se tornarem clássicos absolutos, ainda serviram como inspiração para um número altíssimo de outras bandas. Apresento uma lista com os 10 álbuns mais influentes em se tratando de Heavy Metal tradicional.

Os registros estão disponibilizados em ordem cronológica e não de relevância.

1 - Black Sabbath - Heaven And Hell (1980)

Primeiro registro do Sabbath gravado sem o madman Ozzy Osbourne e com o lendário Ronnie James Dio assumindo os vocais. Com a chegada do baixinho, a sonoridade do grupo se renovou e em "Heaven And Hell", a banda apresenta algumas das suas mais inspiradas canções. A técnica e a voz potente de Dio se adapta com perfeição aos riffs magistrais de Tony Iommi, resultando em hinos do porte de "Neon Knights", "Childrem Of The Sea", "Die Young" e a faixa título "Heaven And Hell".

2 - Judas Priest - British Steel (1980)

"British Steel" pode ser analisado como a resposta do Judas Priest a NWOBHM. Para muitos fãs, é considerado o melhor trabalho do grupo. O sexto disco de estúdio da carreira do Priest, é composto quase que inteiramente por hinos do Heavy Metal e tem o seu lugar garantido entre os melhores registros da história da música pesada. Impossível ignorar uma obra que contenha faixas como "Rapid Fire", "Metal Gods", "Breaking The Law", "United", "Grinder" e "Living After Midnight".

3 - Ozzy - Blizzard Of Oz (1980)

Se o Black Sabbath se reinventava com o épico "Heaven And Hell", o então desacreditado Ozzy ressurge das cinzas com o lançamento de seu primeiro álbum solo. "Blizzard Of Oz" surpreende a todos, pois além de conter canções pra lá de emblemáticas como "Mr. Crowley", "Crazy Train", "Suicide Solution", "I Don't Know" e "Goodby To Romance", ainda revela ao mundo um dos maiores guitarristas da história do Metal, o fantástico e saudoso Randy Rhoads.

4 - Saxon - Denim And Leather (1981)

Com as bandas da NWOBHM se consolidando e ditando tendências, algumas se tornaram altamente relevantes e lançaram obras essenciais para o amadurecimento do estilo. "Denim And Leather" é o quarto álbum de estúdio do Saxon e se tornou um dos mais influentes trabalhos registrados durante a década de 80. A faixa título do disco faz referência a vestimenta utilizada pelos bangers na época e nada mais é que uma homenagem aos fãs de Metal. Além da excepcional "Denim And Leather", ainda temos como destaque, "Princess Of The Night", "And The Bands Played On" e "Fire In The Sky".

5 - Iron Maiden - The Number Of The Beast (1982)

Para muitos, o último registro do Maiden que fez parte da NWOBHM e o primeiro trazendo Bruce Dickinson como vocalista. "The Number Of The Beast" é o maior êxito comercial do grupo e o primeiro a alcançar a primeira posição nas paradas de sucesso inglesas. Nos Estados Unidos, causou polêmica por estampar a figura do Diabo na capa e também pelo conteúdo lírico da faixa título, que diferente do que muitos pensam, se refere ao filme "A Profecia" (1976). O álbum contém musicas como "Run To The Hills", "Hellowed Be Thy Name", "The Prisioner" e "The Number Of The Beast", alguns dos maiores clássicos do banda.

6 - Accept - Restless And Wild (1982)

O Heavy Metal estava em ebulição em todo o mundo e a escola alemã veio através do Accept, mostrar que poderiam ser tão relevantes quanto qualquer banda britânica. Em "Restless And Wild", o grupo aprimora a sonoridade do maravilhoso "Breaker" e inicia uma sequência arrebatadora de ótimos álbuns. "Fast As A Shark", "Princess Of The Dawn", "Neon Nights", "Ahead Of The Pack" e "Restless And Wild" se tornaram algumas das principais canções do Metal oitentista e concederam ao Accept o status de gigante no estilo.

7 - Manowar - Battle Hymn's (1982)

Só por conter a faixa título, "Battle Hymn's" já mereceria estar nesta lista. A canção é simplesmente um dos maiores hinos que o Metal foi capaz de produzir. O trabalho ainda é detentor de outros momentos antológicos como "Manowar", "Metal Daze", "Death Tone" e "Dark Avenger". Em suma, você pode até não curtir o Manowar por diversos motivos, mas este disco é sem dúvidas, um dos mais importantes registros já gravados.

8 - DIO - Holy Diver (1983)

Reza a lenda que em uma madrugada chuvosa de 1982, Ronnie James Dio invadiu o estúdio onde o Ao Vivo "Live Evil", do Black Sabbath", estava sendo mixado e simplesmente sabotou a produção do disco. Segundo as más línguas, o baixinho aumentou o volume de seus vocais e deu total ênfase a sua voz. Histórias a parte, logo após o lançamento do registro, Dio deixa a banda e leva consigo o baterista Vinny Appice. Seu primeiro álbum em carreira solo é simplesmente "Holy Diver", uma das obras máximas do Metal e detentor de clássicos irretocáveis como "Rainbow In The Dark", "Don't Talk To Strangers", "Stand Up And Shout" e a épica "Holy Diver".

9 - Mercyful Fate - Melissa (1983)

É fato que o Mercyful Fate é uma banda pra lá de original e cheia de identidade. Além de contar com um instrumental extremamente técnico e possuir uma das maiores duplas de guitarristas do Metal (Michael Denner e Hank Shermann), apresentam uma temática obscura e contam com os vocais repletos de falsetes e interpretações ousadas do mestre King Diamond. O primeiro disco de estúdio é uma obra das mais fantásticas já lançadas e apresenta composições definitivas como "Curse Of The Pharaohs", "Evil", "Black Funeral", "Satan's Fall" e "Melissa".

10 - Running Wild - Gates To Purgatory (1984)

A temática pirata ainda não fazia parte do conteúdo lírico e instrumental da banda, mas com o lançamento de "Gates To Purgatory", o Running Wild já causava furor com a sua forma bem característica de tocar Metal. O disco é detentor de diversos momentos atemporais como "Victim of States Power", "Black Demon", "Soldiers of Hell" e "Prisoner of Our Time". Através das letras de cunho satânico, foi imposta uma censura a algumas canções do álbum, que mesmo assim ainda vendeu muito e se transformou em dos mais influentes do estilo.

Esta é uma lista bem complicada de conceber, já que o Metal Tradicional possui uma quantidade bem grande de obras essenciais, procurei seguir alguns padrões como não repetir nenhuma banda e focar em trabalhos que realmente exerceram influência sobre outros grupos e artistas. É claro que sempre haverão pessoas que não concordam com a presença de um ou outro registro, porém acredito que todos os discos mencionados são acima de qualquer ressalva.

O Top 10 é uma coluna semanal que escrevo para o site Roadie Metal e também disponibilizo aqui no Whiplash.Net. Até o próximo!!!

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 17 de dezembro de 2015


Bruce DickinsonBruce Dickinson
Autobiografia não parece em nada com a do Motley Crue

235 acessosIron Maiden: documentários publicados em canal oficial no youtube801 acessosBruce Dickinson: O Picasso do Metal332 acessosMaiden Cartoons: "Man On The Edge" em animação de Val Andrade0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Os incidentes que envolveram a banda no Brasil

Iron MaidenIron Maiden
TV alemã pediu dublagem e recebeu uma galhofa épica

Iron MaidenIron Maiden
A maior coleção que ninguém derrota

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Judas Priest"0 acessosTodas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"0 acessosTodas as matérias sobre "Saxon"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Accept"0 acessosTodas as matérias sobre "Manowar"0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"0 acessosTodas as matérias sobre "Mercyful Fate"0 acessosTodas as matérias sobre "Running Wild"


SemelhançaSemelhança
Amy Lee e a atriz pornô Shione Cooper

MetalMetal
Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gênero

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1991

5000 acessosHeavy Metal: 10 músicas inspiradas em heróis de quadrinhos5000 acessosQuais são os rockstars mais chatos do mundo?5000 acessosRush: Alex Lifeson lista seus três melhores solos5000 acessosRush: Perguntas e Respostas e curiosidades sobre a banda946 acessosLobão: Tom Cardoso conta como ele tentou achar Osama Bin Laden5000 acessosSkank: muitos que vestem camiseta preta e se tatuam têm pouco de rock

Sobre Fabio Reis

Paulista, 32 anos, Editor do Blog Mundo Metal, fã de Rock Clássico e Diversos subgêneros do Metal. Banda favorita: Megadeth. Conheceu o Rock ainda quando criança por intermédio dos pais (amantes de Beatles) e com 11 anos já ia na galeria do Rock comprar seus primeiros LP's, desde sempre fez do Metal seu estilo de vida e até os dias de hoje essa paixão pela música só aumenta.

Mais matérias de Fabio Reis no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online