Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 3)
Por Danilo F. Nascimento
Fonte: VH1 Classic
Postado em 13 de outubro de 2015
O Heavy Metal dominou os anos 80, como não o fez em nenhuma outra década. Sub-gêneros como Hair Metal, NWOBHM e Thrash Metal, exploraram todas as facetas comerciais do gênero, de forma eficiente e rentável.
Entretanto, indubitavelmente, o Hair Metal saiu-se vitorioso desta disputa, pelo menos, em termos comerciais, no que concerne à venda de álbuns e lucratividade de turnês, principalmente, nos Estados Unidos.
Chegou a hora de conferirmos a terceira parte, das melhores bandas bandas do gênero mais pomposo de todos os tempos:
80. XYZ
Durante toda a década de 80, incontáveis bandas de todas as partes dos Estados Unidos e do mundo, iam até a Sunset Strip, para tentar a sorte no mercado fonográfico norte-americano. No caso específico do XYZ, o vocalista Terry Ilous e o baixista Patrick Fontaine, vieram de Lyon (França), almejando conseguir dias de glória na ensolarada Los Angeles.
Após noites insanas repletas de apresentações na lendária casa de shows Whisky a Go Go, o grupo atraiu a atenção de Don Dokken, que produziu o álbum de estréia da banda. O XYZ emplacou os hits "Inside Out" e "What Keeps Me Loving You" na MTV, e tornou-se uma das bandas mais amadas pelos adeptos do gênero.
79. SEA HAGS
O Sea Hags é uma das falhas de ignição mais deliciosas do Hair Metal. Diabolicamente decadentes e com um jeito debochado de interpretar as próprias canções, a banda insistia em enveredar-se pelo Hair Metal, enquanto sua terra natal - San Francisco - estava tomada por dezenas de grupos de thrash metal.
O grupo caracterizava-se por fazer um sleaze rock escrachado e visceral, e recebeu certo prestígio no período pré-grunge. Prestígio esse, que despertou o interesse de Kirk Hammett e Mike Clink, responsáveis pela produção do primeiro e único disco da banda.
Infelizmente, o grupo se auto-destruiu durante uma turnê realizada no continente europeu. Mas a implosão causada pelo excesso de drogas e álcool, não apagará a curta e brilhante trajetória da banda.
78. KIK TRACEE
Diretamente de Los Angeles, os integrantes do Kik Tracee eram rebeldes sem causa, aprenderam muitas lições com Axl Rose e o seu Guns N' Roses. Certa vez, em entrevista ao Headbangers Ball da MTV, o vocalista Stephen Shareaux chegou a dizer que o Kik Tracee era o "próximo Guns N' Roses".
Infelizmente, ficou apenas na promessa. A banda conseguiu lançar o seu álbum de estréia apenas em 1991, ano em que o grunge surgiria para sepultar boa parte das bandas de Hair Metal da cena de Los Angeles.
77. HOLLYWOOD ROSE
Se esta excelente banda formada por Axl Rose e Izzy Stradlin teria tido sucesso similar ao do Guns N' Roses, nós nunca saberemos, mas o fato é que tratava-se de uma excelente banda, com um punhado de canções bacanas, que demonstravam todo o potencial do vocalista que tornaria-se uma das maiores personalidades do planeta, anos mais tarde, a frente do Guns N' Roses.
76. TORA TORA
O Tora Tora mostrou ao mundo que Memphis, terra de Elvis Presley, também havia se rendido ao Hair Metal. O grupo disputou várias batalhas musicais com outras bandas underground, e tornou-se uma sensação local.
A rádio "Memphis Rock 98", fora uma das maiores responsáveis por elevar a banda ao status de sensação nacional. "Surprise Attack", álbum de estréia lançado em 1989, atingiu a posição 47 da Billboard e o hit "Pnathom Rider", fora executado exaustivamente na MTV.
75. JETBOY
Depois do Motley Crue, a banda mais importante para a constituição do Hair Metal no cenário mundial mundial, fora o Hanoi Rocks, e isto é inegável. O grupo, que mesclava hard rock e punk rock, influenciou algumas dezenas de bandas daquela cena de Los Angeles.
Entre elas, o Jet Boy, banda formada pelo baixista Sami Yaffa, do próprio Hanoi Rocks. Os dois primeiros discos do Jet Boy são excelentes, merecendo uma audição mais minuciosa. "Feel the Shake" e "Damned Nation", foram lançados em 1988 e 1990 respectivamente.
74. BLACK 'N BLUE
"O Black 'N Blue é o novo Kiss". Essa era a manchete da revista Rolling Stone em junho de 1984. O grupo era liderado por Tommy Thayer, guitarrista talentoso que, anos mais tarde, viria a se tornar membro do Kiss.
Exageros a parte, o título da manchete queria dizer que o Black 'N Blue, trazia todo o barulho e glamour da banda capitaneada por Paul Stanley e Gene Simmons.
Gene Simmons escreveu uma crítica para a Rolling Stone, enaltecendo o álbum de estréia do Black 'N Blue. O "Deus do Trovão", tornou-se tão fã da banda, que candidatou-se para produzir os álbuns "Nasty Nasty" e "In Heat", lançados respectivamente em 1986 e 1988.
73. KILLER DWARFS
A postura do Killer Dwarfs era tão afiada quanto os riffs e licks de guitarra do grupo. A banda tinha verdadeiros "hinos de arena", habilmente concebidos e executados entusiasticamente com uma estarrecedora sagacidade auto-consciente.
Os canadenses chamaram tanto a atenção de público e crítica, que foram convidados para participar do filme "The Gate", grande sucesso cult no Canadá e nos Estados Unidos.
72. TUFF
O Tuff alcançou os louros das fama apenas em 1991, por meio do lançamento do álbum "What Goes Around Comes Around". A banda tornou-se mundialmente conhecida pelo mega hit "I Hate Kissing You Goodbye".
Após a queda do Hair Metal, o Tuff naufragou e viveu momento difíceis, voltando em meados da década de 90, com uma canção sarcástica, chamada "American Hair Band", que fazia alusão ao fim de grunge e a proeminente volta do Hair Metal, algo que nunca aconteceu.
71. LIZZY BORDEN
O nome da banda e do vocalista são uma adaptação homófona de Lizzie Borden, uma mulher norte-americana acusada e ilibada de vários assassinatos no século XIX.
O grupo gozou de algum prestígio ao aparecer na edição de 1983 da "Metal Massacre", compilação de canções realizada pela "Metal Blade".
O prestígio da banda aumentou quando Alice Cooper declarou-se fã, como resultado, o culto ao Lizzy Borden aumentou consideravelmente, fazendo com que o grupo integra-se o line-up do documentário "The Decline of Western Civilization Part II: The Metal Years".
Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Poison abandona planos de turnê após Bret Michaels pedir 600% a mais em valores
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte Final)


