Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 6)
Por Danilo F. Nascimento
Fonte: VH1 Classic
Postado em 21 de outubro de 2015
Até agora, a série "Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero", ganhou adeptos e detratores vorazes, mas sem deixar a peteca cair, o VH1 preparou a sexta parte do conglomerado das bandas mais populares dos anos 80.
A medida em que nos aproximamos do primeiro lugar, a paixão e o profissionalismo unem-se ao glitter e aos laquês para apresentar alguns dos melhores riffs e refrões já produzidos na indústria ou fonográfica.
Queiram ou não, o Hair Metal teve anos a fio de prestígio, e nada poderá apagar algumas das obras desses "cabeludos do metal".
41. THE QUIREBOYS
Os britânicos do Quireboys surgiram em 1984, mas só conseguiram algum reconhecimento a partir de 1990, com o lançamento do excelente disco "A Bit of What You Fancy".
Fortemente influenciados por Rolling Stones e Rod Stewart, a banda logo foi inserida no mesmo saco de todas as outras bandas de Hair Metal da época. Após o relativo sucesso dos dois primeiros álbuns da banda, as manchetes da imprensa britânica diziam: "Agora, nós temos o nosso Guns N' Roses", fazendo uma alusão a banda americana de maior sucesso da época.
Infelizmente, o sucesso dos Quireboys durou pouco e hoje a banda se limita ao vocalista Spike Gray e um punhado de músicos contratados tocando em pequenos pubs ao redor do mundo. Uma pena, já que este é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores conjuntos que surgiram nos anos 80.
40. Y&T
Esse divertido conjunto de Oakland nasceu em 1976, mas só atingiu algum sucesso comercial em 1985, após o estrondoso sucesso do álbum Down for the Count. Tudo graças ao mega hit "Summertime Girls", um dos maiores sucessos de toda a história do gênero.
A discografia do Y & T pré-1985 é extremamente sub-valorizada, vale a pena dar uma conferida no trabalho dos caras.
39. MR. BIG
Billy Sheehan, excepcional baixista conhecido pelos seus trabalhos ao lado do fanfarrão David Lee Roth, resolveu pular fora em 1988 e formar uma nova banda, o Mr. Big.
Infelizmente, o sucesso do Mr. Big ficou restrito aos Estados Unidos e ao Japão, porém, a canção "To Be With You" é uma das canções mais executadas em rádios fm em toda história. A banda permanece na ativa até os dias de hoje, tocando por aí e levando o melhor de sua fase áurea para os seus fãs.
38. KIX
Certa vez, o escritor Chuck Eddy, da revista Village Voice, declarou que o Kix tinha os melhores riffs e licks de guitarra dos anos 80.
Claro que todos zombaram dele, mas o fato é que o Kix lançou alguns dos melhores discos daquela época. Os cinco primeiros discos da banda são matadores.
37. ZEBRA
Esta banda de Nova Orleans tornou-se sensação local no início dos anos 80. Após o lançamento de seus três primeiros discos, o sucesso bateu na porta da banda, graças ao mega hit "Tell Me What You Want".
Aficionados pelo gênero nunca esquecem de citar o Zebra como uma das melhores bandas daquele movimento.
36. BANG TANGO
O Bang Tango fora um dos percussores do famigerado sleaze rock. Em seu início, a banda fora comparada ao Red Hot Chili Peppers e Faith No More, mas fora dentro do Hair Metal que o Bang Tango encontrou os seus maiores fãs.
A banda manteve-se até 1995 e depois ruiu, mas Psycho Café, seu álbum de estréia, jamais será esquecido pelos fãs do gênero.
35. HELIX
Esta excelente banda canadense surgida em 1979, atingiu sucesso comercial com o petardo "No Rest for the Wicked", de 1983. O sucesso da banda durou por mais alguns anos na década de 80, principalmente na Suécia, onde eram uma das bandas internacionais mais populares do país.
34. HONEYMOON SUITE
Diretamente de Niagara Falls (Canadá), o Honeymoon Suite é uma das bandas de rock mais populares da história do país. Os três primeiros discos do grupo fizeram enorme sucesso nos Estados Unidos e no Canadá, porém, a partir do início dos anos 90, a banda enfrentou uma derrocada e lançou trabalhos deveras irregulares.
33. BRITNY FOX
Formado pelo carismático vocalista "Dizzy" Dean Davidson em 1985, o Britny Fox lançou o seu álbum auto-intitulado em 1988, e o sucesso fora imediato.
Entre os vários integrantes que já passaram pela banda, podemos destacar as participações de Rikki Rockett e Zakk Wylde. O grupo dissolveu-se em 1992, mas os seus dois primeiros discos sempre serão lembrados como alguns dos trabalhos mais divertidos do gênero.
32. AUTOGRAPH
"Turn Up the Radio"é um dos maiores clássicos dos anos 80. A música fez com que o legado do Autograph reinasse por anos a fio durante a década mais divertida do rock.
Certa vez, enquanto a banda excursionava com o Van Halen e o Quiet Riot, o vocalista Kevin Dubrow do Quieto Riot, afirmou categoricamente que o Autograph engoliu a sua banda e o próprio Van Halen durante as suas apresentações.
31. KROKUS
A maior banda de heavy metal da Suiça surgiu em 1976, mas fora em 1980, mais precisamente após o lançamento do álbum "Metal Rendez-vous", que o sucesso chegou.
[an error occurred while processing this directive]A sonoridade do grupo passou por mudanças drásticas. Em meados dos anos 70, o grupo enveredava-se pelo rock progressivo, mas a partir de 1979, tornou-se discípulo do AC/DC e passou a tocar um hard rock cru e visceral.
Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps