Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 1)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Danilo F. Nascimento, Fonte: VH1 Classic, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

Aproveitando a onda de saudosismo criada pelo eminente final de carreira dos norte-americanos do Motley Crue, o portal VH1 elaborou uma lista, cuja finalidade é elencar as 100 melhores bandas da história do hair metal.

Cachorros: As raças que melhor combinam com cada gêneroHumor: Namore um cara que goste de Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Hair metal, glam metal, poodle metal, sleaze metal, hard rock...chame o gênero do que quiser, afinal de contas, o fenômeno musical mais popular do rock nos anos 80, apresenta tantas facetas, que são capazes de confundir até os mais aficionados fãs de metal.

- Você pode chamar o gênero de qualquer coisa, só não chame de falso metal, esse era o heavy metal da época, e quer saber? Haviam excelentes bandas ali, não se deixe enganar pelo visual espalhafatoso de algumas delas - diz o radialista e apresentador Eddie Trunk.

- Chihuahua, pitbull e great dane, são todas raças diferentes, mas são todos cães, não? Não entendo a necessidade de criar tantos subgêneros, embora tenha uma abordagem diferente, o Poison é tão heavy metal quanto o Black Sabbath. Hoje é comum chamarmos as bandas dos anos 80 de hard rock ou hair metal, mas isso porque o termo se popularizou fora dos Estados Unidos, aqui isso é tudo heavy metal - diz o jornalista Mike McPadden, companheiro de redação de Trunk no VH1.

Nota do autor: Diferentemente de outras partes do mundo, a imprensa norte-americana não é fã de subgêneros. Para os fãs da terra do Tio Sam, existem apenas dois tipos de rock, o alternativo e o metal, e subgêneros criados pela imprensa britânica, como hair metal ou hard rock, são todos inseridos na categoria "metal" pelos norte-americanos. Nos Estados Unidos, o termo hard rock, por exemplo, só é utilizado para referir-se aos restaurantes temáticos do Hard Rock Cafe.

Confira a primeira parte da seleção das 100 melhores bandas do hair metal, concebida pela equipe do VH1 Classic:

100. PANTERA

Sim, você não leu errado. O Pantera já hasteou a bandeira do hair metal. A banda começou como apenas mais uma do vasto cenário glam dos Estados Unidos. Hoje, todo mundo fica contente por Diamond Darrell ter se tornado Dimebag Darrell, e o Pantera ter virado o que virou. Mas nem por isso, podemos deixar de destacar as ótimas canções concebidas pela banda em seu período pré-menstrual.

99. ODIN

Odin fez parte do espetacular documentário "The Decline of Western Civilization: The Metal Years", do diretor Penelope Spheeris.

98. BONHAM

Filho de uma realeza do rock, o baterista Jason Bonham liderava a banda que levava o seu nome. O grupo obteve alguma notoriedade, angariando fãs e obtendo um considerável apelo comercial em 1989.

97. CYCLE SLUTS FROM HELL

Essa banda formada inteiramente por mulheres, era conhecida por ser uma versão mais pesada do Vixen. O grupo inspirou inúmeros outras bandas femininas a empunharem uma guitarra e tocarem em suas garagens, entre elas, o Crucified Barbara e o Hole. A banda abriu shows do Motörhead e ficou imortalizada em um episódio de Beavis and Butt-head.

96. BADLANDS

É duro saber que Jake E. Lee é desconhecido até pelos fãs do Madman Ozzy Osbourne. O Badlands eram uma das bandas mais técnicas e consistentes do circuito de Los Angeles nos anos 80. Eu poderia até falar que ela foi esquecida, mas a verdade é que ela nunca foi lembrada. Uma pena.

95. SHARK ISLAND

Conhecida como a única banda do movimento hair metal a ser respeitada e apoiada por Axl Rose, o Shark Island nasceu e cresceu no mesmo cenário musical do Guns N' Roses. As bandas excursionaram juntas em 1985, antes mesmo de Slash e Steven Adler adentrarem na banda mais perigosa do planeta. Infelizmente, o Shark Island não obteve a mesma sorte de seus companheiros, e emplacaram um grande hit apenas em 1989, período em que o cenário glam de Los Angeles dava mostras claras de que iria sucumbir.

94. SLEEZE BEEZ

O Sleeze Beez fora o grande expoente do hair metal holandês. O hit "Stranger Than Paradise" tocou exaustivamente na MTV e elevou a banda ao status de "cool".

93. ELECTRIC BOYS

O Electric Boys vieram da Suécia para conquistar o público "cult" de Los Angeles. O grupo é conhecido, principalmente, pelo hit "All Lips N' Hips". A banda nunca decolou na América, mas deixou a sua marca cravada no peito dos amantes do gênero mais pomposo da história.

92. TIGERTAILZ

A banda mais divertida daquele cenário de Los Angeles, era o Tigertailz. Ouvir o hit "Love Bomb Baby" e não cantarolar o refrão, a plenos pulmões, é uma tarefa praticamente impossível, assim como assistir ao videoclipe e não gargalhar perante os visuais espalhafatosos de seus integrantes. O único álbum do grupo a atingir as paradas norte-americanas fora o Bezerk, lançado em 1990.

91. LION

O Lion explodiu nos Estados Unidos em 1986, ao compor a trilha sonora do desenho Transformers. A banda gozou de algum prestígio no final dos anos 80, mas sucumbiu no início dos anos 90.


Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 2)Hair Metal
As 100 melhores bandas do gênero (Parte 2)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 3)Hair Metal
As 100 melhores bandas do gênero (Parte 3)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 4)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 5)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 6)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 7)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte Final)Hair Metal
As 100 melhores bandas do gênero (Parte Final)

Todas as matérias sobre "Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero"


Cachorros: As raças que melhor combinam com cada gêneroCachorros
As raças que melhor combinam com cada gênero

Humor: Namore um cara que goste de MetalHumor
Namore um cara que goste de Metal


Sobre Danilo F. Nascimento

Administrador por casualidade. Músico por instinto. Escritor por devaneio. Fascinado por música, literatura e cinema. Seu primeiro contato com o mundo do rock data de meados dos anos 90, uma época de transição entre o analógico e o digital, e, principalmente, uma época onde a MTV ainda era aprazível e relevante. Idolatra e cultua o legado instituído pela maior banda de todos os tempos, o Queen.

Mais matérias de Danilo F. Nascimento no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor