Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 5)
Por Danilo F. Nascimento
Fonte: VH1 Classic
Postado em 16 de outubro de 2015
O seu guia das melhores e maiores bandas de Hair Metal de todos os tempos está de volta. Seguiremos externando as bandas responsáveis por nos mostrar alguns dos momentos mais extravagantes do rock n' roll.
Embora boa parte das bandas de Hair Metal possuíssem excelentes músicos (tecnicamente falando), muitas delas, simplesmente, não se levavam a sério, e esta proposta é o que tornava o gênero tão divertido perante público e crítica.
Eram tempos onde os homens mais "machões" do Heavy Metal mundial, usavam a calcinha de suas groupies e as calças "spandex" de suas mães. E como não citar as "meias arrastão" e o corpetes de couro?!
Infelizmente, com o desenrolar da década de 80, o gênero tornou-se algo genérico, literalmente uma cópia de si mesmo, e as boas bandas tornaram-se raras. Inúmeros grupelhos sem talento passaram a se proliferar por aquele cenário.
Sim, um número imensurável de bandas preocupavam-se mais com a estética visual do que com música propriamente dita. Isto é fato. Entretanto, haviam outras excelentes banda, que apesar do visual extravagante e patético, expuseram alguns dos discos mais bacanas da história do rock.
A quinta parte da série "Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero" pode ser conferida abaixo.
60. SHOTGUN MESSIAH
Considerada a trigésima oitava melhor banda da história do rock sueco, o Shotgun Messiah mudou-se para Hollywood em meados dos anos 80, para tentar a sorte na efervescente cena do Hair Metal norte-americano.
O álbum de estréia do grupo fora lançado em 1989, quando o Hair Metal começava a tornar-se algo fora de moda. A crítica especializada e o público, ignoraram veementemente os trabalhos da banda.
O integrante mais conhecido da banda era o vocalista e baixista Tim Skold, que, anos mais tarde, ganhou notoriedade como baixista da banda solo de Marilyn Manson.
59. HALLOWEEN
Os headbangers de Detroit da banda Halloween, anunciavam a quem quisesse ouvir que faziam um "Heavy Metal Horror Show".
Esteticamente influenciada pela áurea teatral de Alice Cooper, a banda fora formada em 1983 e permanece na ativa até os dias de hoje.
O grupo lançou alguns bons discos, mas nunca obteve apelo comercial. Público e crítica pareciam não se interessar pelo que a banda tinha a dizer. E, realmente, o grupo não tinha nada a dizer, apenas alguns bons riffs para mostrar
58. DANGER DANGER
O primeiro álbum do Danger Danger é, até hoje, reverenciado por todos os fãs do gênero. Consistente, divertido e dançante, o disco é o retrato de todas as nuances que sintetizavam o Hair Metal.
Liderado pelo carismático vocalista Ted Poley, o Danger Danger desfrutou de um rápido sucesso propiciado por seu álbum homônimo, porém, parou por aí. O grupo dissolveu-se algumas vezes e lançou trabalhos deveras irregulares desde então, mas o seu primeiro disco nunca será depreciado pelos amantes da vertente mais divertida do rock n'roll.
57. FREHLEY’S COMET
Liderada pelo excepcional guitarrista Ace Frehley, o Frehley’s Comet soltou seu disco de estréia em 1987, um petardo com excelentes canções, repletas de bons refrões e instrumentais coesos.
Fortemente influenciada pelo Kiss, especialmente pelas canções compostas por Gene Simmons, a banda apresentava uma proposta simples: Provar que havia vida para Ace Frehley fora do Kiss.
E por algum momento, o mundo todo pensou que o guitarrista poderia manter-se relevante fora da banda capitaneada por Paul Stanley e Gene Simmons.
56. BULLETBOYS
Sem meias palavras, o início do Bulletboys fora avassalador. O álbum homônimo, lançado em 1988, recebeu disco de ouro e teve todos os seus singles executados exaustivamente nas rádios e na MTV.
O grupo também é conhecido pelas constantes mudanças de formação. O Bulletboys já teve em sua formação figurinhas carimbadas como Steven Adler e DJ Ashba, ambos ex-integrantes do Guns N' Roses.
55. DANGEROUS TOYS
"O cruzamento perfeito entre o Guns N' Roses e o Skid Row", era assim que a crítica especializada da época definia a sonoridade dos caras do Dangerous Toys.
O álbum de estréia, lançado em 1989, fora um sucesso, alcançado o status de disco de ouro. A execução das canções "Teas'n, Pleas'n" e "Scared" era parte da rotina para as rádios e a MTV.
O grupo nunca mais lançou algo digno de nota, mas seu registro homônimo é reverenciado pelos fãs de Hair Metal de todas as gerações.
54. FASTWAY
Liderado por Eddie Clarke, ex-guitarrista do Motorhead, o Fastway lançou seu disco de estréia em 1983 e até 1986, o grupo gozou de prestígio irrepreensível, com ótimas críticas e videoclipes sendo executados com frequência na MTV.
A banda apresentava um visual um pouco mais soturno e assustador do que os seus contemporâneos. O Fastway tornou-se extremamente conhecido por compor as trilhas sonoras de alguns dos melhores filmes de terror dos anos 80.
53. GIUFFRIA
Fortemente influenciado pelo Journey, o Giuffria era uma das bandas mais técnicas daquele cenário da Sunset Strip nos anos 80.
Oriundo de Washington, o grupo desfrutou de apelo comercial após o lançamento de seus dois primeiros discos. "Giuffria" (1984) e "Silk + Steel" (1986) eram bons discos, mas pecavam pela excessiva utilização de sintetizadores, que propiciavam uma atmosfera insipida para muitas de suas canções.
Embora tenha ganhado adeptos em todas as partes dos Estados Unidos (entre eles Gene Simmons, que produziu alguns discos do grupo), a banda foi completamente negligenciada e subestimada pela crítica especializada da época.
52. LITTLE CAESAR
[an error occurred while processing this directive]Se você não conhece a canção "Chain Of Fools", certamente tem um gosto musical pra lá de duvidoso. A canção eternizada na voz da melhor cantora de todos os tempos - Aretha Franklin - fora regravada por inúmeros cantores e conjuntos musicais ao longo dos últimos 30 ou 40 anos.
Entre eles, o Little Caesar, que deu um acabamento coeso e divertido para a canção. Infelizmente, este cover foi o único hit da banda, que lançou seu disco de estréia somente em 1990. Nem precisamos dizer que, em 1990, o mundo já estava preparando o sepultamento e enterro do gênero, certo?
51. TRIXTER
O álbum homônimo destes caras de New Jersey, inexplicavelmente, fora um sucesso. "Trixer", lançado em 1990, recebeu certificado de ouro e atingiu a vigésima oitava posição entre os álbuns mais vendidos nos Estados Unidos naquele ano.
Hits como "One in a Million" e "Surrender" tiveram seus videoclipes executados a exaustão na MTV. Mas eram tempos difíceis para o gênero, e a banda degringolou junto com centenas de outros contemporâneos.
50. PRETTY BOY FLOYD
[an error occurred while processing this directive]Este divertido quinteto de Hollywood é conhecido apenas por ter sido uma das maiores frustrações da gravadora MCA.
Em 1989, o empresário do Nirvana, banda que havia acabado de lançar o álbum "Bleach", procurou a gravadora MCA, esperando que a mesma produzisse e lançasse o próximo disco do trio capitaneado por Kurt Cobain.
E advinha só qual seria o próximo disco do Nirvana? O estupendo "Nevermind", que acabou sendo lançado pela gravadora Geffen. A MCA não só rejeitou o pedido, como disse que estava muito ocupada produzindo uma nova banda, o Pretty Boy Floyd. Nem é preciso dizer que os executivos da gravadora passaram longos anos chorando as pitangas, certo?!
Embora não tenha obtido sucesso de público e crítica, o Pretty Boy Floyd trouxe algumas boas canções em seu álbum de estréia, "Leather Boyz With Electric Toyz", lançado em 1989.
49. NOVA REX
Embora nunca tenha lançado um disco de sucesso, estes garotos da Flórida angariaram uma pequena e fanática legião de fãs.
A nova geração teve contato com o Hair Metal do Nova Rex após a exibição do documentário "Nova Rex: Ain't Easy Being Cheesy", onde a banda falou sobre a ascensão e a queda do Hair Metal.
48. VINNIE VINCENT INVASION
Estupendo. Espetacular. Fantástico. Poderíamos ficar horas enumerando adjetivos que pudessem descrever este excelente conjunto formado Vinnie Vincent (KISS) e o excelente vocalista Mark Slaughter.
Apesar do visual excessivamente glam, que faria até o Poison se roer de inveja, a banda era brilhante. O grupo lançou apenas dois discos, e em 1989, seu vocalista resolveu formar o Slaughter, outra grande banda do cenário glam norte-americano.
47. FIREHOUSE
Brandindo ganchos pop irresistíveis e costeletas pra headbanger nenhum botar defeito, o Firehouse talvez tenha chegado um pouco tarde demais para a festa glam norte-americana, mas nem por isso deixou de trazer alguns ótimos aperitivos.
Seu álbum homônimo, lançado em 1990, estreou na vigésima primeira posição da Billboard norte-americana. "Hold Your Fire", lançado em 1992, também obteve vendas expressivas, tendo em vista o momento crítico que a cena glam vivia naquela altura do campeonato.
A banda abocanhou alguns feitos importantes em 1992, como o prêmio concedido pelo MTV Music Awards na categoria "Melhor banda nova de Heavy Metal".
46. WARLOCK
O Warlock nem sempre soou como as bandas de Hair Metal de sua geração. A banda estreou no mercado fonográfico com o lançamento do petardo sonoro "Burning the Witches", em 1984.
Liderada pela maravilhosa (em todos os sentidos) vocalista Doro Pesch, o grupo fora polindo a sua sonoridade aos poucos, até que em 1987, tornou-se mais uma das centenas de bandas que infestavam a Sunset Strip.
O hit "All We Are", de 1987, deu a notoriedade que o grupo alemão tanto almejava. Pouco tempo depois, a banda dissolveu-se e Doro seguiu uma brilhante carreira solo.
45. LOVE/HATE
Banda responsável por revelar o bom vocalista Jizzy Pearl, o Love/Hate conseguiu lançar o seu primeiro registro apenas em 1990. "Blackout in the Red Room" é cru, visceral e divertido.
O disco alcançou algum sucesso entre amantes do gênero, principalmente após as frequentes execuções do videoclipe "Why Do You Think They Call It Dope?" no Headbanger's Ball, da MTV.
44. GIRLSCHOOL
O Girlschool é uma banda formada inteiramente por mulheres. Estas contemporâneas das garotas do Runaways, apareceram em 1978, apresentando uma sonoridade consistente e visceral.
Em seu início, a banda fazia parte do movimento "New Wave of British Heavy Metal", ao lado de bandas como Iron Maiden, Saxon e Def Leppard, porém, assim como os conterrâneos liderados por Joe Elliott, o Girlschool também decidiu se enveredar pelo Hair Metal que assolava o mundo da música nos 80.
A decisão da banda entristeceu o seu maior fã, Lemmy Kilmister, que já havia comparecido em dezenas de shows das meninas, convidando-as posteriormente para uma turnê ao lado do Motorhead.
Com registros uniformes e coesos, a banda recebeu manchetes em várias partes do mundo. Sua fase dentro do Hair Metal durou pouco, e o grupo voltou a tocar o seu Heavy Metal visceral com pitadas de punk rock, que Lemmy Kilmister tanto adorava.
43. ENUFF Z'NUFF
Vindos de Chicago, a cidade do artesanato, estes glam rockers do Enuff Z'Nuff não tiveram dificuldade em adentrar o mundo do hair Metal.
Influenciados por bandas como Sweet e Cheap Trick, os garotos ganharam a atenção do público e da crítica após o vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, declarar à Roling Stone, que o Enuff Z'Nuff era o seu grupo de Hair Metal favorito.
A banda atingiu as paradas com sucessos como "New Thing" e "Fly High Michelle", mas a partir do início dos anos 90, se perdeu e tornou-se apenas mais uma das centenas de bandas do gênero que sucumbiram perante o grunge.
42. ALICE COOPER
Sim, você não leu errado. O nosso tio Alice também se enveredou, e com sucesso, pelo gênero musical mais pomposo da história. Seu álbum "Trash", de 1989, trouxe ao mundo o super hit "Poison", tocado exaustivamente nas rádios e na MTV.
Para inserir-se no contexto glam da época, Alice Cooper recrutou o compositor que melhor entendia o Hair Metal, Desmond Child, responsável por compor inúmeros sucessos para bandas como Aerosmith e Bon Jovi.
Sobre isto, Alice Cooper relembrou: "Naquela época, tudo o que eu queria fazer quando estava estressado, era entrar no meu Corvette e colocar um disco do Aerosmith ou do Bon Jovi pra tocar. E quando soube que Desmond era o responsável por boa parte daquelas canções, fiquei louco, o contatei na hora."
Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps