Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 7)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Danilo F. Nascimento, Fonte: VH1 Classic, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

Dando continuidade à série da VH1 "Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero", chegamos na sétima parte.

Riff: palavra sem tradução na língua portuguesa"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

30. GREAT WHITE

É extremamente difícil de separar o legado do Great White da tragédia ocorrida em um show da banda em 2003. A casa de shows The Station, localizada em Rhode Island, recebia mais um show do Great White quando, de repente, um incêndio veio a tona, ferindo mais de 100 pessoas e matando Ty Longley, guitarrista da banda.

Infelizmente, o Great White ficará conhecido apenas pela canção "Once Bitten, Twice Shy", cover da banda Mott the Hoople, porém, os trabalhos da banda iam muito além de um mero cover. O guitarrista Mark Kendall exalava talento e distribuiu alguns dos melhores riffs dos anos 80.

Devido a técnica apurada de seus membros, a banda sempre foi muito bem recebida no meio musical. Em 1988, aquela que, mais tarde, seria considerada a apresentação mais lendária do Guns N' Roses, quase fora ofuscada pelo competentíssimo show de abertura do Great White.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O show aconteceu na famosa casa de shows RITZ, com transmissão ao vivo da MTV. Após o término do show de abertura do Great White, Slash virou-se para Kurt Loder, VJ da MTV, e soltou:

"Meu Deus, eles são bons demais, que banda é essa? Como diabos nós vamos superar uma apresentação como essa? Estamos fodidos."

29. WINGER

Embora tenha sido uma das bandas mais bem sucedidas da época, O Winger era frequentemente citado de forma pejorativa. No desenho animado "Beavis and Butt-head", havia um personagem nerd chamado Stewart, que sofria bullying por gostar da banda.

A banda ficou extremamente constrangida com o fato, e os shows começaram a esvaziar, os fãs passaram a ter vergonha de gostar do grupo. A banda ficou marcada pelo episódio e nem o caminhão de hits que despejaram outrora foram o suficiente para impedir a debandada dos fãs.

28. VIXEN

O Vixen não fez sucesso apenas por ser uma banda formada por mulheres headbangers, o Vixen fez sucesso porque suas canções eram tão boas quanto as de qualquer outro grupo do gênero.

No final das contas, o fato de todas as integrantes da banda serem mulheres, não importava nem um pouco. O álbum de estréia do grupo trouxe hits como "Edge of a Broken Heart", "Cryin'" e "I Want You to Rock Me", responsáveis por transformar a banda em figurinha carimbada na MTV.

27. SLAUGHTER

Esta banda liderada pelo competentíssimo vocalista Mark Slaughter, apareceu em 1990 e fez muito sucesso após o lançamento do disco "Stick It To Ya".

As canções eram extremamente bacanas e a banda mostrava ser extremamente coesa. Em 1992, veio o disco "The Wild Life", que obteve repercussão apenas moderada.

Infelizmente, de lá pra cá, o vocalista Mark Slaughter enfrentou graves problemas e suas pregas vocais foram severamente danificadas. Hoje, Mark continua se apresentando a frente da banda, mas não é nem sombra do que já foi um dia.

26. EUROPE

Talvez, "The Final Countdown" seja o maior hit do Hair Metal. As linhas de teclado medievais e o refrão grudento, transformaram esta canção em algo singular dentro da indústria fonográfica.

A canção já esteve presente em todos os tipos de lugares possível e imagináveis, incluindo campos de futebol, novelas, seriados, filmes e programas infantis.

Mas obviamente que o Europe é muito mais do que um mega hit. O grupo sueco, liderado pelo espetacular vocalista Joey Tempest, lançou grandes discos e tornou-se extremamente popular em todas as partes do mundo.

25. LOUDNESS

Não é segredo pra ninguém que o Japão fora o país que melhor acolheu o Hair Metal. Os japoneses não abandonaram o gênero nem mesmo com a chegada do grunge nos anos 90 e, até os dias de hoje, inúmeras bandas do gênero fazem questão de gravar seus respectivos DVDs em terras japonesas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas nem só de importação vivia o Japão, o país também tinha bons nomes no gênero, como a excelente banda Loudness, que surgiu em Osaka, no longínquo ano de 1981.

A banda assinou com a gravadora Atco, e tornou-se a primeira banda japonesa a assinar com um selo norte-americano. "Thunder in the East", lançado em 1985, é um verdadeiro clássico do gênero.

24. STRYPER

Conhecida como a banda que trouxe muita gente para o "lado branco" da força, o Stryper é considerada a maior da banda de metal cristão de todos os tempos. E sim, Michael Sweet é um dos melhores vocalistas da história da música.

Dito isto, é dificílimo mensurar o tamanho do legado do Stryper. A banda lançou grandes discos e conseguiu se manter relevante com o passar dos anos, angariando fãs em todas as partes do mundo.

Assistir a um concerto do Stryper é testemunhar uma das melhores "bandas ao vivo" do planeta. O impressionante é que o Stryper consegue quebrar barreiras que antes pareciam intransponíveis, como, por exemplo, conquistar fãs de outras religiões e até mesmo ateus, como é o caso deste colunista que vos escreve.

23. SAVATAGE

Esta ótima banda da Flórida soltou alguns dos maiores petardos do gênero, incluindo "Fight for the Rock" (1986) e "Hall of the Mountain King" (1987).

Em 1989, a banda implementou algumas influências sinfônicas em sua sonoridade, fazendo com o que o disco "Ballet Gutter" tivesse repercussão apenas moderada. Ah, e não se esqueçam de conferir o projeto Trans-Siberian Orchestra, um grupo power metal sinfônico criado por membros da banda.

22. TESLA

Eddie Trunk, anfitrião do "That Metal Show", sempre mostrou-se frustrado com a inclusão do Tesla na categoria "Hair Metal". Para o apresentador, a banda apresenta um Hard Rock visceral extremamente influenciado pelo Blues, que os colocaria na mesma categoria do Aerosmith.

Esta excelente banda de Sacramento, surgiu em 1984 e lançou alguns dos melhores discos daquela cena, incluindo o fantástico "Psychotic Supper" (1991), que pode ser considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos.

A banda angariou fãs ensandecidos mundo afora e realizou concertos memoráveis nos mais variados estádios norte-americanos.

21. NIGHT RANGER

"Siister Christian" é um hino. Uma das melhores baladas da história do rock. O Night Ranger fora um grupo excelente, com letras enigmáticas e refrões arrebatadores.

A banda é responsável por um punhado de clássicos hoje esquecidos, mas que sempre serão lembrados pelos amantes do gênero.

20. L.A. GUNS

Conhecida por ter sido uma das bandas embrionárias do Guns N' Roses, o L.A. Guns era liderado pelo temperamental e talentoso guitarrista Tracii Guns. A banda foi uma verdadeira força motriz no badalado circuito da Sunset Strip nos anos 80.

O disco "Cocked & Loaded", lançado em 1989, fora um grande sucesso. E grande parte deste reconhecimento se deve à belíssima balada "The Ballad Of Jayne" que arrebatou corações apaixonados em todo o mundo.

19. FASTER PUSSYCAT

O nome Faster Pussycat é oriundo de um filme de mesmo nome criado e dirigido pelo visionário cineasta Russ Meyer. A banda adorava o filme.

O disco auto-intitulado fora lançado em 1989 e alcançou sucesso imediato, com muita repercussão nas rádios e na MTV. O vocalista Taime Downe era carismático e a banda produziu ótimos videoclipes.

18. QUIET RIOT

O primeiro álbum de metal a conseguir alcançar a posição número 1 nas paradas norte-americanas não é do Led Zeppelin, nem do Black Sabbath e muito menos do Iron Maiden. A façanha ficou a cargo de "Metal Health", terceiro disco do Quiet Riot.

Lançado em 1983, o álbum vendeu como água e transformou a banda em sucesso imediato. O grupo, que revelou o estupendo guitarrista Randy Rhoads, tornou-se extremamente popular e a canção "Cum On Feel the Noize", cover do grupo Slade, transformou-se em um verdadeiro hino do gênero.

17. DOKKEN

O Dokken era uma das bandas mais populares e respeitadas dos anos 80. Seus discos vendiam muito e seus singles permaneciam por semanas nas rádios e da MTV.

Os discos Tooth and Nail (1984), Under Lock and Key (1985), e Back for the Attack (1987), fizeram enorme sucesso e a popularidade do grupo ganhou proporções inimagináveis.

Liderados pelo vocalista Don Dokken, o grupo continua na ativa até hoje, entretanto, os tempos de glória ficaram no passado.

16. WHITE LION

O White Lion ficou conhecido por revelar um dos melhores guitarristas daquela geração. Vito Bratta era considerado um prodígio das seis cordas e a banda fez enorme sucesso com hits como "Wait" e "When the Children Cry".


Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 1)Hair Metal
As 100 melhores bandas do gênero (Parte 1)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 2)Hair Metal
As 100 melhores bandas do gênero (Parte 2)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 3)Hair Metal
As 100 melhores bandas do gênero (Parte 3)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 4)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 5)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 6)

Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte Final)Hair Metal
As 100 melhores bandas do gênero (Parte Final)

Todas as matérias sobre "Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Hair Metal: As 100 melhores bandas do gênero"


Riff: palavra sem tradução na língua portuguesaRiff
Palavra sem tradução na língua portuguesa

Cê tá de brincadeira, né?: quando grandes nomes vacilam"Cê tá de brincadeira, né?"
Quando grandes nomes vacilam


Sobre Danilo F. Nascimento

Administrador por casualidade. Músico por instinto. Escritor por devaneio. Fascinado por música, literatura e cinema. Seu primeiro contato com o mundo do rock data de meados dos anos 90, uma época de transição entre o analógico e o digital, e, principalmente, uma época onde a MTV ainda era aprazível e relevante. Idolatra e cultua o legado instituído pela maior banda de todos os tempos, o Queen.

Mais matérias de Danilo F. Nascimento no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280