Covers: blog elege os melhores da MPB em versão Rock
Por Marcelo Araújo
Fonte: Ogro do Metal
Postado em 07 de fevereiro de 2015
Por William Amaral
A MPB é muito criticada por uma boa parcela de fãs de rock. Mas e quando aquela música que você gostou daquele grupo de rock é originalmente uma canção composta por algum membro da Música Popular Brasileira? Aí, resta a rendição e reconhecer, ao menos, que a letra é interessante e tem a atitude Rock n’ Roll. Por isso, o blog "Ogro do Metal" fez um TOP 10 de versões rock de músicas consagradas na MPB. Confira:
Melhores e Maiores - Mais Listas
10 – (Roda Viva – Átila.K.W.): Originalmente lançada em 1967 por Chico Buarque, a música ficou marcada pelo protesto contra a ditadura militar, instalada em 1964. O ainda desconhecido Átila.K.W. assinou uma versão muito interessante, que segue abaixo:
9 – (Podres Poderes – Capital Inicial): Lançada em 1984 por Caetano Veloso, a canção questiona o povo latino por sua resignação com a situação política de cada país. Em 1996, o Capital Inicial, sem Dinho Ouro Preto no comando, regravou Caetano na voz de Murilo Lima, então substituto de Dinho.
8 – (Hino de Duran – Golpe de Estado): Apresentada em 1978, a composição de Chico Buarque relata a repressão cultural dos tempos de ditadura militar. Em 1994, a banda Golpe de Estado regravou a canção e ainda adicionou alguns versos ao fim da música original. O resultado foi esse:
7 – (Não Vou Ficar – Pitty): A composição de Tim Maia, que ficou famosa na voz de Roberto Carlos em 1969, ganhou uma versão da Pitty, em um episódio especial do programa Altas Horas. Ficou assim:
6 - (É Preciso Saber Viver – Titãs): Composta pelos camaradas Roberto e Erasmo Carlos, a música ganhou forma com a dupla Os Vips, que a lançaram em 1968. Trinta anos depois, os Titãs fizeram uma regravação que fez muito sucesso no país inteiro.
5 – (Deus Lhe Pague – O Rappa): Marcelo Falcão e seus companheiros conseguiram personalizar bem a canção lançada por Chico Buarque em 1971. A letra ataca a dura realidade brasileira. Ateu, o autor da canção é irônico ao repetir "Deus Lhe Pague".
4 – (O Portão – Titãs): Composta por Roberto e Erasmo Carlos, a canção foi lançada em 1974 por Roberto e voltou a ser gravada em 2005 pela banda paulista. Segue a versão:
3 – (Além do Horizonte – Jota Quest): Lançada em 1975 por Roberto Carlos, a canção é mais uma proveniente da parceria com Erasmo Carlos. Trinta anos depois, o Jota Quest a regravou e fez um grande sucesso.
2 – (Vem Quente que Eu Estou Fervendo – Barão Vermelho): Composta por Eduardo Araújo e Carlos Imperial, a canção ganhou forma na voz de Erasmo Carlos em 1967. Em 1996, foi a vez do Barão Vermelho interpretá-la. O sucesso foi grande.
1 – (Vapor Barato – O Rappa): Composta por Waly Salomão e Jards Macalé, a canção ficou famosa na voz de Gal Costa em 1971. Vinte e cinco anos depois, a banda carioca O Rappa a regravou e o sucesso foi maior do que a versão original.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps