Covers: blog elege os melhores da MPB em versão Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar correções  |  Comentários  | 


577 acessosCapital Inicial: Os caras estão num ótimo momento5000 acessosAC/DC: "Éramos comuns até Angus decidir se vestir como colegial!"

Por William Amaral

A MPB é muito criticada por uma boa parcela de fãs de rock. Mas e quando aquela música que você gostou daquele grupo de rock é originalmente uma canção composta por algum membro da Música Popular Brasileira? Aí, resta a rendição e reconhecer, ao menos, que a letra é interessante e tem a atitude Rock n’ Roll. Por isso, o blog “Ogro do Metal” fez um TOP 10 de versões rock de músicas consagradas na MPB. Confira:

10 – (Roda Viva – Átila.K.W.): Originalmente lançada em 1967 por Chico Buarque, a música ficou marcada pelo protesto contra a ditadura militar, instalada em 1964. O ainda desconhecido Átila.K.W. assinou uma versão muito interessante, que segue abaixo:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

9 – (Podres Poderes – Capital Inicial): Lançada em 1984 por Caetano Veloso, a canção questiona o povo latino por sua resignação com a situação política de cada país. Em 1996, o Capital Inicial, sem Dinho Ouro Preto no comando, regravou Caetano na voz de Murilo Lima, então substituto de Dinho.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

8 – (Hino de Duran – Golpe de Estado): Apresentada em 1978, a composição de Chico Buarque relata a repressão cultural dos tempos de ditadura militar. Em 1994, a banda Golpe de Estado regravou a canção e ainda adicionou alguns versos ao fim da música original. O resultado foi esse:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

7 – (Não Vou Ficar – Pitty): A composição de Tim Maia, que ficou famosa na voz de Roberto Carlos em 1969, ganhou uma versão da Pitty, em um episódio especial do programa Altas Horas. Ficou assim:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

6 - (É Preciso Saber Viver – Titãs): Composta pelos camaradas Roberto e Erasmo Carlos, a música ganhou forma com a dupla Os Vips, que a lançaram em 1968. Trinta anos depois, os Titãs fizeram uma regravação que fez muito sucesso no país inteiro.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

5 – (Deus Lhe Pague – O Rappa): Marcelo Falcão e seus companheiros conseguiram personalizar bem a canção lançada por Chico Buarque em 1971. A letra ataca a dura realidade brasileira. Ateu, o autor da canção é irônico ao repetir “Deus Lhe Pague”.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

4 – (O Portão – Titãs): Composta por Roberto e Erasmo Carlos, a canção foi lançada em 1974 por Roberto e voltou a ser gravada em 2005 pela banda paulista. Segue a versão:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

3 – (Além do Horizonte – Jota Quest): Lançada em 1975 por Roberto Carlos, a canção é mais uma proveniente da parceria com Erasmo Carlos. Trinta anos depois, o Jota Quest a regravou e fez um grande sucesso.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

2 – (Vem Quente que Eu Estou Fervendo – Barão Vermelho): Composta por Eduardo Araújo e Carlos Imperial, a canção ganhou forma na voz de Erasmo Carlos em 1967. Em 1996, foi a vez do Barão Vermelho interpretá-la. O sucesso foi grande.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

1 – (Vapor Barato – O Rappa): Composta por Waly Salomão e Jards Macalé, a canção ficou famosa na voz de Gal Costa em 1971. Vinte e cinco anos depois, a banda carioca O Rappa a regravou e o sucesso foi maior do que a versão original.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Rock in RioRock in Rio
Tears For Fears e Capital Inicial na edição 2017

577 acessosCapital Inicial: Os caras estão num ótimo momento559 acessosJoão Rock 2017: baqueta será a moeda oficial do festival330 acessosCombate Rock: política acaba com amizades e estraga bandas0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Capital Inicial"

Malta e ColdplayMalta e Coldplay
Liderando lista de músicas mais chatas de 2014

Capital InicialCapital Inicial
Dinho explica porque fala tanto "cara"

Veraneio VascaínaVeraneio Vascaína
Uma ácida crítica à polícia na letra do Capital Inicial

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 07 de fevereiro de 2015

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Pitty"0 acessosTodas as matérias sobre "Barao Vermelho"0 acessosTodas as matérias sobre "Titãs"0 acessosTodas as matérias sobre "Jota Quest"0 acessosTodas as matérias sobre "Capital Inicial"

AC/DCAC/DC
"Éramos comuns até Angus decidir se vestir como colegial!"

Skid RowSkid Row
Impressionante versão por uma única pessoa

19861986
O ano definitivo da música pesada

5000 acessosFiuk: logo do cantor é inspirado no logo do AC/DC?5000 acessosSpin: os 100 maiores guitarristas de todos os tempos5000 acessosBruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"5000 acessosGN'R: Eu que saí daquela banda de sucessos do passado, diz Chris5000 acessosNicolas Cage: filho queria muito apresentar Amon Amarth ao pai3264 acessosIron Maiden: 15 versões de Fear of The Dark

Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N’ Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online