Covers: blog elege os melhores da MPB em versão Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar correções  |  Comentários  | 


455 acessosCapital Inicial: vídeo de segundo ensaio para o Rock in Rio 20175000 acessosContra Costa Times: Os 25 melhores guitarristas da Bay Area

Por William Amaral

A MPB é muito criticada por uma boa parcela de fãs de rock. Mas e quando aquela música que você gostou daquele grupo de rock é originalmente uma canção composta por algum membro da Música Popular Brasileira? Aí, resta a rendição e reconhecer, ao menos, que a letra é interessante e tem a atitude Rock n’ Roll. Por isso, o blog “Ogro do Metal” fez um TOP 10 de versões rock de músicas consagradas na MPB. Confira:

10 – (Roda Viva – Átila.K.W.): Originalmente lançada em 1967 por Chico Buarque, a música ficou marcada pelo protesto contra a ditadura militar, instalada em 1964. O ainda desconhecido Átila.K.W. assinou uma versão muito interessante, que segue abaixo:

9 – (Podres Poderes – Capital Inicial): Lançada em 1984 por Caetano Veloso, a canção questiona o povo latino por sua resignação com a situação política de cada país. Em 1996, o Capital Inicial, sem Dinho Ouro Preto no comando, regravou Caetano na voz de Murilo Lima, então substituto de Dinho.

8 – (Hino de Duran – Golpe de Estado): Apresentada em 1978, a composição de Chico Buarque relata a repressão cultural dos tempos de ditadura militar. Em 1994, a banda Golpe de Estado regravou a canção e ainda adicionou alguns versos ao fim da música original. O resultado foi esse:

7 – (Não Vou Ficar – Pitty): A composição de Tim Maia, que ficou famosa na voz de Roberto Carlos em 1969, ganhou uma versão da Pitty, em um episódio especial do programa Altas Horas. Ficou assim:

6 - (É Preciso Saber Viver – Titãs): Composta pelos camaradas Roberto e Erasmo Carlos, a música ganhou forma com a dupla Os Vips, que a lançaram em 1968. Trinta anos depois, os Titãs fizeram uma regravação que fez muito sucesso no país inteiro.

5 – (Deus Lhe Pague – O Rappa): Marcelo Falcão e seus companheiros conseguiram personalizar bem a canção lançada por Chico Buarque em 1971. A letra ataca a dura realidade brasileira. Ateu, o autor da canção é irônico ao repetir “Deus Lhe Pague”.

4 – (O Portão – Titãs): Composta por Roberto e Erasmo Carlos, a canção foi lançada em 1974 por Roberto e voltou a ser gravada em 2005 pela banda paulista. Segue a versão:

3 – (Além do Horizonte – Jota Quest): Lançada em 1975 por Roberto Carlos, a canção é mais uma proveniente da parceria com Erasmo Carlos. Trinta anos depois, o Jota Quest a regravou e fez um grande sucesso.

2 – (Vem Quente que Eu Estou Fervendo – Barão Vermelho): Composta por Eduardo Araújo e Carlos Imperial, a canção ganhou forma na voz de Erasmo Carlos em 1967. Em 1996, foi a vez do Barão Vermelho interpretá-la. O sucesso foi grande.

1 – (Vapor Barato – O Rappa): Composta por Waly Salomão e Jards Macalé, a canção ficou famosa na voz de Gal Costa em 1971. Vinte e cinco anos depois, a banda carioca O Rappa a regravou e o sucesso foi maior do que a versão original.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 07 de fevereiro de 2015

CapitalCapital
Pirotecnia estilo Game of Thrones no Rock in Rio com equipamento do Rammstein

455 acessosCapital Inicial: vídeo de segundo ensaio para o Rock in Rio 2017503 acessosLuan Santana: análise vocal da homenagem ao Rock Brasil Anos 80529 acessosCapital Inicial: veja vídeo de ensaio para o Rock in Rio451 acessosRock in Rio: Sepultura, CPM 22 e Capital Inicial no "muro da fama"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Capital Inicial"

Veraneio VascaínaVeraneio Vascaína
Uma ácida crítica à polícia na letra do Capital Inicial

Ultraje a Rigor com DinhoUltraje a Rigor com Dinho
Mandando bem em clássica de Hendrix

BRockBRock
Os 10 melhores álbuns dos anos 80

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Pitty"0 acessosTodas as matérias sobre "Barao Vermelho"0 acessosTodas as matérias sobre "Titãs"0 acessosTodas as matérias sobre "Jota Quest"0 acessosTodas as matérias sobre "Capital Inicial"

GuitarristasGuitarristas
Jornal elege os 25 melhores guitarristas da Bay Area

MetallicaMetallica
"Iron Maiden foi a base de tudo que quisemos fazer"

David BowieDavid Bowie
Conheça 60 fatos da vida do cantor, ator e artista britânico

5000 acessosGuns N' Roses: as participações em filmes e trilhas sonoras5000 acessosHeadbangers: o preconceito mostrado em vídeo bem-humorado5000 acessosÁrvore Genealógica do Metal e do Rock5000 acessosMetallica: membros comentam sobre Hall da Fama do Rock5000 acessosIron Maiden: banda posta álbum de fotos de 1º dia da nova turnê4143 acessosAlice Cooper: como ele montou a banda com Johnny Depp e Joe Perry

Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N’ Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online