Iron Maiden: As 5 músicas mais fracas da carreira da banda
Por Luis Fernando Ribeiro
Postado em 27 de outubro de 2013
Mesmo com notáveis mudanças de formação e com o passar das décadas, o IRON MAIDEN manteve-se gravando discos acima da média durante toda sua carreira. Porém, no meio do caminho sempre ocorrem alguns deslizes. A maioria dos fãs critica especialmente o lançamento dos discos "X Factor" e "Virtual XI", mas não é só neles que o MAIDEN deu uma vacilada.
Muitos reclamam do excesso de repetição de muitas músicas, outros reclamam daquelas que poderiam ser bem mais curtas do que são, outros ainda reclamam dos insistentes inicios de canções dedilhados por Steve Harris, mas em geral essas músicas possuem outros ótimos momentos, o que não me permite incluí-las nesta lista.
Alguns exemplos disso: "The Mercenary" é uma música maravilhosa, uma das mais pesadas gravadas pela banda, mas seu refrão é repetido à exaustão. "Out Of The Shadows" tem lindas linhas melódicas, mas é totalmente previsível e seu refrão lembra muito 'Tears of the Dragon' da carreira solo de Dickinson. Em "Lightning Strikes Twice" parece que Blaze cospe em todo mundo para 'latir' o refrão. Todavia, essas músicas têm também bons momentos, que fizeram as mesmas ficarem fora desta lista.
Fugindo ao padrão das listas anteriores que listavam as 10 melhores músicas de cada fase do IRON MAIDEN, esta lista foi reduzida A 5 canções, afinal, se já é difícil escolher 10 músicas boas da Donzela, é ainda mais difícil escolher músicas ruins. Aliás, corrijo-me, essa lista não está acusando essas músicas de serem ruins, apenas de serem consideradas por mim inferiores ao restante das canções gravadas pela banda.
5 - Gangland ("The Number Of The Beast")
Qual seria o oposto de um oásis em meio ao deserto? Pois essa definição cairia muito bem para "Ganland", uma música totalmente precipitada em meio a um mar de clássicos em "The Number Of The Beast". Apesar de alguns momentos legais, essa canção é marcada pelos exageros de Bruce Dickinson e Clive Burr, que a deixam cansativa de ouvir e pelo excesso de repetições do refrão. Ela poderia ser facilmente substituída por "Total Eclipse" que ficou de fora da versão original do terceiro disco da banda.
4 - Look For The Truth ("X Factor")
Além de ter o mesmo andamento de várias outras faixas desta fase da banda, iniciando de forma introspectiva e evoluindo para riffs e cozinha em ritmo marcial, esta música tem uma interpretação forçada e enjoativa de Blaze Bayley, que culmina em uma ponte e um refrão chatíssimos.
3 - The Unbeliever ("X Factor")
A faixa que encerra o disco "X Factor" tem bons momentos no baixo de Harris, mas não o suficiente para salvarem-na de seu ritmo que lembra uma bola de basquete quicando. Em suma, uma música chata e cansativa.
2 - The Alchemist ("Final Frontier")
Apesar de muita reclamação, como já é de costume a cada lançamento do MAIDEN, "Final Frontier" é um ótimo disco, porém, "The Alchemist" não me convence. Seu ritmo forçadamente 'alegrinho' soa como o IRON MAIDEN tentando fazer um cover de HELLOWEEN e chega a ser constrangedor. Nem mesmo o agradável refrão salva esta música. Muitos fãs gostam dessa música por ser uma das poucas mais diretas em "Final Frontier".
1 - The Angel And The Gambler ("Virtual XI")
Diferente das anteriores, que apenas considero inferior ao que o IRON MAIDEN é capaz de gravar, "The Angel And The Gambler" eu considero ruim mesmo. Ô musiquinha chata! Se não bastasse ela ter trechos repetidos ‘trocentas’ vezes, tem ainda uma introdução no teclado que remete à músicas da Xuxa. Seu andamento é cansativo e a interpretação de Blaze soa forçada. Já tentei várias vezes dar uma chance à esta música, que na versão do single é até legalzinha, mas sempre que escuto "Vitual XI" acabo pulando de "Futureal" para "Lightning Strikes Twice".
Sei que haverá muito mais críticas para essa lista do que para as que elegiam as boas músicas da banda. Para os mais críticos creio que não seja difícil chegar à uma lista como essa, sendo que para uma boa parcela dos fãs, quase tudo que foi feito após "Seventh Son Of A Seventh Son" é descartável. Para outros tantos, o MAIDEN não possui músicas ruins, ou mesmo gostam muito das que foram citadas nesta lista, então, aguardo as suas opiniões.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Megadeth anuncia turnê pelo Canadá com Exodus e Anthrax
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Iron Maiden: As 10 Melhores Músicas da Fase Di'Anno
Iron Maiden: as 10 melhores músicas da fase Blaze Bayley
Iron Maiden: as 10 melhores da fase pós-Adrian e pré-Blaze
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Graham Bonnet confirma que Bruce Dickinson já gravou sua parte em música colaborativa
O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O momento mais importante de sua despedida no Brasil, segundo Nicko McBrain
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 20 piores cinebiografias da história na opinião da Classic Rock
30 clássicos do Rock que foram ouvidos mais de 1 bilhão de vezes no Spotify


