A triste história por trás de "Gimme Shelter", clássico dos Rolling Stones
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de setembro de 2023
A banda inglesa Rolling Stones lançou diversas músicas magníficas ao longo de sua extensa e brilhante carreira, que passou das duas décadas. Uma dessas músicas, que figura entre as obras mais celebradas escritas pelo grupo, é "Gimme Shelter", faixa que abre "Let It Bleed", álbum lançado em 1969.
Rolling Stones - Mais Novidades
"Gimme Shelter" conta com a participação da vocalista Merry Clayton, que protagonizou um dos duetos mais icônicos da história do Rock and Roll. Em 2013, o vocalista Mick Jagger falou sobre a colaboração durante entrevista concedida à rádio NPR, que teve trechos publicados no site da Far Out Magazine.
"Quando chegamos a Los Angeles e estávamos mixando [o disco], pensamos: 'Bem, seria ótimo ter uma mulher vindo e fazendo o verso ‘estupro/assassinato’, ou refrão ou como você quiser chamar.Telefonamos aleatoriamente para essa pobre senhora no meio da noite, e ela chegou com começou a gravar em uma ou duas tomadas, o que é incrível. Ela entrou e cantou uma letra um tanto estranha. Não é o tipo de letra que você dá a alguém – ‘Estupro, assassinato/Está a apenas um tiro de distância’ – mas ela realmente se envolveu nisso, como você pode ouvir no disco", relatou Jagger.
Marido de Merry não ficou feliz com a ligação no meio da noite
Ninguém gosta de receber ligações no meio da noite. E Curtis Amy, esposo de Merry, não gostou de ser importunado, porém, mudou de ideia.
"Estava agachada na minha cama com meu marido, grávida, e recebemos uma ligação de um querido amigo meu e produtor chamado Jack Nitzsche. Jack Nitzsche ligou e disse: ‘Você sabe, Merry, você está ocupada?’. Eu respondi :’Não, estou na cama’. Ele disse: ‘Bem, há alguns caras da Inglaterra na cidade. E eles precisam de alguém para cantar um dueto com eles, mas não consigo ninguém para fazer isso. Você poderia vir?’.
Nesse momento, meu marido tirou o telefone da minha mão e ficou bravo: ‘Essa hora da noite você está ligando para Merry para fazer uma sessão? Você sabe que ela está grávida!’. Mas Nitzsche conseguiu trazer meu marido para o seu lado. No final, ele conseguiu me convencer: ‘Querida, você sabe, você realmente deveria ir e marcar esse encontro’".
Depois da icônica gravação, o triste destino de Merry
Após gravar a sua participação, Merry sofreu um aborto espontâneo e perdeu a filha que estava esperando. Embora as especulações nunca tenham se confirmado, algumas pessoas atribuíram a tragédia ao estresse emocional e à intensidade da sessão de gravação.
"Perdemos uma garotinha. Levei anos e anos e anos para superar isso. Você teve todo esse sucesso com ‘Gimme Shelter’ e teve um desgosto com essa música. Deixou um gosto sombrio na minha boca. Foi um momento muito difícil.
Aquele foi um período muito sombrio para mim, mas Deus me deu forças para superá-lo. Eu virei a página. Eu tomei isso como vida, amor e energia e direcionei em outra direção, então realmente não me incomoda cantar ‘Gimme Shelter’ agora. A vida já é curta e não posso viver ontem", relatou Merry durante entrevista concedida ao The Los Angeles Times em 1986.
Música foi inspirada em uma das Guerras mais estúpidas de todos os tempos
Segundo Mick Jagger, um dos autores de "Gimme Shelter", a música foi inspirada na Guerra do Vietnã, conflito que se arrastou por vinte anos e envolveu países da Ásia, Europa e América do Norte.
"Bem, era uma época muito difícil e muito violenta. A Guerra do Vietnã. Violência nas telas, pilhagens e queimadas. E o Vietnã não foi uma guerra como a conhecíamos no sentido convencional. O problema do Vietnam é que não foi como a Segunda Guerra Mundial, não foi como a Coreia e não foi como a Guerra do Golfo", disse o vocalista à Rolling Stone.
"Gimme Shelter" é um dos maiores sucessos dos Rolling Stones e foi ouvida mais de 500 milhões de vezes no Spotify.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps