Van Halen: As melhores músicas segundo a Ultimate Classic Rock
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 19 de outubro de 2012
Depois de SLAYER, METALLICA, RED HOT CHILI PEPPERS, é o VAN HALEN que faz parte da nova lista de listas da Ultimate Classic Rock. O site publicou o que, na avaliação de seus colaboradores, são as dez melhores músicas da banda.
10. 'Eruption'
Eddie Van Halen re-inventou a forma moderna de tocar guitarra com esta faixa instrumental do primeiro álbum do VAN HALEN. 'Eruption' introduziu muitas das inovações musicais do VAN HALEN, incluindo two-handed tapping, rapid flutter picking, whammy bar tricks e o uso do guitarrista tanto de harmônicos quanto de efeitos sonoros. 'Eruption' popularizou o "tapping" quase da noite para o dia, gerando uma legião de imitadores de hear metal e aterrisando na nossa lista em décimo lugar.
9. Ice Cream Man
Originalmente escrita e gravada pelo bluesman John Brim, "Ice Cream Man" é uma candidata perfeita ao tratamento do VAN, com uma letra sugestiva prometendo "todos os meus sabores garantem satisfazer", que poderiam ter saído da própria caneta de Roth. Roth demonstrou o legítimo lado blues de sua voz e também tocou guitarra acústica em partes da gravação, enquanto Eddie Van Halen usou a faixa como desculpa para um solo vindo-de-lugar-algum delirante superior solo de guitarra que dominou completamente a segunda metade da canção.
8. Hot for Teacher
O Van Halen alimentou a fantasia de muitos estudantes com "Hot for Teacher". O vídeo para a música contou com uma gostosa modelo de biquíni como professora em uma sala de aula cheia de adolescentes do sexo masculino - o que, estranhamente, alguns grupos acharam ofensivo e tentaram proibir. Musicalmente a canção é furiosamente uptempo e apresenta uma das maiores performances de bateria de Alex Van Halen, juntamente com um riff louco e solos de Eddie Van Halen. Você tem que amar uma música com letra como "Eu penso em toda a educação que eu perdi / Mas então o meu dever de casa nunca foi bem assim".
7. Dance the Night Away
"Dance the Night Away" foi o primeiro Top 20 hit do Van Halen, atingindo o número 15 nos EUA com a força de seu sucesso crossover. Seu refrão pop forte e sensação rítmica solta atraiu o rádio mainstream. A faixa contou com uma das linhas mais legais de baixo de Michael Anthony, e seu backing vocal também foi um elemento importante. Eddie Van Halen usou a faixa para demonstrar que ele é tão forte na guitarra rítmica quanto como solista, mas também contribuiu com um solo incomum consistindo de harmônicos arpejados.
6. Ain't Talkin Bout Love
O VAN HALEN ficou um pouco mais obscuro com Ain'T Talking 'bout Love', que é mais próxima à sensibilidade lírica das primeiras músicas de metal que muitas de suas outras canções. "Eu estive na beira do abismo / e lá eu parei e olhei pra baixo / Sabe, eu perdi muitos amigos lá / Eu não tenho tempo pra ficar à toa". Musicalmente, a faixa, que aterrissa na posição 6 na nossa lista, é centrada em um maravilhosamente pesado riff de guitarra, tão icônico que foi copiado ou sampleado por artistas tão diferentes quanto PEARL JAM, TONE LOC e 2 LIVE CREW.
5. Fair Warning
"Fair Warning" foi uma virada definitiva em uma direção mais obscura para o VAN HALEN e " Unchained" refletiu isso, com uma sensação de urgência urbana que parecia evocar imagens da cidade. O riff de Eddie Van Halen usando uma afinação mais baixa e acordes incomuns para sublinhar a letra igualmente corajosa de Roth.
4. Panama
"Panama" é outra em uma longa linha de canções de rock sobre carros com ambíguas referências sexuais. Seu vídeo clássico mostra os membros da banda brincando e voando pelo ar em cabos, mas não há nada de não-sério nesta faixa, que está entre as mais pesadas do período na carreira da banda. Eddie Van Halen contribuiu não só com o sobrecarregado riff da música e solo, mas também com a sua Lamborghini, que pode ser ouvida acelerando durante a ponte da canção.
3. Runnin' With the Devil
Uma das músicas mais pesadas já gravadas pelo VAN HALEN, "Runnin' With the Devil" começa o primeiro álbum do grupo, com toda a sutileza de um punho direto na cabeça. Realçado pelo ataque em marretadas do baixo, bateria e guitarra e gritos desumanos de Roth, a faixa também provou que Eddie Van Halen não tem que tocar rápido para tocar bem. A letra é pura fanfarronice de Roth: "Eu vivo minha vida como se não houvesse amanhã / E tudo que eu tenho, eu tive que roubar / Ao menos não preciso mendigar ou pedir emprestado / Sim, eu estou vivendo em um ritmo que mata / Correndo com o diabo".
2. Jump
(Nota do tradutor: eu também não sei o que essa música está fazendo aqui. Seria a minha escolha número 1).
Van Halen marcou seu único single No. 1 com "Jump", uma canção que foi controversa dentro da banda. David Lee Roth resistiu à adição de sintetizadores à paleta musical do VAN HALEN, que Eddie Van Halen insistia. Roth afirmou em sua autobiografia que ele escreveu a letra depois de ver um homem indeciso se devia ou não saltar de um edifício para a morte. A canção, No. 2 na nossa lista do VAN HALEN, anunciou uma mudança para a banda, que continuaria a se concentrar mais em material de rádio usando sintetizadores nos albuns posteriores.
1. Everybody Wants Some!
O 1 º lugar no Top 10 de Canções do VAN HALEN tem que ser uma faixa pesada baseada na guitarra, e isso deve ser o que o VAN HALEN faz de melhor - é por isso que a impressionante celebração sem remorso do sexo "Everybody Wants Some!" facilmente pega o posto. A exclusiva levada selvagem de baixo e bateria, juntamente com uma sacola de truques de guitarra e "schtick" clássico de Roth também ganhou o oitavo lugar no nosso Top 100 canções de rock clássicas. Vamos encarar. Você não pode não amar essa música.
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps