Quentin Tarantino: o Top 5 do rock n' roll na carreira dele

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

QUENTIN TARANTINO afirmou em uma das edições da Critic's Choice Awards que as músicas que ouvia eram um componente tão fundamental na composição de seus filmes, que a construção de uma personagem ou de um ato vinham a partir dela, e não o contrário. Reconhecido como um dos maiores diretores de sua geração, TARANTINO jogou fora a cartilha da linearidade e do pragmatismo da indústria do cinema, alimentado por um vocabulário tão vasto e ecumênico quanto suas trilhas sonoras: RUSS MEYER, MORRICONE, western spaghetti, ISSAC HAYES, LUCIO FULLCI e CHUCK BERRY se misturaram a tal ponto que estava decretado um gênero quase autônomo dentro da indústria das ilusões hollywoodianas.

5000 acessosAC/DC: setlist, fotos e vídeos do show arrasador com Axl Rose5000 acessosKing Diamond: o "Rei Satânico"

Com uma prolífica carreira em outras áreas como a produção, o roteiro e a atuação, TARANTINO participa diretamente do formato de suas trilhas que, créditos a parte, representam obras de arte de caráter indiscutível – em um mix esquizofrênico entre o soul, mambo, músicas italianas dos anos 60, surf rock instrumental e por aí vai. Assim, escolhendo entre os filmes em que atuou como diretor – dado a ingerência efetiva sobre a trilha sonora – e ainda, excluindo os trailers “fake” de “Grindhouse” - cuja escolha foi feita em parceria com ROBERT RODRIGUEZ e os produtores associados – tracei uma pequena lista de faixas voltadas ao rock n´roll em seus filmes, baseada não apenas na qualidade da faixa, mas também na sua representatividade ilustrativa dentro do filme - por isso ausência, por exemplo, de “Jeepster” do T-REX, presente em “A prova de morte”. Entretanto, é válido lembrar que a grande sacada da análise nas trilhas do diretor é ouví-las como um todo.

STEALERS WHEEL
Stuck in the Middle With You
(Cães de Aluguel)

A faixa gravada originalmente em 1972 e coverizada posteriormente por JEFF HEALEY e EAGLES OF DEATH METAL aparece em “Cães de Aluguel” de modo surreal, cantada e dançada pela personagem de MICHAEL MADSEN quando tortura um policial e lhe corta a orelha – mais exploitation impossível.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Chuck Berry
You Never Can Tell
(Pulp Fiction)

Composta enquanto BERRY “dava um tempo” em cana por sedução de menores, a faixa é a moldura ideal para a cena mais famosa da carreira de Tarantino: a dança entre TRAVOLTA e UMA THURMAN em “Pulp Fiction”.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Urge Overkill
Girl, You'll Be a Woman Soon
(Pulp Fiction)

É um daqueles clássicos casos de versão que supera o original: Gravada originalmente em 1967 por NEIL DIAMOND, “Girl” caiu na mão do “one hit wonder” URGE OVERKILL em 1992 e foi incluída em “PULP FICTION” dois anos depois.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

The 5.6.7.8's
Woo Hoo
(Kill Bill Vol. 1)

Em uma das cenas mais pastiche da história do cinema, TARANTINO homenageia os velhos filmes de kung fu da década de 70, trazendo como fundo musical o som de três japonesas que fazem um som retrô fantático, misturando garage rock, gothabilly e surf music.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Misirlou
Dick Dale
(Pulp Fiction)

Claro que essa lista tinha de chegar aqui – “Misirlou” é mais do que a marca de uma determinada cena – é a própria marca do cinema de TARANTINO. A música grega de 1927, foi reinventada em 1962 pela guitarra de DICK DALE, e imortalizada pelas mãos do diretor de PULP FICTION.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 26 de setembro de 2012
Post de 28 de setembro de 2012
Post de 16 de outubro de 2012
Post de 17 de janeiro de 2016
Post de 04 de junho de 2017

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores

AC/DCAC/DC
Setlist, fotos e vídeos do show arrasador com Axl Rose

King DiamondKing Diamond
Ele é satanista, e não meramente marqueteiro

RacismoRacismo
Metalheads saem na porrada contra white-powers na Califórnia

5000 acessosMichael Kiske: "O Iron Maiden vende a morte às pessoas!"5000 acessosBeatles: tocando "Stairway To Heaven" no YouTube?5000 acessosEm 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil5000 acessosMetallica: James Hetfield elege suas bandas de Thrash favoritas5000 acessosElvis não morreu: seria este o Rei do Rock agora em 2017?5000 acessosÁlbuns Conceituais: Loudwire elege o Top 10 do Metal

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online