Resenha - Nos Bastidores do Pantera - Pantera
Por Mário Pescada
Postado em 11 de outubro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Biografias são sempre interessantes de serem lidas. Você não terá certeza se aquilo tudo que está escrito realmente aconteceu e se foi mesmo daquela forma, mas é a verdade daquela pessoa - acredite nela ou não.
A maioria dos fãs só foi descobrir o PANTERA a partir do Cowboys From Hell, disco que marcou o fim da fase glam/hair metal e a entrada na nova fase sonora/visual do quarteto sulista norte-americano formado por Phil Anselmo, Darrel "Dimebag" Abbot, Vinnie Paul Abbot e por ele, Rex Brown.
Toda aquela geração de adolescentes dos anos 90 que estava tendo os primeiros contatos com o metal foi atingida em cheio por essa grande banda influenciada por BLACK SABBATH, KISS, VAN HALEN, JUDAS PRIEST, SLAYER e outros bons sons dos anos 70/80, combinando peso e groove na medida exata.
Qualquer um que preze música pesada e que queira entender o metal dessa época e até mesmo o que viria depois deve ter todos os discos da chamada nova fase em casa: Cowboys From Hell (1990), Vulgar Display Of Power (1992), Far Beyond Driven (1994), The Great Southern Trendkill (1996) e Reinventing The Stell (2000). Foram mais de 20 milhões de discos vendidos, cada vez mais público e reconhecimento da mídia especializada. Como Rex mesmo escreveu, "mudou tudo pra uma caralhada de gente".
Rex se descreve como o mais talentoso, o cara quieto, caladão, o mais centrado da banda e ponto de equilíbrio entre ele e Phil Anselmo e os ciúmes dos irmãos Abbot que eram comandados por um pai que queria ter controle sobre a banda mesmo depois de deixar de ser seu empresário - o que viria a causar futuros atritos entre as partes.
O livro é detalhado, mas apesar disso não se torna uma leitura chata, pelo contrário. Ele relata detalhes da sua infância na zona rural do Texas, a morte do pai ainda novo, o talento musical reconhecido desde cedo e aprimorado na escola, a primeira banda, a amizade dos tempos de colégio com os irmãos Abbot, etc.
Claro que as partes que todos queremos mesmo saber é sobre o PANTERA: a formação da banda (Phil Anselmo, ao contrário do que muitos acham, não é o vocalista original), os primeiros ensaios, turnês dentro de uma velha van caindo aos pedaços, etc. O começo foi sofrido igual a maioria das bandas, comendo o pão que o diabo amassou e sendo até mesmo maltratados por outras bandas mais antigas por conta de ciúmes, tipo o que o SEPULTURA passou na famosa primeira tour europeia com o SODOM (quem não conhece essa dá uma pesquisada e veja a solução encontrada pelo Max).
O lançamento do Vulgar Display Of Power foi o tiro certo: era a banda certa, no lugar certo e na hora certa. O METALLICA havia lançado o Black Album e muitos fãs antigos se sentiram traídos (muito mais depois do Load e Reload...) e estes se voltaram para o PANTERA. Pronto, o sucesso do disco era o passaporte para um contrato melhor, turnês maiores e depois como headliners (incluindo a tour pela América do Sul e a impressão deixada de que somos fãs loucos, a participação no festival Monsters Of Rock na Rússia para mais de 1,5 milhão de pessoas, etc.), as festas de arromba e claro, dinheiro, muito dinheiro. E com ele, todos os benefícios e posteriores problemas.
Quem assistiu ao dvd "3 Vulgar Videos From Hell" pôde ter uma boa noção de como a banda levava o conceito de diversão, drogas e bebedeira a sério. Rex não poupa detalhes dos excessos e nem os envolvidos, o que deve ter lhe causado atritos posteriores.
Far Beyond Driven foi o firmamento no hall dos grandes, ao lado de SLAYER, SEPULTURA e METALLICA. O céu era o limite.
A banda ia subindo igual foguete, mas os estresses de uma carreira sem pausa e o vício crescente de todos começavam a abalar as estruturas. Phil estava viciado em heroína (chegando a ter uma overdose após o primeiro show de lançamento do The Great Southern Trendkill), Rex cada vez mais alcóolatra e os irmãos Abbot farreando como loucos.
O canto do cisne foi com o lançamento do Reiventing The Steel. As coisas pioraram muito e para complicar, o DOWN que até então era apenas um projeto paralelo de Phil e amigos, lançava seu segundo disco deixando o PANTERA em segundo plano. Rex briga com os irmãos Abbott e a banda entra em coma. Pelo relatado, os caras ainda se gostavam como amigos, mas a rotina de anos de banda, shows, disco atrás de disco, entrevistas e tudo mais, só fazia o stress crescer. Talvez – nunca se saberá – uma parada e uma boa conversa entre eles teria resolvido tudo.
O fim mesmo veio de forma dramática, como sabemos: a morte de Dimebag em pleno palco por um fã louco com tiros a queima-roupa. Ali foi a ruptura definitiva, com Vinnie Paul chegando a até mesmo a acusar Rex e Phil Anselmo pela morte do irmão.
Daí em diante Rex relata sua descida ao inferno com mais bebida, mais drogas, problemas familiares, o isolamento dos demais membros, troca de farpas pela imprensa entre Phil e Vinnie, problemas sérios de saúde devido aos anos de excessos, etc. Depois vem a recuperação através de internações em clínicas de reabilitação e o relacionamento com uma antiga namorada.
No fim, Rex explica que apesar de não querer mais tocar com Phil como uma forma de seguir em frente e ainda deixa aberta a esperança de algum dia, quem sabe, voltar a se relacionar com Vinnie Paul – o que chega ser contraditório, pois ele é esculachado diversas vezes no livro.
Rex tem hoje 50 anos e além do PANTERA, também gravou com DOWN, JERRY CANTRELL, CAVALERA CONSPIRACY, CROWBAR e DAVID ALLAN COE. Sua nova banda, KILL DEVIL HILL, possui dois discos: Kill Devil Hill (2012) e Revolution Rise (2013).
Livro: A Verdade Oficial nos Bastidores do Pantera
Autor: Rex Brown com Mark Eglinton
Editora: Edições Ideal / 242 páginas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
Metalcore além dos algoritmos: 3 bandas que merecem entrar no seu radar
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
"Mike Shinoda sempre colocava meu filho para baixo", diz mãe de Chester do Linkin Park
Quando Erasmo Carlos desdenhou do "poder demoníaco" de Ozzy Osbourne no Rock in Rio
A opinião de Lucinha, mãe de Cazuza, sobre o atual vocalista do Barão Vermelho


10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Accept divulga nova versão de "Fast As a Shark", com participação de Kirk Hammett e Phil Anselmo
Charlie Benante espera que o Pantera escreva músicas novas
"Prefiro Judas Priest e Pantera": Michael Sweet (Stryper) não gosta de Metallica
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Vinnie Paul gostaria que disco do Guns N' Roses fosse tocado em seu funeral
O disco do Pantera pelo qual Vinnie Paul gostaria de ser lembrado
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima



