Rock In Rio: livro relata bastidores da primeira edição

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Genilson Alves
Enviar correções  |  Comentários  | 


O ano era 1985. O Brasil vivia um momento de transição, às vésperas de eleger, mesmo que de forma indireta, seu primeiro presidente civil após duas décadas de ditadura militar. Foi neste cenário de incertezas, mas também de esperanças renovadas, que foi concebido o primeiro megafestival de rock do país.
443 acessosBob's no Rock in Rio: Supla em campanha e no canal de Felipe Neto5000 acessosIron Maiden: sobre o que fala a música "Aces High"?

Em tom autobiográfico e com muito bom humor, Cid Castro relata em “Metendo o Pé na Lama” (Scortecci Editora) o tortuoso caminho para a concretização do projeto Rock In Rio. Cid foi ninguém menos que o criador da logomarca do festival, quando ainda era um jovem assistente na Artplan, uma das maiores agências de publicidade do país, comandada por Roberto Medina, o idealizador do evento.

O autor mostra, principalmente para as gerações mais novas, que a primeira edição do Rock In Rio deixou um enorme prejuízo para os organizadores, apesar do sucesso total de público. Problemas não faltaram durante a maratona de dez noites de shows, sem contar que, por pouco, o festival não foi abortado devido a um embargo (por motivações políticas) às obras da Cidade do Rock pelo governo fluminense. Até Nostradamus (!) havia entrado na história e parecia prever o pior...

Obviamente, o título não faz alusão apenas às dificuldades descritas acima, mas também à glória de quem presenciou um acontecimento talvez comparável somente ao primeiro Woodstock. Mesmo debaixo de chuva e com lama até as canelas, os mais de 1 milhão de pessoas que ali estiveram levaram às últimas consequências a filosofia sexo, drogas e rock’n’roll. Para essa audiência tocaram Whitesnake, Queen, Rita Lee, Iron Maiden, Barão Vermelho (ainda com Cazuza), Blitz, Paralamas do Sucesso, AC/DC, Ozzy Osbourne, Yes, B-52s, Scorpions, entre outros.

Porém, são as revelações dos bastidores que rendem os melhores momentos do livro: os trambiques para vender os óculos oficiais do evento; as aulas de rock para publicitários; os ataques de estrelismo de Freddie Mercury e Rod Stewart; e o verdadeiro motivo do “boicote” ao som das atrações nacionais.

Sem compromisso de ser uma obra definitiva sobre um dos momentos mais emblemáticos do show business tupiniquim, “Metendo o Pé na Lama” é, antes de tudo, um divertido retrato de uma época em que tudo parecia mais difícil, porém mais verdadeiro e empolgante. Também deveria ser leitura obrigatória para aventureiros “171” que acham que um grande festival se faz da noite para o dia.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 10 de junho de 2012

Rock in RioRock in Rio
Mulher recebe pulseira e coloca no braço três meses antes

443 acessosBob's no Rock in Rio: Supla em campanha e no canal de Felipe Neto342 acessosLoja de Discos do Cassio: Aerosmith no Rock in Rio0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rock In Rio"

Rock in RioRock in Rio
Algumas das maiores vaias em edições nacionais

Rock in RioRock in Rio
Brasileiro é o artista que mais tocou no evento

Rock in RioRock in Rio
Mais três atrações internacionais e uma nacional

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Livros0 acessosTodas as matérias sobre "Rock In Rio"

Iron MaidenIron Maiden
Sobre o que fala a música "Aces High"?

Fãs de RockFãs de Rock
Você conhece o estilo de se vestir de cada um

Ultimate Classic RockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock

5000 acessosKiss: vídeo com Gene Simmons em cena de sexo?5000 acessosA importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars5000 acessosDiscórdia: alguns dos maiores insultos entre artistas5000 acessosIan Gillan: "Eu era um idiota tão grande quanto Ritchie"5000 acessosRush: o discurso mais criativo e engraçado da música5000 acessosCapas de CD estranhas: o que está por trás dessas imagens?

Sobre Genilson Alves

Genilson Alves é jornalista e autor do blog Radio Sehnsucht.

Mais matérias de Genilson Alves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online