O clássico do Dire Straits de 1985 que foi proibido de tocar por letra com homofobia
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de outubro de 2022
O clássico "Money for Nothing" é uma canção da banda Dire Straits lançada em 1985 no álbum "Brothers in Arms". Em 2011, a música foi banida das rádios do Canadá após reclamação de um ouvinte que se queixou do uso da palavra "faggot" (algo como "veadinho", ofensa aos gays, em inglês). Confira o trecho abaixo:
"See the little faggot with the earring and the make-up / Yeah, buddy, that's his own hair / That little faggot got his own jet airplane / That little faggot he's a millionaire".
Que pode ser traduzido para:
"Veja aquele viadinho com brinco e maquiagem / É, companheiro, aquele é o cabelo dele / Aquele viadinho tem seu próprio jatinho / Aquele viadinho é um milionário".
Conforme relatou o site Tenho Mais Discos Que Amigos, a respeito dessa polêmica, em 1985, o frontman Mark Knopfler disse que tudo se trata de um ponto de vista.
"Além do fato de que existem pessoas estúpidas que são gays da mesma forma que existe qualquer tipo de pessoa estúpida, isso sugere que talvez você tenha que ser direto. Estou em dúvida se é uma boa ideia apresentar personagens e escrever canções que não estejam na primeira pessoa", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps