Rádio Fluminense FM - A Porta de Entrada do Rock Nacional...
Por Raul Branco
Postado em 26 de agosto de 2006
Foi realizada na Livraria do Conde, no Leblon (Rio) no dia 9 de agosto de 2006, a noite de autógrafos de um livro que retrata o surgimento e resgata a memória da primeira e mais influente rádio voltada para o rock nacional, a Fluminense FM, que era alcunhada Maldita.
"Rádio Fluminense FM – A Porta de Entrada do Rock Nacional nos Anos 80" foi escrito pela jornalista e baterista Maria Estrella, pretende ir além de uma visão pessoal – como o outro livro sobre o mesmo tema "A Onda Maldita", de Luiz Antonio Mello - e teve como base sua monografia para especialização em Jornalismo Cultural. Para isso, entrevistou 19 membros da equipe da rádio, 7 músicos e 11 profissionais de gravadoras rádio e jornalismo.
Com a presença de locutores da rádio e músicos de grupos que foram catapultados pela estação - como Dorsal Atlântica e Bacamarte - o livro é uma aula de História e Jornalismo, mas em nenhum momento se limita a ser um mero registro e, desde a primeira linha, acaba envolvendo o leitor num universo que, para quem não viveu a época, não consegue imaginar: um mundo em que o rock nacional não tinha a menor abertura nos meios de comunicação e difusão. A Fluminense FM foi a responsável direta pelo lançamento, num clima de igualdade, de artistas que conquistaram seu espaço no cenário musical barsileiro, como Paralamas do Sucesso, Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, assim como outros que nunca teriam tido nenhum espaço como Bacamarte, Rumo, Dorsal Atlântica e Celso Blues Boy. Uma estação que, desde o primeiro segundo no ar, primou pela quebra de padrões e preconceitos em radiodifusão, ousando colocar, lado a lado, gêneros tão díspares como reggae, metal, progressivo e fusion e criar sorteio de brindes inusitados como macacos para trocar pneus ou lampião a querosene.
Nas palavras da própria Maria Estrella, o livro partiu da premissa que "as dificuldades em ser reconhecido como músico/compositor no Brasil não passam pelas gravadoras apenas mas, basicamente, pela falta de uma rádio que toque o seu trabalho e deixe o público decidir julgar como achar melhor".
O livro, que tem imagens consagradoras como Celso Blues Boy e Hebert Vianna no show comemorativo do 2º ano da rádio no Canecão ou da apresentação do Bacamarte no Circo Voador, também traz encartado um CD com o discurso inaugural, inúmeras vinhetas e músicas do Bacamarte ("Pássaro de Luz", "UFO" e "Depois do Fim"), Rumo ("Carnaval do Geraldo", "Jackson Jovem" e "Release") e Dorsal Atlântica ("Guerrilha", "Guerra" e "Morte aos Falsos").
RÁDIO FLUMINENSE FM
A PORTA DE ENTRADA DO ROCK BRASILEIRO NOS ANOS 80
Maria Estrella
190 páginas
Editora Outras Letras, 2006
Capa: Luiz Marcelo Resende e Pedro Costa
Revisão João Pinheiro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Battle Beast anuncia a saída da vocalista Noora Louhimo
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
O álbum do Soundgarden que inspirou a criação de "Enter Sandman", do Metallica
Seria a canção mais odiada dos Beatles realmente tão ruim quanto dizem?
Empresário explica como decisão errada do Barão Vermelho prejudicou imagem da banda


Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)



