O lendário guitarrista que o fenomenal Ritchie Blackmore considera superestimado
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de dezembro de 2023
Ritchie Blackmore é conhecido tanto por sua maestria na guitarra quanto por sua franqueza. Fruto de uma época repleta de mestres excelentes guitarristas, Blackmore contribuiu significativamente para a cena musical com bandas como Deep Purple, Rainbow e Blackmore’s Night
Deep Purple - Mais Novidades
Blackmore não hesita em se desviar das opiniões convencionais e oferecer críticas. Essas críticas são especialmente valiosas, pois provêm de alguém que realmente entende do assunto, apresentando contrapontos convincentes e desafiando crenças estabelecidas.
Uma dessas análises envolve o líder do The Who e herói da guitarra, Pete Townshend. Em uma entrevista a Martin K. Webb em 1973 (via Far Out), Blackmore revelou que acha que o herói de "My Generation" é "superestimado" e não tão bom quanto todos pensam. No entanto, ele reconheceu que outras pessoas recebiam crédito pelo que Townshend começou.
Blackmore afirmou: "Pete Townshend foi definitivamente o primeiro a usar feedback. Mas, por não ser um guitarrista tão bom, ele costumava apenas tocar acordes e deixar a guitarra dar feedback. Ele só começou a mexer nos botões do amplificador muito depois."
Feedback, no contexto da guitarra, refere-se a um fenômeno sonoro que ocorre quando o som produzido pela guitarra é captado pelo próprio sistema de amplificação da guitarra e, em seguida, retransmitido de volta à guitarra. Esse ciclo contínuo pode resultar em um som distorcido e prolongado, muitas vezes descrito como um "uivo" ou "zumbido".
Ele prosseguiu: "Ele é superestimado na Inglaterra. Mas, ao mesmo tempo, você encontra muitas pessoas como Jeff Beck e Hendrix recebendo créditos por coisas que ele começou. Townshend foi o primeiro a quebrar sua guitarra. Ele foi o primeiro a fazer muitas coisas. Ele é muito bom na cena de acordes dele também," disse Ritchie Blackmore.
Quem é Pete Townshend?
Pete Townshend, nascido em 19 de maio de 1945, é um renomado músico inglês, co-fundador, líder, guitarrista, segundo vocalista e principal compositor da lendária banda The Who. Sua influência na cena do rock nas décadas de 1960 e 1970 é inegável, destacando-se por seu estilo agressivo de tocar guitarra e técnicas inovadoras de composição.
Townshend contribuiu com mais de 100 músicas para 12 álbuns de estúdio do The Who, incluindo álbuns conceituais como "Tommy" (1969) e "Quadrophenia" (1973), além de sucessos de rádio como "Who's Next" (1971). Seu talento vai além da guitarra, pois toca uma variedade de instrumentos, como teclado, banjo, acordeão, harmónica, ukulele, entre outros. Além disso, é autor de numerosos artigos, ensaios, livros e colaborações como letrista e compositor para diversos artistas.
Reconhecido por sua contribuição à música, Townshend recebeu vários prêmios, incluindo o Brit Award de Realização de Vida em 1983, sendo também introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1990. Sua destreza na guitarra o colocou entre os melhores, classificado como o 10º na lista de 2011 da Gibson.com e o 37º na lista de 2023 da Rolling Stone dos 250 maiores guitarristas de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"

A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Deep Purple lançará seu próximo disco em junho, afirma Ian Gillan
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
O clássico do Deep Purple que apresentou Bruce Dickinson ao mundo do rock
Seis bandas clássicas de rock pesado que já rejeitaram o rótulo de heavy metal
A outra banda clássica do Rock que Pete Townshend abomina, além do Led Zeppelin


