RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A canção dos Beatles que Mick Jagger achava "meio boba", e não combinaria com os Stones

Como os primeiros shows do Black Sabbath no Brasil foram anunciados pela Bizz

O momento emocionante que mexeu com Steve Harris quando o Iron Maiden tocou na América Latina

O membro dos Ramones que disse que "a gente era melhor que o Led Zeppelin"

A música do Soundgarden que Chris Cornell se recusou a cantar, mesmo achando incrível

Peter Brabbs, guitarrista original do Tank, morre aos 68 anos

Noel Gallagher relembra o perrengue mais estressante de sua carreira musical

Como surgiu o apelido Chorão, segundo o falecido vocalista do Charlie Brown Jr

O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page diz ter sido o mais difícil de fazer

As músicas que Eddie Van Halen preferia não ter gravado, mas elas cumpriram seu papel

O "detalhe" que Steve Harris cravou no "Senjutsu", caso seja o último álbum do Iron Maiden

A banda que iria se tornar milionária em alguns anos, mas o principal astro caiu fora antes

As únicas bandas de thrash metal que Jason Newsted ouvia em 1991

A banda de rock nacional pioneira em ter estúdio próprio: "Ganhamos uma boa grana"

O jogador e técnico de futebol Renato Gaúcho era admirado por Renato Russo


Behemoth: "É natural tomar o lado de Satã", diz Nergal

Por Luiz Pimentel
Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Postado em 29 de outubro de 2014

Quando o telephone toca e do outro lado da linha ouço acordes de "Highway to Hell", do AC/DC, como ringtone, sei que liguei para a pessoa certa.

O polonês Adam "Nergal" Darksi é líder do Behemoth, a banda mais malvada atualmente no metal extremo mundial. As aspas no nome pelo qual é conhecido – Nergal é um deus sumério da morte – podem ser retiradas, afinal ele incorporou oficialmente ao nome de batismo.
Sobre morte ele fala com propriedade. Venceu uma batalha contra leucemia em 2010. Também uma contra a Suprema Corte polonesa, por ter rasgado Bíblia em 2007.

Figura não tão difícil para arrancar aspas polêmicas sobre religião, tomei o caminho mais difícil, de tentar entender como ele enxerga essa batalha que trava contra o mundo na véspera da visita deles ao Brasil.

Behemoth - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Olá, bom, dia, posso chama-lo de Nergal? Ou prefere Adam?

Como você achar melhor.

Ok, Adam, quando estive na Polônia algo ficou muito evidente, que é a ligação do país com destruição e morte. Varsóvia foi praticamente destruída na Segunda Guerra, aí foi palco do campo de concentração mais infame da história, Auschwitz. Isso ajudou na sua formação em história e influencia diretamente sua arte?

Sim, não há como fugir ser um fruto do meio. Mas isso tudo que coloco em minha música é parte do meu espírito rebelde, não algo que vem a partir de injustiças sofridas ou não por um país. Quando coloco morte, satanismo, destruição nas letras, estou falando de questões que se não expostas não darão ideia de unidade aos conceitos. Claro, escuro, dia, noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Também, falando em religião, a Polônia é um país muito católico. O Papa João Paulo 2 nasceu aí. Isso interferiu nesse seu direcionamento... rebelde?

A Polônia é um país que tem blasfêmia na Constituição. Foge a qualquer regra de liberdade de expressão para começar. Se for pensar em termos de bem versus mal, sou um defensor da liberdade de expressão, inteligência e autonomia. Satã é muito associado a essas questões, então é natural tomar esse lado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Dentro do metal extremo, é facilmente identificável um tipo de grupo que o pratica pela adrenalina, pelo prazer de ser rápido, barulhento, pesado em volume máximo. No Behemoth enxergo outras questões envolvidas, um apuro maior em combinar elementos, sejam textos, imagens em vídeo e produção diferenciada. Como você enxerga sendo o líder da banda?

Eu entendo o que você fala e te dou razão. Metal extremo é um tipo de música que não corresponde naturalmente ao "fazer sucesso ou dinheiro" com ela. É a música de quem na verdade não está se importando com isso. Para nós serve como plataforma para propagar tudo o que nos é importante.

Por falar em plataforma, você foi jurado da versão polonesa do The Voice. Como enxergou essa plataforma? Como meio de propagar suas ideias?

Não, aquilo era apenas entretenimento. Nada mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Sobre sua doença...na verdade não quero falar sobre ela. Você se importa?

Não me importo em falar ou em não falar sobre ela. Eu superei (overcome death) a morte. Basicamente, é isso.

Agora, você está lançando autobiografia. Tendo em mãos aquele que a imensa maioria da crítica e público consideram o melhor trabalho da banda, "The Satanist", acredito que renderá tantos frutos em curto e médio prazo que me pergunto se é realmente a hora de registrar biografia em livro.

Nunca será. Esta autobiografia faz parte do encerramento de um ciclo. Claro que novas coisas acontecerão e ela terá que ser atualizada, caso tenhamos uma vida longeva como banda. Mas é a minha palavra e o encerramento de um ciclo pessoal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Vocês estiveram no Brasil há alguns anos e fizeram um dos shows mais intensos que já vi. O que podem esperar para esta nova visita?

Como você falou, estamos levando nosso álbum mais...íntegro. Sei que toda vez que você vai entrevistar um músico ele vai falar: "este é nosso melhor trabalho e blábláblá...", mas diria que estamos 100% satisfeitos com "The Satanist", que representa em todos seus segundos de duração a essência do que queremos fazer em música. Podem esperar isso no palco.

06/11/14 - Behemoth (Novo Hamburgo - RS)
07/11/14 - Behemoth (Curitiba - PR)
08/11/14 - Behemoth (São Paulo - SP)
09/11/14 - Behemoth (Rio de Janeiro - RJ)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS