Behemoth comenta cancelamento de shows na Turquia e cita liberdade de expressão
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de fevereiro de 2026
A banda polonesa de death metal Behemoth faria dois shows na Turquia nesta semana. O grupo liderado pelo guitarrista e vocalista Adam "Nergal" Darski se apresentaria em Istambul e Ancara, respectivamente, nos dias 11 e 12 de fevereiro. Os concertos, no entanto, foram cancelados pelas autoridades locais.
Behemoth - Mais Novidades
O Gabinete do Governador do Distrito de Beşiktaş determinou o cancelamento das apresentações. Conforme aponta nota divulgada pelo Blabbermouth, a decisão foi motivada por "valores sociais".
Nesta quarta-feira (11), o Behemoth comentou o caso. A banda se pronunciou por meio de postagem publicada em suas redes sociais, reproduzida a seguir.
"Aos nossos fãs em Istambul e Ancara, lamentamos profundamente confirmar o cancelamento de nossas apresentações na Turquia. Apesar de termos esgotado todas as possibilidades ao longo do dia e de termos participado de extensas discussões, a decisão das autoridades locais permanece definitiva. Simplesmente não há mais nada que possamos fazer para revertê-la.
Os cancelamentos ocorrem após pressão de grupos religiosos que caracterizaram nossa arte como propaganda satânica e a consideraram inaceitável. Este é mais um exemplo de como a ideologia pode ser usada para suprimir a expressão artística e restringir a liberdade cultural. O Behemoth sempre defendeu a independência criativa e o direito dos artistas de se expressarem sem censura. A música não é uma ameaça, mas silenciá-la deveria preocupar qualquer pessoa que valorize a liberdade de expressão.
Aos que planejavam comparecer, que viajaram e que estavam prontos para compartilhar essa noite conosco, pedimos sinceras desculpas. Lutamos para que esses shows acontecessem e compartilhamos sua frustração e decepção. A Turquia tem alguns dos fãs mais apaixonados e dedicados do mundo e esperamos que chegue o dia em que possamos retornar a Istambul e Ancara e nos apresentar para vocês sem interferências. Até lá, agradecemos o apoio inabalável."
O trabalho mais recente do Behemoth é "The Shit ov God", lançado em maio de 2025. O grupo passou pelo Brasil no último mês de setembro. Confira uma resenha de um dos shows da turnê na nota abaixo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
A banda que foi "esmigalhada" pelo Metallica em 1988; "o baixo está baixo demais?"
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Angra foi "várias vezes" atrás de Andre Matos, revela Felipe Andreoli
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
Caetano Veloso e o astro que seria "novo Bob Dylan" , mas "nunca estourou no Brasil"
A surpreendente opinião de Roger do Ultraje a Rigor sobre Chico, Caetano e Gil
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos

Governo turco cancela shows do Slaughter to Prevail e Behemoth no país
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo

Nergal: "rock pode ser perigoso", diz ao citar chute de Josh Homme em fotógrafa



