RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Charlie Benante teve que esconder camisa "encapetada" quando era jovem

Os detalhes do acidente de carro que quase matou Jon Oliva do Savatage, segundo o próprio

A história turnê do Pink Floyd em que David Gilmour achou "entediante" tocar

Jake E. Lee aponta último álbum que presta de Ozzy Osbourne: "Ele ficou mole e preguiçoso"

Filme do Scorpions contará história "de um ponto de vista diferente", diz Klaus Meine

Como está saúde de Glenn Tipton - e quais as chances do Judas Priest lançar mais um disco

O fenomenal baixista que revolucionou o rock sem saber tocar nem compor

O quinto beatle escondido (mas nem tanto) na capa de "Abbey Road"

A linha de baixo que Geddy Lee tentou tocar aos 16 e até hoje considera a mais difícil

Brian May aparece de surpresa em festival e fãs da geração Tik Tok não o reconhecem

Simone Simons, do Epica, relembra como foi abrir shows do Metallica; "uma bela surpresa"

Judas Priest se manifesta sobre morte de baterista Les Binks

Guilherme Isnard compartilha lembranças boas e ruins sobre Renato Russo

Anos 80: o brilho e a queda de muitos colegas por conta das drogas, segundo Guilherme Isnard

Vocalista do Avenged Sevenfold não está nem aí para sua opinião sobre a banda


Stamp
Bangers Open Air

Forka: brutalidade em prol do metal nacional

Por Junior Frascá
Postado em 01 de julho de 2013

Uma das bandas mais interessantes da atual safra do underground nacional, o FORKA já há algum tempo tem vem lançando ótimos materiais, e chega agora ao ápice de sua carreira, com o excelente "Black Ocean", um dos melhores discos lançados em 2013. Para nos falar um pouco mais a respeito do processo de composição do novo álbum, dos planos para o futuro, e de como foi a repercussão do disco anterior da banda ("Enough", de 2010), conversamos com o guitarrista Samuel Dias. Confiram:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Whiplash: O disco anterior do FORKA, "Enough" (2010) chamou a atenção do público e da mídia especializada na época de seu lançamento. Vocês ficaram satisfeitos com a repercussão do disco? Quais foram as maiores conquistas da banda nesse período?

Samuel: Lançamos o "Enough" em 2010 de forma independente, sem acessória, sem nenhum suporte pra distribuição e mesmo assim conseguimos uma exposição muito boa tanto que conseguimos tocar em grandes festivais de outros estados, fizemos turnês, chegamos em mídias especializadas que até então nunca havíamos participado e conseguimos chamar atenção de forma natural do publico na época. Com certeza, o Enough rendeu bons frutos pro Forka!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Whiplash: E agora vocês chegam ao novo álbum, "Black Ocean", que mostra uma sonoridade ainda mais evoluída e extrema. Você acredita que esse seja o melhor material da banda até momento? Quais, no seu ponto de vista, são os elementos que diferencial o novo álbum dos dois primeiros discos da banda?

Samuel: O "Black Ocean" é um resultado dos dois discos anteriores, pois conforme o tempo passa buscamos mostrar a evolução musical da banda. E creio que ele transmite muito bem isso pra quem conhece nossos trabalhos anteriores. É um disco mais direto, porrada e com composições que preza mais pro lado do Death Metal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Whiplash: Nos dois primeiros discos do FORKA, vocês trabalharam com os produtores Marcelo Pompeu e Heros Trench no estúdio Mr. Som. Mas em "Black Ocean" vocês optaram por trabalhar com o produtor Michel Oliveira (CODE 3-7, SEVEN SEALS OF APOCALYPSE), no Sputinik Home Studio. Por que resolveram mudar dessa vez? Acredita que o trabalho com o novo produtor atendeu as expectativas da banda?

Samuel: A escolha de gravar o "Black Ocean" em outro estúdio com outro produtor foi simplesmente pelo fato de querer buscar uma sonoridade diferente pra este álbum. Ouvimos alguns trabalhos do Michel e gostamos do que ouvimos. Foi fácil trabalhar com ele, cara novo, antenado com que esta rolando no mercado e acima de tudo, adorou a ideia de gravar o Forka...isso ajuda muito pra uma banda ter um disco com um resultado bacana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Whiplash: Em especial, achei que o timbre das guitarras é um dos grandes destaques do álbum, com uma sonoridade bem moderna, mas sem deixar de lado o peso e a agressividade. Vocês se preocuparam especialmente com esse aspecto quando da gravação?

Samuel: Pois é, o timbre das guita ficou animal! É outro aspecto legal desse trabalho. Quando entramos em estúdio costumamos experimentar novas sonoridades nos instrumentos em geral...guitarras, baixo e batera. Ai optamos pelo que mais nos agrada e sempre conseguimos ter um resultado único a cada disco.

Whiplash: Além disso, acredito que esse seja o disco do FORKA com mais elementos de death metal, embora ainda haja prevalência do thrash e hardcore. Desde o início das composições vocês já pretendiam criar um trabalho ainda mais agressivo e técnico do que os anteriores, ou foi algo que surgiu naturalmente?

Samuel: Essa sonoridade mais Death Metal no Black Ocean é natural, não forçamos pro disco soar assim...simplesmente vamos compondo e deixamos rolar o que estamos fazendo ali na hora. Depois que esta tudo pronto finalizado, mixado e masterizado que vamos ter idéia do que fizemos até então(risos). Alias, o Forka é feito por músicos auto ditadas que escutam música pesada em geral. Essa é a verdade!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Whiplash: A própria faixa "Empire Surrender", escolhida como primeira música de trabalho para o álbum, já mostra bem essa faceta mais agressiva do FORKA. Porque vocês escolheram-na para o primeiro vídeo clipe?

Samuel: Quando terminamos todo processo de gravação do "Black Ocean", mostrávamos as músicas pros nossos amigos mais próximos e tanto que já tínhamos uma outra música em mente para o vídeo clipe que na verdade não era a "Empire Surrender". Mas quando todos que ouviam, falavam: "Pô, o disco ta fudido...mas aquela música com trechos em português é simplesmente animal". Foi quando decidimos mudar nossa escolha e pelas críticas que recebemos até agora, nossos amigos tinham razão!! (risos)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

Whiplash: Vocês têm planos para outros clipes para divulgação do novo álbum, assim como foi feito no disco anterior? Se sim, já decidiram quais faixas a serem trabalhadas?

Samuel: Conversamos entre nós sobre isso pouco tempo atrás e creio que teremos novidades em breve! Quanto a música que iremos trabalhar ainda é mistério.

Whiplash: Alias, vocês pensaram em lançar o disco de forma digital ao invés de lançá-lo de forma física, como algumas bandas têm feito ultimamente? O que você pensa a respeito?

Samuel: Nada contra com as bandas q optam ter seus trabalhos lançados apenas digitalmente, tanto que também disponibilizamos nossos discos para download. Mas somos a moda antiga, gostamos de ver o nosso trabalho em forma física em mãos. É um sentimento único!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Whiplash: Outro ponto que me chamou a atenção em "Black Ocean" são as letras das faixas, bem mais maduras e diversificadas. Há algum tema comum tratado no álbum? Quais foram as inspirações de vocês no momento das composições?

Samuel: Falamos sobre politica, religião, cotidiano atual, conflito pessoal e um pouco da nossa loucura que vivemos dentro da sociedade.

Whiplash: E quais são os planos da banda para o futuro? Vocês pretendem excursionar pelo exterior, ou gravar algum material "ao vivo"?

Samuel: Apesar das dificuldades somos uma banda que gostamos muito de tocar e isto de certa forma faz com que a banda se condicione a sempre ter novas metas...compor, gravar, fazer shows, uma turnê no velho mundo, ter um material ao vivo de qualidade pro publico e entre outras propostas que queremos concretizar com o Forka.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Whiplash: Obrigado pela entrevista Samuel. O espaço é seu para suas considerações finais.

Samuel: Obrigado pelo espaço Junior! Parabéns pelo trabalho que a Whiplash vem fazendo todos esses anos, com certeza conquista mais do que merecida! Obrigado ao público que acompanha o Forka e nos apoiam incondicionalmente independente da situação que a cena esteja passando. Tamo junto, muito rock e viva o Metal Nacional!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Linkin Park


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.
Mais matérias de Junior Frascá.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS