Deep Purple: Glover fala dos 25 anos de Perfect Strangers
Por Fernando Scoczynski
Postado em 27 de outubro de 2009
Em entrevista a Fernando Scoczynski, Roger Glover comenta sobre os 25 anos do disco considerado "renascimento" da banda e sobre novos trabalhos de estúdio.
Fernando Scoczynski: Há 25 anos, foi lançado o álbum "Perfect Strangers". Além de produzido por você, ele trouxe de volta a formação clássica da banda MK II e por isso é considerado o disco de renascimento do DEEP PURPLE. Nos anos que antecederam seu lançamento você trabalhou e produziu diversos outros artistas. Na linha de composição e produção do "Perfect Strangers", essas outras experiências o influenciaram ou você procurou a continuidade dos trabalhos anteriores com o DEEP PURPLE?
Roger Glover: De certa forma, todo mundo, especialmente aqueles no negócio da música, são um produto daquilo que ouvem. No entanto, essa reunião foi sobre a música e a forma que costumávamos escrevê-la. Tinha um ar de negócios não terminados (e eu não me refiro a dinheiro!) para nós voltarmos a tocar – sentimos que foi uma coisa bem natural. Foi um retorno ao antigo DP, quando fizemos o que queríamos fazer, independente de qualquer outra coisa.
Fernando Scoczynski: Você disse que quando era criança, desenhou em um papel, uma cena de palco onde aparecia você tocando, pois era seu sonho. Um dia seu sonho se realizou e foi como se fosse tocado por uma "fada". Em que momento de sua carreira você teve a certeza da realização de seu sonho? O sucesso da tour do "Perfect Strangers" o surpreendeu?
Roger Glover: Quando o DP tocou em Glasgow em 1970, tinha milhares de pessoas do lado de fora que não conseguiam entrar. A multidão fechou a rua Sauchihall e a história resultante apareceu nas manchetes do jornal. Aquela foi a primeira vez que vi a palavra "Purplemania". Foi aí que percebi que aquilo realmente estava acontecendo.
Roger Glover: Se eu fiquei surpreso com o sucesso da turnê Perfect Strangers? Eu realmente não me lembro de ficar surpreso, eu simplesmente pensei que era a progressão natural das coisas. Eu não tinha expectativas (aprendi a jamais tê-las), mas fiquei feliz que estava indo tão bem.
Fernando Scoczynski: Durante toda sua carreira você sempre se envolveu em colaborações com outras bandas e artistas. Hoje em dia, você se vê com a possibilidade de produzir alguma banda nova? Com sua experiência, você acredita que o álbum, com o formato atual se manterá ?
Roger Glover: No momento, além da minha família, estou totalmente envolvido com o DP, então produzir outras bandas ou artistas não é uma opção. Estou trabalhando em um disco solo e encontrei muitos músicos excelentes no caminho. Eu amo trabalhar no estúdio e tenho certeza que me envolverei com outras pessoas no futuro.
Roger Glover: Eu venho de uma era em que o formato do álbum era o único, com exceção dos singles ou da raridade chamada de EP. Portanto, eu só consigo ver dessa forma. No entanto, reconheço que as coisas mudaram e parece que voltamos aos anos 50, onde só uma música de sucesso importava. Isso mudou, e as coisas sempre mudam. De qualquer forma, acho que o formato do álbum vai sobreviver – pelo menos mais um pouco.
Fernando Scoczynski: Todos percebemos a empolgação e o desempenho que a banda vem apresentando nos últimos anos. Hoje é comprovada a estabilidade que a banda alcançou após as entradas de Steve Morse e Don Airey. A música Perfect Srangers se tornou um clássico que não pode faltar nos shows. Com o 25º aniversário do álbum, vocês pretendem incluir alguma outra canção dele no set list?
Roger Glover: Obrigado. Acho que não ocorreu para muitos na banda que é o 25° aniversário do Perfect Strangers, parece que toda semana é aniversário de uma coisa ou outra. O setlist é decidido antes do começo da turnê.
Fernando Scoczynski: Você sabe a admiração e o carinho que os brasileiros tem pelo DEEP PURPLE. Nós sempre somos gratos por todo seu trabalho e por vocês estarem presentes por aqui. Para 2010, podemos esperar por uma perna Sul Americana da tour, e quem sabe um disco novo?
Roger Glover: E nós apreciamos os fãs brasileiros enormemente. Nós sempre temos ótimos shows aí, tanta paixão. Eu não tenho idéia nesse momento como será a turnê no próximo ano. Vamos trabalhar em um disco novo no começo do ano que vem, então a programação será a partir disso.
Roger Glover: Obrigado e boa sorte,
Agradecimento à assessoria do Depp Purple - Kat Rallis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth



A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Hits dos Beatles, Deep Purple e The Doors com riffs "roubados" de outras músicas
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Deep Purple lançará seu próximo disco em junho, afirma Ian Gillan
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


