Alex Lifeson: Rush, guitarras, vídeos, Page e Townshend
Por PK
Fonte: BraveWords
Postado em 16 de fevereiro de 2009
A edição de março de 2009 da revista Guitar Player traz uma pequena entrevista com Alex Lifeson, feita por Matt Blackett. Ele fala sobre a mixagem do DVD Snakes & Arrows, sua Gibson ES-355, seu envolvimento com a ivideosongs, e a seleção de músicas para a última tour. Parte da transcrição segue abaixo, e você pode ver o artigo escaneado clicando aqui ou aqui. Seguem alguns trechos do papo:
Guitar Player: Vocês mixaram esse DVD com Rich Chycki. Quais foram os desafios?
Lifeson: "Os desafios são as pequenas coisas, como a perspectiva de onde a guitarra entra, já que a bateria toma grande parte do espaço. Eu tenho que dizer que as mixagens desse DVD foram provavelmente o jeito mais fácil de conseguir um grande foco nos instrumentos. Tem um bocado de atmosfera ao redor de todos os instrumentos, mas ainda assim tudo é muito coeso. Estou muito feliz com a tonalidade desse DVD. Para alcançar as tonalidades da minha guitarra, usamos uma combinação de simuladores de caixas Palmer e microfones dos meus Hughes & Kettners. Rich fez a maioria do trabalho. Ele consegue entender como é o som em nossas cabeças, e traduz tudo muito bem".
Guitar Player: Qual das suas guitarras tem a melhor reação?
Lifeson: "Definitivamente a minha Gibson ES-355 branca. Estou tocando o modelo de relançamento Inspired By em 'The Trees', mas no final da noite, na hora do bis, estou usando minha 355 original. Eu me preocupo em pensar que ela pode desaparecer, ou que algo horrível possa acontecer com ela. Essa guitarra tem tanta história. Mas eu queria usá-la porque soa tão bem, e é tão gostoso tocar com ela".
Guitar Player: Como você se envolveu com a ivideosongs, onde você demonstra 'Tom Sawyer' e outras músicas?
Lifeson: "Para ser honesto, eu não me sinto muito bem fazendo esse tipo de coisa, e fiquei um pouco relutante. Quando eu vi o que estavam fazendo, e alguns dos artistas que estavam no site, acabei gostando da idéia. Fizemos tudo no meu estúdio, então eu me senti confortável. Depois que começamos, percebi que não era algo tão difícil de se fazer. Basta ser você mesmo, fazer umas palhaçadas, falar sobre as partes difíceis de tocar, e daí por diante. Acabou fluindo muito naturalmente, e sendo muito divertido".
Guitar Player: O que você teria achado, quando era criança, se pudesse ter assistido Jimmy Page ou Pete Townshend demonstrando suas músicas?
Lifeson: "Isso teria me poupado um bocado de tempo [risos]. Teria sido fantástico. Ainda hoje seria fantástico".
Guitar Player: Vocês andaram tocando algumas coisas nesse DVD, como 'Circumstances' e 'Entre Nous', que há muito tempo não apareciam num show, e realmente enlouqueceram os fãs.
Lifeson: "A gente tenta trabalhar músicas velhas como essas. Trazemos uma lista e tentamos utilizá-las nos ensaios, e se a coisa pega fogo, a gente usa no show. Uma que a gente tentou foi 'A Farewell to Kings', mas ela não nos empolgou tanto. Tocamos algumas vezes e acabamos deixando de lado. 'Circumstances' teve algo que a gente realmente curtiu. 'Entre Nous' é uma que a gente nunca tinha tocado ao vivo. Essas músicas realmente deixam as pessoas felizes, e é gratificante olhar e ver tantas caras sorridentes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
As bandas de Rock/Metal favoritas de cinco serial killers famosos
Paulo Ricardo diz que sofre boicote de rádios por questões políticas
A razão que levou Paulo Ricardo a nunca tocar ao vivo um de seus projetos de maior sucesso

O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria



