Geddy Lee sobre os fãs do Rush; "um bando de garotos feiosos"
Por Bruce William
Postado em 20 de fevereiro de 2026
Tem fã de Rush que gosta do trio quando ele soa "bonito", com melodia, virada e refrão que gruda. Mas tem um outro tipo - talvez mais barulhento - que vibra mesmo é quando a banda entra naquele modo de exibicionismo técnico sem pedir desculpa pra ninguém. E, se o assunto é "La Villa Strangiato (An Exercise in Self Indulgence)", dá pra dizer que essa turma ganhou um hino em 1978.
Rush - Mais Novidades
Geddy Lee comentou durante conversa com The Guardian que essa foi uma faixa em que as ideias passaram do ponto do que eles eram capazes de tocar: "Foi uma música em que eu teria que dizer que nossas ideias excederam nossa capacidade de tocá-las." A intenção inicial era simples (até demais): "Nós pensamos: 'Vamos escrever essa peça longa e aí a gente grava ao vivo, no chão do estúdio, e pronto!'" Só que, nas palavras dele, "foi muito difícil" e "foi além de nós".
Apesar disso, ele destaca a faixa na conversa por um motivo bem específico: a surpresa com a popularidade entre os fãs. "Eu incluí isso aqui porque me surpreendeu o quanto essa música era popular entre nossos fãs. Eles simplesmente amam quando a gente entra naquele modo maluco." E ele completa com sinceridade: "Sim, é uma indulgência, mas pareceu um momento decisivo pra gente, na criação de uma base de fãs que queria que fôssemos assim."
Aí vem a parte mais humana - e mais engraçada - da lembrança dele: o Rush, por muito tempo, era uma banda com plateia majoritariamente masculina. "Não tinha como fugir disso", ele diz. E conta que eles brincavam com isso nos bastidores. "A gente fazia piada sobre isso no backstage. 'Viu alguma garota na primeira fila?' 'Não. Alguns garotos bonitos. Um bando de garotos feiosos.'"
Segundo ele, isso começou a mudar com o tempo. Eles passaram a notar: "Tem garotas na primeira fila." Ou então apareciam sinais mais ao fundo, tipo: "Caçadores de mitos: garotas que amam Rush." Geddy suspira e ri, e fecha com uma frase que é quase um "tempo perdido" em tom de gozação: "Mas a gente já era velho demais pra tirar proveito disso nessa altura."
Apesar da piada interna de "garotos feiosos" - aliás, desde quando os próprios caras da banda foram considerados exemplos de beleza? - foi essa turma obcecada pelo "modo maluco" que ajudou a consolidar a banda. "La Villa Strangiato", virou um daqueles momentos em que o Rush percebeu: "ok, tem gente que quer exatamente isso da gente". E foi o que entregaram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Marcelo Adnet realmente ajudou a acabar com o rock no Brasil?
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"
A opinião de Regis Tadeu sobre o show do Manowar em que fãs queimaram camisas


A banda que entregou a Neil Peart tudo o que ele queria encontrar na bateria
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica


