Black Sabbath: Tony Iommi é entrevistado pela Guitar World
Por Rívia Coimbra
Fonte: Guitar World
Postado em 11 de outubro de 2008
Chris Gill, da Guitar World, conduziu uma entrevista com Tony Iommi, guitarrista do BLACK SABBATH, que foi utilizada como matéria de capa para a publicação da edição comemorativa da revista.
Guitar World: Quantos anos você tinha quando começou a tocar?
Iommi: "Eu tinha cerca de 12 anos. Eu tocava acordeão antes disso. Todos na minha família tocavam acordeão, então eu ganhei um também. Naqueles tempos você simplesmente sentava no seu quarto e não sabia o que fazer, então eu aprendi a tocar acordeão. Daí eu migrei para instrumentos diferentes, e eventualmente eu descobri a guitarra".
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Guitar World: Foi um desafio encontrar uma guitarra decente para canhoto?
Iommi: "Era um desafio achar qualquer guitarra decente, independente de ser para canhoto. Na Inglaterra, as únicas que você conseguia achar eram muito baratas. Se você quisesse uma guitarra para canhotos, você tinha que encomendar de um catálogo e esperar três meses para que ela aparecesse. Poucos anos depois que eu comecei a tocar, eu fui sortudo o suficiente para cruzar com uma Fender Stratocaster para canhotos que uma pessoa que trabalhava em uma loja descolou e depois me contou sobre ela".
Guitar World: É fascinante como o acidente na fábrica te levou a aumentar a distorção da sua guitarra para que ficasse mais confortável para tocar, mas ao mesmo tempo também fez com o que você tocasse na guitarra soasse mais pesado.
Iommi: "Tudo o que eu fiz foi tornar mais confortável pra mim, em primeiro e último lugar. Eu costumava me machucar bastante, porque as pontas dos meus dedos eram muito sensíveis. Se meus dedais de plásticos caíssem, o que aconteceu uma vez, meus dedos se cortavam nas cordas e era sangue para todos os lados. Eu realmente tive que trabalhar com os recursos da minha guitarra para conseguir tocar. Havia algumas limitações, mas eu tinha que tentar superá-las. E assim eu testei todas as outras coisas, tais como guitarra de 24 trastes e cordas mais leves, para que eu pudesse fazer mais. Mas isso realmente nos ajudou a criar o som que queríamos".
A matéria completa (em inglês) está no link abaixo.
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