O clássico do Dire Straits que a BBC recusou tocar alegando que tinha "palavras demais"
Por André Garcia
Postado em 06 de fevereiro de 2024
Nos anos 60, "Hey Jude" e "Like a Rolling Stone" quebraram um paradigma nas rádios ao se tornarem grandes hits apesar de sua duração superior à marca de 5 minutos, considerada excessivamente longa. Ao longo da primeira metade da década seguinte, músicas como "Tiny Dancer", "Stairway to Heaven", "Free Bird" e "Bohemian Rhapsody" repetiram o feito.
Dire Straits - Mais Novidades
Em 1978, quando Dire Straits lançou "Sultans of Swing", entretanto, na Inglaterra, música longa ainda era um empecilho para a BBC. Em recente entrevista para a Vulture, o baixista John Illsley relembrou que as rádios britânicas só deram o braço a torcer depois que a música estourou nos Estados Unidos.
"A música é uma história sobre uma pequena banda de rock em um clube, tocando provavelmente por cerveja. Sabíamos bem como era aquela sensação, não é mesmo? A música estourou primeiro nos Estados Unidos e não na Inglaterra."
"Ela não era tocada nas rádios porque [...] a BBC (responsável por praticamente tudo no Reino Unido referente à música) disse: 'Não queremos tocar essa música porque tem palavras demais nela. Além disso, é muito longa… pra que 6 minutos?' Aquilo não pareceu importar nos Estados Unidos — lá a música foi aceita."
Ele relembrou ainda o bom momento que a banda vivia catapultado pelo sucesso da faixa:
"Havia um nível de empolgação entre nós de que as coisas estavam começando a acontecer. O problema é que quando você pega uma onda, quase não tem tempo para pensar sobre. 'Sultans of Swing' estava em alta em todos os lugares. Não tivemos tempo nem para refletir sobre sua importância, de certa forma, porque o segundo álbum já estava em andamento".
Em entrevista do ano passado à Classic Rock, ele tornou a falar sobre a música.
"Ela teve um impacto enorme: foi um desses catalisadores que fazem você seguir em frente na vida. As pessoas dizem que tivemos sorte, mas eu pergunto: 'Como assim sorte? A música era boa pra caramba, a banda era boa pra caramba e nós trabalhamos muito duro."
Caso esteja se perguntando quantas palavras tem a letra de "Sultants of Swing" afinal, segundo o Google Bard são 373. À título de comparação, "Hey Jude" tem 91 e "Stairway to Heaven" 280.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Dave Mustaine afirma que Megadeth fará anúncio "de outro mundo"
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
O baterista do prog que Neil Peart achava estar acima dos outros; "tudo o que eu queria"
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
Ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon com até 68% de desconto
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona

O guitarrista que fez Eric Clapton se sentir inseguro no palco
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
As bandas cultuadas que Mark Knopfler não curte por serem o oposto do que ele busca na música
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler


