Zenicodemus: "Mais um Início", CD marca nova fase da banda
Por Guilherme Zeinum
Fonte: Zenicodemus @ MySpace
Postado em 29 de setembro de 2008
Após um hiato de três anos longe dos palcos, mudança na formação, entre outros contratempos, a banda de rock de Santos-SP, ZENICODEMUS, está de volta com o lançamento do terceiro CD de estúdio, intitulado "Mais um Início". O baterista Márcio Zeinum, co-fundador de um dos grupos mais antigos da cena underground santista, participa de uma entrevista e aborda temas desde a expectativa às vésperas de cair na estrada novamente até assuntos mais polêmicos sobre a falta de apoio às bandas independentes.
Quando e onde será o lançamento oficial do CD "Mais um Início"?
Márcio Zeinum: "Nós pretendemos lançar o CD em Santos, oficialmente, nos próximos meses. Temos muitos locais em mente para esse lançamento e estamos negociando com as casas de show daqui da região. Estamos ainda na fase de divulgação na mídia para a galera conhecer essa nova fase da banda. E parece que o público tem aceitado bem! Nosso CD (recém-chegado do Pólo Industrial de Manaus) está sendo comercializado em Santos e já vendeu 200 cópias em uma semana. Temos uma meta de vendas e divulgação, assim que for atingida essa meta anunciaremos o show de lançamento do CD".
Quais as influências e inspirações (musicais) do novo CD?
Márcio Zeinum: "As bandas que nos influenciaram nesse CD são ALEXISONFIRE, THE USED, BULLET FOR MY VALENTINE e também alguns grupos nacionais, além de toda nossa bagagem musical".
O título do CD tem algum significado especial?
Márcio Zeinum: "Com certeza, o nome do CD significa algo especial. Acho que ele retrata nosso momento atual. 'Mais um Início': estamos recomeçando com músicas novas, integrante novo, novas atitudes e reconquistando nosso espaço no cenário da música".
Dessa vez, as letras foram compostas por quem? Curiosamente, a maioria das letras da banda sempre foi composta por você, que é baterista, papel que em outros grupos é geralmente desempenhado pelo vocalista e/ou pelo guitarrista. Como a banda analisa isso? Esse fator contribui melhor para criar a identidade do ZENICODEMUS?
Márcio Zeinum: "Com a entrada do Uriel (guitarrista) na banda houve uma significativa mudança no jeito de compor, e todos ficaram à vontade para escrever as letras e músicas. Claro que em uma banda é comum o vocalista compor as letras, mas no nosso caso aconteceu um processo natural onde todos participaram e vincularam suas idéias. Tem até uma faixa, 'Insônia', que foi composta por todos os integrantes, e isso fez com que as canções ficassem diferentes dos trabalhos anteriores. E acho que assim conseguimos fazer um trabalho que traz músicas diferentes umas das outras, porém, sem tirar a característica de um trabalho completo e com o mesmo segmento".
As letras têm alguma mensagem ou foram baseadas em algum tema específico?
Márcio Zeinum: "Como foi dito anteriormente, as letras foram compostas por todos ou em duplas, ou por um único integrante, e isso com certeza faz com que cada canção traga sua ideologia, criando assim um trabalho com vários tipos de mensagens".
Tem alguma música-destaque em especial para o grupo?
Márcio Zeinum: "Tem a música 'Para Sempre Irmãos', que é uma composição do Flávio em minha homenagem feita no meu aniversário e depois nós resolvemos colocá-la no CD. E tem também a faixa 'Vozes para o Futuro', que conta com a participação do Rabujah, da banda MUNDO PARALELO, daqui de Santos. O Rabujah também é o autor de 'Vagando nas Estrelas'. Esta música ele fez há algum tempo e mostrou para nós... É muito legal, então resolvemos gravá-la também. Mas acho que todas as músicas desse disco são especiais, afinal, é 'Mais um Início' da banda que está registrado para sempre".
Como é feita a venda dos CDs?
Márcio Zeinum: "Nosso CD é vendido pela região aqui da Baixada Santista por nós mesmos e, para outros lugares do País, pela internet. Os pedidos são feitos para o e-mail: [email protected]. O custo é de R$ 7,00 (com a postagem) e R$ 5,00 (preço normal, sem postagem)".
Quais as influências da banda?
Márcio Zeinum: "O ZENICODEMUS tem várias influências, acho que vai de bandas nacionais de rock e MPB até bandas gringas, mais pesadas. Cada integrante tem sua influência musical e traz isso para dentro do estúdio, onde é feita toda a fusão".
Qual a opinião do ZENICODEMUS sobre a cena independente na Baixada Santista? Há um balanço positivo ou negativo? Caso negativo, o quê precisaria melhorar?
Márcio Zeinum: "A cena da Baixada Santista acho que está igual à de todo o País. Faltam lugares para tocar e quando tem um local, as bandas são obrigadas a pagar ou vender convites para poderem se apresentar. Estamos tentando mudar isso juntando nossas forças com outras bandas como ROCKERS, MUNDO PARALELO, CARNAL DESIRE, SCHIZOPHRENIA, AFTER MIDNIGHT, etc. A situação está complicada, mas vamos continuar e tenho certeza que assim que todos os grupos se conscientizarem que não precisam se submeter a esse tipo de prática, aí a coisa vai mudar".
Quais as vantagens e desvantagens de ser uma banda independente?
Márcio Zeinum: "A vantagem de uma banda independente, com certeza, é quanto ao controle que temos sobre tudo, desde nossas músicas até a vendagem de CDs e shows. Porém, temos uma grande desvantagem que é na divulgação em massa, já que isso apenas uma grande empresa poderia fazer com um investimento forte".
Como é fazer parte de uma das bandas mais antigas do underground santista? Falta reconhecimento?
Márcio Zeinum: "A banda ZENICODEMUS está na ativa desde 1994 e, com certeza, estamos sempre aprendendo. Tocar desde os primórdios do grupo é uma honra para mim, mas é claro que falta reconhecimento, só que não do público e sim das casas de shows que colocam bandas para tocar covers e não valorizam a música e artistas da região, além da própria Prefeitura que não incentiva a cultura local de forma democrática".
Como encaram o sucesso nacional, muitas vezes instantâneo, de bandas até com menos bagagem que vocês?
Márcio Zeinum: "Isso é natural e só nos incentiva a não desistir e continuar a lutar por nossos objetivos. Quando uma banda de verdade faz sucesso significa que o público ainda está aí para ouvir algo bom".
O quê realmente importa hoje em dia no cenário musical, no geral, para se alcançar a fama: a música ou a moda do momento?
Márcio Zeinum: "Acho que a música sempre é o principal, se eu não falar isso estaria desrespeitando as pessoas que a escutam, e me desrespeitando também, pois música sempre foi minha vida. Mas é claro que em tudo há exceção, né? (risos)".
Qual o relacionamento entre as bandas independentes de Santos, de união ou rivalidade para buscar cada uma o seu espaço?
Márcio Zeinum: "As bandas de Santos, no geral, estão correndo cada uma para um lado e fazendo seus trabalhos. Não vejo muita união entre elas, mas também não sei dizer se há algum tipo de rivalidade".
Qual é a sensação da volta aos palcos após um hiato de alguns anos?
Márcio Zeinum: "Voltar a fazer shows é muito bom, após essa pausa de três anos realmente para nós é 'Mais um Início' (risos)".
Qual a agenda de shows?
Márcio Zeinum: "Estamos ainda negociando alguns shows para a turnê 'Mais um Início', mas próximo domingo (dia 28) estaremos em Praia Grande-SP tocando junto com as bandas ROCKERS, REATIVA e ROTA 05, no 'Projeto Rock pela Paz!'. O festival, que será realizado na pista de skate do bairro Aviação, começa a partir das 13h00 e tem entrada franca. E, no mês seguinte, no Guarujá. Assim que as datas e locais forem confirmados estará tudo na nossa agenda no MySpace e em nosso site Zenicodemus.com (que está em fase final de construção e entrará no ar dentro de alguns dias)".
Qual a expectativa para os próximos shows?
Márcio Zeinum: "Nossa expectativa é 'quebrar tudo' e voltar com força total fazendo shows agitados e na vontade, pois estávamos há algum tempo parados e isso nos trouxe ainda mais vontade, que vai ser demonstrada em cima do palco".
Quais foram os momentos mais importantes na carreira do ZENICODEMUS?
Márcio Zeinum: "Temos quase 15 anos de banda e tivemos muitos momentos especiais, como o lançamento do nosso 1º CD e os shows no interior de São Paulo, que marcaram muito. Acho difícil destacar alguns momentos e isolar outros (risos)".
A constante mudança de integrantes ajudou ou atrapalhou o trabalho do grupo? De que forma?
Márcio Zeinum: "As mudanças de formação foram inevitáveis, mas isso ajudou para chegarmos nesse nível de amadurecimento que estamos hoje. Porém, também atrapalhou, pois uma mudança de formação sempre leva um tempo para entrosar todos novamente".
Quais os projetos futuros da banda? Algum desejo ou missão ainda não cumprida?
Márcio Zeinum: "Nós estamos com um projeto de fazer um CD comemorativo de 15 anos no qual regravaremos algumas músicas dos nossos CDs anteriores. Missão não cumprida? Bom, acho que vamos fazer muito barulho, em muitos lugares. Nossa missão é passar por todos os lugares tocando e fazendo muito barulho, acho que essa missão é eterna (risos)".
Na opinião da banda, qual o perfil atual de quem curte o som do ZENICODEMUS? A banda teve que se adaptar a padrões musicais atuais para tentar evoluir e cativar novos fãs?
Márcio Zeinum: "Nosso público vai de 10 até 100 anos... Tem pessoas de todas as idades curtindo o som, acho que só temos a ganhar com isso. Agora, a respeito de mudar o som, isso nunca aconteceu! Estamos sempre em um processo natural de evolução e tentar mudar esse processo não é legal, pois pode parecer um trabalho forçado".
O ZENICODEMUS foi o primeiro grupo de rock do Brasil a lançar um SMD (Semi-Metalic Disc). Esse é o caminho ideal para se combater a pirataria ou apenas a única opção para bandas independentes, em especial?
Márcio Zeinum: "Talvez seja apenas mais uma maneira de divulgar a música!" (Nota: saiba mais sobre essa tecnologia inovadora em www.portalsmd.com.br).
A Internet mais ajuda ou atrapalha na divulgação da banda? Em quais fatores? E com a tecnologia inovadora do SMD, planejam o lançamento de um DVD nesse formato (no caso, SMDV)?
Márcio Zeinum: "A Internet é aliada das bandas independentes e a inimiga das grandes gravadoras. Sobre o SMDV, estamos sim querendo gravar um, mas futuramente".
Qual o sentimento de ter um membro da família (Rob Zeinum, vocal/guitarra da banda californiana de metal ODUM) também lutando, da mesma forma, por espaço numa banda independente, só que fora do País? Em sua opinião, lá é mais fácil de se ter um bom trabalho reconhecido e, conseqüentemente, alcançar o sucesso? Você tem planos ou já pensou em ganhar a vida fora, como músico? E qual o vínculo (além do familiar, naturalmente) que o ZENICODEMUS pode ter com o ODUM, em termos de parceria e trocas de experiência, seja no presente ou futuro?
Márcio Zeinum: "Bom... Meu primo tá sempre em contato conosco, seja por Internet ou por telefone. E pelo o que eu sei, a vida de uma banda independente é difícil seja aqui no Brasil ou lá fora, mas é claro que lá o acesso às tecnologias de gravação e equipamentos é um pouco mais fácil. Mas mesmo assim há dificuldades muito parecidas com as do Brasil. Para nós do ZENICODEMUS é muito gratificante ter um primo lutando pela música lá nos EUA, porque isso deixa nossos laços familiares mais fortes e, logicamente, assim temos uma troca de experiência muito mais forte em relação à musica. Quanto a fazer uma parceria com o ODUM, isso é bem provável que aconteça naturalmente, pois temos um laço muito forte com o Rob. Assim que for viável faremos algo juntos, porque o som do ODUM é muito forte e original, tenho certeza que essa fusão resultaria em algo legal e diferente. Gostaria de aproveitar essa pergunta e mandar um grande abraço ao Rob e dizer que estamos juntos na batalha... Valeu! (Nota do Autor: para ouvir o som do ODUM acesso o MySpace da banda - www.myspace.com/odummusic)".
A banda tem e/ou está à procura de patrocínio?
Márcio Zeinum: "A banda está à procura de aliados e pessoas comprometidas com a música!"
Quem gostariam de agradecer?
Márcio Zeinum: "Queremos agradecer a todas as pessoas que estão junto com a gente e às bandas de Santos que estão correndo para divulgar seus discos. Um forte abraço para a galera do site Whiplash! Valeu, nos vemos na estrada. Agradecimentos especiais às nossas famílias, Rabujah (que novamente fez todo o projeto gráfico do CD e website) e MUNDO PARALELO, Victor Fernandes (Estúdio No Name) e ROCKERS, Julliana Janine (fotógrafa), Francis, Dudu e Du (galera de Sampa que fez o clipe da música 'Para Sempre Irmãos', que será lançado em breve)".
Integrantes: Márcio (batera) e Flávio Zeinum (vocais), Uriel Ranieri (guitarras) e Guilherme D’Antona (baixo).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps