Bob Catley: "Farei parte do DVD do Avantasia!"
Postado em 28 de abril de 2008
Bob Catley (Magnum/solo) deu uma entrevista exclusiva para o Promised Land - Avantasia's Fan Club (fã clube destinado ao projeto de Tobias Sammet, criado pelos admiradores brasileiros), na qual ele debate não somente sobre Avantasia, mas também sobre sua carreira solo.
Dentre os pontos mais interessantes, podemos destacar sua fala em relação a turnê do Avantasia. Para os fãs brasucas, uma triste notícia: ele não virá ao show de São Paulo. Porém, logo em seguida ele afirma: "Farei parte do DVD gravado no show do Wacken Open Air". Com isso, a expectativa dos fãs em relação a um possível lançamento ao vivo aumenta ainda mais.
Abaixo, a entrevista completa.
Promised Land: Primeiramente obrigado pela entrevista. Vamos começar falando sobre Avantasia, que recentemente gravou um álbum ("The Scarecrow") no qual você foi um dos convidados (cantando maravilhosamente). Como foi a gravação desse álbum? Qual sua opinião sobre ele e sobre o projeto de Tobias Sammet?
Bob Catley: Olá a todos! Tobias veio aos estúdios do Magnum ano passado e tocou para mim algumas canções como parte do "Avantasia 3, The Scarecrow", e eu gostei muito. Nós as gravamos ao longo de dois dias e estava muito feliz por ser convidado novamente para fazer parte em uma das maravilhosas melodias de rock de Tobi, e estou esperando ansiosamente pela turnê.
Promised Land: Alguns cantores que participaram no projeto são seus fãs (como Tobias e Oliver Hartmann, pro exemplo). Você sabia disso? Como você se sentiu após saber que cantores famosos como eles amam seu trabalho? Oliver nos disse (na entrevista concedida por ele) que você é um "verdadeiro herói do rock"!
Bob Catley: Eu sabia que Tobi era fã de Magnum e é legal saber que outras pessoas pensam igual. Eu vejo isso como um enorme complemento, de fato, por ter sido falado dessa maneira por cavalheiros tão refinados como eles são.
Promised Land: Em relação às músicas que você participou no projeto ("The Looking Glass", "In Quest For", "The Story Ain't Over", "Shelter From The Rain" e "Cry Just A Little"), qual é sua favorita e qual você acredita ser mais similar ao seu trabalho como músico?
Bob Catley: É muito difícil escolher uma favorita, eu gosto de todas, senão não teria aceitado fazê-las, em primeiro lugar! Mas se eu tivesse que escolher apenas uma favorita, esta seria "The Looking Glass". Uma outra favorita minha é "Cry Just A Little", que eu sinto ser mais próxima de meu trabalho. Eu poderia imaginá-la estando em um álbum solo.
Promised Land: Algumas pessoas começaram a ouvir seu trabalho depois que elas haviam ouvido Avantasia. Você acha que o projeto lhe "deu" mais fãs? Você acha que esse tipo de participação especial é importante para um músico?
Bob Catley: Eu acho que quanto mais as pessoas ouvirem um nome sendo mencionado mais elas irão eventualmente começar a notá-lo, o que só pode ser uma coisa boa para minha carreira solo. Acredito que Avantasia, entre outros projetos que trabalhei, tem sido uma grande parte desse procedimento. Então, sim, eu acho que é muito importante escolher os projetos certos para estar envolvido, com a esperança que seja um enorme sucesso para todos a quem diz respeito, incluindo os fãs.
Promised Land: O que você espera da turnê do Avantasia? Você virá ao Brasil com eles? Você acredita em um CD e/ou DVD ao vivo?
Bob Catley: Eu gostaria de poder fazer parte de toda a turnê mundial do Avantasia, mas, devido aos meus compromissos com o Magnum, eu só estou apto a fazer alguns poucos shows na Europa. Isso porque eu estarei gravando durante o verão [nota: o verão europeu corresponde ao inverno no Brasil], então, infelizmente eu terei que esperar até uma outra vez para visitar os prazeres do Brasil. E sim, eu tenho dito, Tobi mencionou conosco que ele quer filmar o Wacken Open Air na Alemanha, que é um dos principais festivais de rock, e eu serei parte do DVD desse show.
Promised Land: Eric Singer afirma que tudo o que ele fez e faz, do Black Sabbath, Kiss e Alice Cooper ao Avantasia, é apenas rock, que não há diferenças! Você vê dessa forma também ou você acredita que o seu trabalho no Magnum e carreira solo é diferente das coisas que Tobias Sammet e Arjen Lucassen lhe pediram para fazer em seus projetos (Avantasia e Ayreon)?
Bob Catley: Tudo em que estive envolvido, tudo que cantei, seja no Magnum, carreira solo ou projetos de outras pessoas, tem sido igualmente importantes em minha vida, e se é bom, é certo para eu fazê-los, de quem quer que seja, e todos eles demandam igual compromisso. Eu me considero muito sortudo por ter sido oferecido tais coisas como Avantasia ou Ayreon, entre outras. Por outro lado, sempre haverá pequenas diferenças entre rock operas e albuns normais de estúdio, mas é apenas a natureza do jeito como o trabalho foi escrito para envolver cantores diferentes.
Promised Land: Agora nos diga, qual sua principal influência musical? Qual sua banda, álbum e cantor favoritos?
Bob Catley: Minha principal influência musical é Tony Clarkin, com quem trabalhei lado a lado por muitos anos e recentemente, mas durante a juventude era o início do Prog. da década de 70, bandas tais como Led Zeppelin, Free e Queen. Não acho que tenha um álbum favorito, tenho muitos, então é difícil escolher, mas se tivésse que, eu diria "Dark Side Of The Moon" do Pink Floyd. Minha banda favorita é Queen, e os cantores seriam Freddie Mercury, Ronnie James Dio e Steve Perry do Journey.
Promised Land: Sobre sua carreira solo, podemos esperar mais álbuns em breve? Você está planejando alguma inovação para o próximo?
Bob Catley: Eu simplesmente terminei de gravar meu novo álbum solo que será lançado em Setembro pela Frontier Records. O álbum se chama "Immortal", com arte por Rodney Metthews. Todas as canções foram escritas por um sujeito chamado Magnus Karlsson, da Suécia, e foi produzido por Dennis Ward, que é baixista do Pink Cream 69, e ele escolheu os músicos para tocar ao nosso lado no CD. Eu acho que álbum soa absolutamente bem e pretendo fazer alguns shows solo próximo ao final do ano.
Promised Land: No Magnum, todas as posições da banda tiveram mais do que um músico ao longo de sua história, exceto vocalista e guitarrista (você e Tony). Você vê o Magnum como um projeto de vocês dois com músicos convidados, como uma única banda desde o começo ou como uma banda diferente a cada nova mudança de formação?
Bob Catley: Sim, nós tivemos um par de diferentes formações ao longo dos anos, mas nós somos basicamente a mesma banda que começou na década de 70, apesar de termos progredido musicalmente como qualquer banda irá ao longo dos anos. Magnum é composto de quatro elementos, e nós somos sortudos o suficiente de ter os serviços de Harry James, do Thunder, esse ano e em gravar o próximo álbum.
Promised Land: Para finalizar, mande uma mensagem para seus fãs.
Bob Catley: Eu gostaria de agradecer a todos por estarem conosco através dos anos, apoiando a música, e eu espero ansiosamente realizar shows a maior parte do ano e esperançosamente encontrar muitos de nossos fãs, sem os quais nós nunca teríamos alcançado o sucesso que temos sido sortudos o suficiente de apreciar todos esses anos. Espero ver todos vocês na turnê!
Fonte: http://promisedland.livreforum.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps