Porcupine Tree: Steven Wilson comenta projetos
Por Silvio Somer
Fonte: Brave Words
Postado em 09 de julho de 2007
O frontman do PORCUPINE TREE, Steven Wilson, falou ao Alternative-Zine.com sobre alguns temas, incluindo seu novo álbum, "Fear Of A Blank Planet" e o novo projeto com Mikael Åkerfeldt do OPETH.
Alternative-Zine.com: O novo trabalho do PORCUPINE TREE, "Fear Of A Blank Planet", definitivamente é um álbum conceitual. Como você resume seu conceito?
Wilson: "Bem, basicamente ele reflete as minhas preocupações com a atual juventude; uma geração nascida em uma era de fácil acesso à informação, vivendo através de bugigangas onde podem abaixar tudo pela internet - música, filmes, informações e pornografia. Tudo está disponível através da internet. Sobre como isso afeta a qualidade da curiosidade humana e eu acredito que curiosidade é uma das qualidades humanas mais importantes. Sem curiosidade nós nunca poderemos descobrir o que está sob a superfície; os diferentes significados e interpretações e níveis que existem na música, como um exemplo. Como a sobrecarga de informações afeta a curiosidade deles a respeito do mundo externo a seus quartos. Meu medo por esta geração potencialmente nula. Ou, para usar uma expressão romântica, 'os jovens de hoje têm o mesmo sentido de alma?'"
Porcupine Tree - Mais Novidades
Alternative-Zine.com: Há uma porção de referências ao modo que as pessoas consomem música atualmente e basicamente o modo que as pessoas consomem, em geral. Qual você acha que será o futuro disso?
Wilson: "Difícil dizer. Este é o pior momento na história para a indústria musical. Todos concordam com isso, artistas e selos - todos os envolvidos. Acredito que no final o que acontecerá é que a música gravada se tornará algo pelo qual ninguém pagará. As pessoas esperarão tê-la de graça, mesmo agora uma porção de pessoas não pensa em comprar música, apenas em baixá-la. A música gravada se tornará uma propaganda para o show ao vivo. Eu já vejo isso nos show do PORCUPINE TREE, onde tem aumentado o público, assim como as vendas, mas não na mesma proporção. As pessoas conhecem a banda ao baixar de graça na internet, mas elas pagam pelos shows. Isso tem um lado positivo, porque significa que bandas que tocam instrumentos de verdade e podem promover um bom show ao vivo sobreviverão, e os artistas manufaturados como Britney Spears não sobreviverão. Estes são tempos interessantes. Também, a música é muito mais acessível atualmente, está cada vez mais presente na vida das pessoas, especialmente porque quase todos têm um Ipod."
Alternative-Zine.com: Que outros projetos futuros você tem planejados?
Wilson: "Tenho esperanças no projeto com Mikael Åkerfeldt do OPETH, que provavelmente terá Mike Portnoy na bateria. Será mais pesado que o PORCUPINE TREE, porém mais leve que o OPETH. Também estou planejando o lançamento do primeiro álbum sob o nome de Steven Wilson. Escrevi músicas que não pertencem a qualquer outro projeto. Será mais relaxado e terá algumas músicas ambiciosas mais longas junto com outras mais curtas. Talvez eu faça o remix de algumas releituras que fiz. Sinto que existem algumas muito boas, como a da Alanis ('Thank U', da ALANIS MORISSETTE), que deveriam ser ouvidas, mas não foram lançadas num formato que serão acessíveis a muitas pessoas, estando disponíveis apenas pela minha mala direta até o momento".
Alternative-Zine.com: Você foi convidado para participar no "Systematic Chaos", do DREAM THEATER. Como isso aconteceu?
Wilson: "Bem, não sou um grande fã da música do DREAM THEATER mas eles são grandes amigos meus. Mike me chamou e falou da música 'Redemption' que eles estavam gravando, que, basicamente, era sobre pessoas que se desculpavam por coisas que tinham feito. Assim eu ofereci, como uma piada, pra me desculpar por desrespeitar o DREAM THEATER e por dizer coisas não legais sobre eles na mídia! E ele achou aquilo uma grande idéia, assim eu acabei me desculpando ao grupo no álbum. O que eu acho que é bem engraçado! É uma linda canção, na minha opinião."
O artigo completo (em inglês) está no alternative-zine.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
"Smooth" do Santana virou sombra para o Matchbox Twenty, e banda tem resposta afiada
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
Roy Khan admite não conseguir mais cantar as músicas do Kamelot como no passado
20 bandas de Rock/Metal que não lançaram discos ruins, em lista da Metal Hammer
O álbum onde os Rolling Stones perderam sua essência, segundo Keith Richards
B. B. King sobre John Lennon ter dito que queria tocar como ele


A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista



