Steve Harris, baixista do Iron Maiden, comenta a situação atual do Heavy Metal
Por Glauber Coelho Anadão
Fonte: Metal Forever
Postado em 11 de novembro de 2006
A MetalForever.com recentemente entrevistou Steve Harris, baixista e fundador do IRON MAIDEN. Confira abaixo um pedaço da entrevista.
MetalForever.com: Porque vocês decidiram abrir a turnê nos E.U.A. ao invés da Europa? Você acha que o Metal está forte nos Estados Unidos?
Steve: Eu acho que não foi um caso de nós termos dito: "vamos abrir a turnê nos E.U.A. ao invés da Europa". Não teve um motivo especial. Nós sempre gostamos dos nossos fãs mais antigos dos Estados Unidos e Canadá, então, quando tivemos a idéia de abrirmos a turnê nos Estados Unidos, não existia razão para desconsiderá-la. Além disso, nós também abrimos a 'Ed Hunter Tour' em 1999 lá, portanto, não é a primeira vez que fazemos isso.
O Metal ainda está muito forte nos E.U.A, mas não existe nada novo que seja bom no momento. Bandas como MASTODON e COHEED AND CAMBRIA são bandas que estão pegando o metal tradicional e o som progressivo e estão mudando um pouco em termos de agressão e som. Estas bandas são somente as que eu me lembro agora, mas eu tenho certeza que existem muitas outras. Mas o Metal está ficando forte em todos os lugares, porque a nova geração está procurando coisas novas e diferentes e estão mudando para tipos de músicas que eles nunca tinham escutado. Considere também o fato de que existem muito mais festivais hoje em dia todo verão com muito Rock e Metal, por isso nos últimos cinco anos o Metal voltou com tudo para a mídia.
MetalForever.com: O CD "A Matter of Life and Death" já está vendendo bem na Europa - e muitos estão falando bem dele. Quais sãos suas expectativas sobre as vendas nos E.U.A? E o quanto você presta atenção nos reviews feitos sobre vocês? Neste ponto, você liga para número de vendas ou reviews?
Steve: Para um artista é sempre difícil comentar sobre o que falam das nossas músicas nos reviews, a não ser que eles venham falar diretamente conosco ou algo assim, mas, nós nunca ficamos envolvidos nisso. IRON MAIDEN, como nós já dissemos antes, nunca ligou para o que está "na moda", então nunca pensamos "Oh! Temos que escrever músicas assim" só para ter certeza de que o álbum irá vender. Eu acho que as pessoas sabem disso e é isso que nos traz os fãs leais que nós temos em todo o mundo. Mas de uma perspectiva criativa, que é de onde venho, a coisa mais importante é que o álbum seja o melhor possível. Rod Smallwood, nosso empresário, será quem vai nos dizer se o álbum está vendendo ou não e a visão das gravadoras sobre ele. Lógico que isso é muito importante, mas para mim é só para confirmar que nós criamos algo que estamos orgulhosos e que poderemos tocar nos shows, pois o público irá gostar.
Do que eu ouvi e li desde o último Ozzfest, nós somos muito bem vistos nos Estados Unidos pela mídia e pelos fãs, então tenho certeza que este álbum, em termos de expectativa, será muito bom de tocar ao vivo. As opiniões que os jornalistas tiveram do nosso álbum também são muito positivas, então, está tudo bem.
MetalForever.com: Você poderia comentar rapidamente sobre o futuro do metal? De onde acha que sairão os próximos JUDAS PRIEST, METALLICA, IRON MAIDEN, SCORPIONS ou OZZY? Existem muitas bandas de Metal, mas você acha que alguma delas irá poder se tornar um fenômeno mundial como as bandas citadas antes? Você tem algum plano de continuar "por trás" dos negócios do MAIDEN e tentar achar uma nova grande banda de metal?
Steve: Bom, como eu já disse antes, existem algumas bandas novas que estão chegando nos limites e, em alguns casos, os ultrapassando. Nós temos duas das melhores bandas do momento conosco na turnê. BULLET FOR MY VALENTINE estará com a gente na maior parte das datas dos E.U.A. e eles são uma banda que está fazendo parte dos maiores festivais neste ano e estão ganhando muitos prêmios. Eles estão trabalhando bem duro, e essa é, na minha opinião, a melhor forma de se tornar uma grande banda. Na Europa nós temos o TRIVIUM nos acompanhando e eu tenho certeza de que o material deles é mais do que familiar para vocês. Bruce [Dickinson] foi vê-los em Londres há um tempo atrás e o filho dele é um fã dessa banda e ele ficou impressionado quando entrou no estúdio com eles. Eu li muitas coisas sobre o grupo, portanto estou bem interessado em vê-los.
Quando a nova "sensação do Metal" irá aparecer? Existem tantos subgêneros de Metal hoje em dia que é difícil dizer, mas como eu mencionei anteriormente, é só você se esforçar bastante, saber o que quer fazer e também saber que dará o melhor de si ao vivo que vocês poderão ser uma grande banda. Vocês obviamente terão que escrever boas músicas, mas no Metal, em geral, é só você reproduzir aquilo na frente das pessoas e ter a certeza de que sua banda é diferente do resto.
À respeito de minha pessoa após o MAIDEN? Acho que ainda existem muitas outras coisas para eu me preocupar, então, pensarei nisso um pouco mais para frente.
Confira a íntegra da matéria no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps