O maior cantor da geração do rock nacional dos anos 1980, segundo Roberto Frejat
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de fevereiro de 2024
Entre os grandes cantores do rock nacional dos anos 1980 não dá para deixar de fora nomes como Cazuza, Humberto Gessinger, Arnaldo Antunes e Renato Russo. Para Roberto Frejat, que fez história no Barão Vermelho, entretanto, o cantor da Legião Urbana é quem ganha o posto de maior daquela geração.
Legião Urbana - Mais Novidades
A declaração surgiu no perfil oficial de Facebook de Frejat em 2018, na ocasião de 22 anos de aniversário da morte de Russo. A publicação traz uma rara foto da dupla.
"Que saudade! Há 22 anos nós perdemos Renato Russo. Impossível lembrar dele e não se emocionar. Deixou um legado imenso para a música brasileira e o rock nacional. O maior cantor da minha geração, na minha opinião. No meu álbum digital "2016" fiz uma homenagem a ele gravando uma versão da música "Mais Uma Vez" que toquei ao vivo por muito tempo. Que ele seja sempre lembrado por sua obra e seu talento!", disse.
Comparações entre Legião Urbana e Barão Vermelho
A Legião Urbana nunca mais lançou álbum de inéditas após a morte de Renato Russo. Já no caso do Barão Vermelho, quando Cazuza saiu, o grupo se reestruturou e segue até hoje. Em entrevista ao canal Corredor 5, no YouTube, o jornalista e escritor Luiz Fernando Carneiro deu sua visão sobre a diferença entre esses dois casos.
"Uma vez, vi no Canecão o Dado Villa-Lobos e o Marcelo Bonfá na plateia. Eles subiram no palco e cantaram algumas músicas com o Bruce Gomlevsky, do musical Legião Urbana. Acho que era algo beneficente. É emocionante ver a galera da nova geração cantando. Agora, será que a Legião poderia ter feito igual ao Barão Vermelho fez de trocar de vocalista na semana seguinte? Acho que não. Era outra época.
No caso do Barão, eles tinham três discos lançados só com o Cazuza. O AC/DC fez isso depois de dez anos de carreira, realmente. E quando o Renato morreu, a Legião tinha 12 anos, mas acho que morre o compositor. O Renato era o Renato, não tinha como. O Cazuza com o Barão teve como porque foi muito cedo. O Barão tinha 3 anos quando o Cazuza saiu. Se o Cazuza tivesse ficado no Barão até 1990, não sei se eles continuariam após a morte dele. Ia ser algo muito marcante. Acho ótimo o Queen com o Adam Lambert por exemplo, ou o Rodrigo Suricato no Barão Vermelho".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Quando Geezer Butler descobriu o tamanho da influência do Black Sabbath
O gigante do jazz que impressionou Angus Young; "um dos maiores músicos de todos os tempos"
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"

Por que Legião Urbana não fez igual ao Barão Vermelho e seguiu com outro vocalista?
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A semelhança da relação de Ozzy e Renato Russo com a Bíblia, segundo Mauro Henrique
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Internauta pergunta se Legião Urbana é a melhor banda do Brasil e Rick Bonadio faz palestra
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Paulo Ricardo explica por que não há registro em vídeo de seu dueto com Renato Russo
A opinião de Renato Russo sobre "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" de Tolkien


