O maior cantor da geração do rock nacional dos anos 1980, segundo Roberto Frejat
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de fevereiro de 2024
Entre os grandes cantores do rock nacional dos anos 1980 não dá para deixar de fora nomes como Cazuza, Humberto Gessinger, Arnaldo Antunes e Renato Russo. Para Roberto Frejat, que fez história no Barão Vermelho, entretanto, o cantor da Legião Urbana é quem ganha o posto de maior daquela geração.
Legião Urbana - Mais Novidades
A declaração surgiu no perfil oficial de Facebook de Frejat em 2018, na ocasião de 22 anos de aniversário da morte de Russo. A publicação traz uma rara foto da dupla.
"Que saudade! Há 22 anos nós perdemos Renato Russo. Impossível lembrar dele e não se emocionar. Deixou um legado imenso para a música brasileira e o rock nacional. O maior cantor da minha geração, na minha opinião. No meu álbum digital "2016" fiz uma homenagem a ele gravando uma versão da música "Mais Uma Vez" que toquei ao vivo por muito tempo. Que ele seja sempre lembrado por sua obra e seu talento!", disse.
Comparações entre Legião Urbana e Barão Vermelho
A Legião Urbana nunca mais lançou álbum de inéditas após a morte de Renato Russo. Já no caso do Barão Vermelho, quando Cazuza saiu, o grupo se reestruturou e segue até hoje. Em entrevista ao canal Corredor 5, no YouTube, o jornalista e escritor Luiz Fernando Carneiro deu sua visão sobre a diferença entre esses dois casos.
"Uma vez, vi no Canecão o Dado Villa-Lobos e o Marcelo Bonfá na plateia. Eles subiram no palco e cantaram algumas músicas com o Bruce Gomlevsky, do musical Legião Urbana. Acho que era algo beneficente. É emocionante ver a galera da nova geração cantando. Agora, será que a Legião poderia ter feito igual ao Barão Vermelho fez de trocar de vocalista na semana seguinte? Acho que não. Era outra época.
No caso do Barão, eles tinham três discos lançados só com o Cazuza. O AC/DC fez isso depois de dez anos de carreira, realmente. E quando o Renato morreu, a Legião tinha 12 anos, mas acho que morre o compositor. O Renato era o Renato, não tinha como. O Cazuza com o Barão teve como porque foi muito cedo. O Barão tinha 3 anos quando o Cazuza saiu. Se o Cazuza tivesse ficado no Barão até 1990, não sei se eles continuariam após a morte dele. Ia ser algo muito marcante. Acho ótimo o Queen com o Adam Lambert por exemplo, ou o Rodrigo Suricato no Barão Vermelho".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger, segundo Lars Ulrich
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Cristina Scabbia afirma que não se considera uma celebridade na Itália
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Por que Legião Urbana não fez igual ao Barão Vermelho e seguiu com outro vocalista?
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger
Como namorado de Renato Russo e feijoada inspiraram hit da Legião Urbana
O hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot


