O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de fevereiro de 2026
De todas as bandas que povoam o vasto universo do heavy metal, poucas sentam na mesma mesa que o Black Sabbath. Fundado no final dos anos 1960 pelo guitarrista inglês Tony Iommi, o grupo é considerado o criador do gênero - status que começou a ser consolidado com o debut autointitulado, lançado em fevereiro de 1970.
Black Sabbath - Mais Novidades
Impulsionado pela sua macabra faixa-título, "Black Sabbath" apresentou ao mundo um estilo caracterizado por guitarras distorcidas, batidas marcantes e vocais assustadores. A partir daí, a banda lançou outros álbuns essenciais para o desenvolvimento do heavy metal, como "Paranoid" (1970), "Master of Reality" (1971) e "Sabbath Bloody Sabbath" (1973).
Embora seja responsável por trabalhos monumentais, o Black Sabbath também lançou álbuns questionáveis. É o caso de "Forbidden" (1995), que por muitos anos foi o último trabalho de estúdio do grupo - posto que hoje pertence a "13" (2013).
Décimo oitavo registro de estúdio do Black Sabbath, "Forbidden" foi concebido em meio a um período turbulento para a banda, marcado por sucessivas trocas de formação. Produzido por Ernie C., guitarrista do Body Count, o álbum encerra a segunda passagem do vocalista Tony Martin pela banda.
"Forbidden" definitivamente não é um clássico do metal, e frequentemente é apontado como o pior trabalho do Black Sabbath. Em um ranking divulgado pelo Heavy Consequence, por exemplo, a obra ocupa o último lugar da lista. Assinada por Jon Hadusek, a breve resenha do álbum, reproduzida a seguir, é direta e traz palavras pouco amigáveis.
"'Forbidden' é uma atrocidade mal feita e o pior álbum a levar o nome Black Sabbath. As músicas são mal escritas, como se tivessem sido concebidas na hora, durante jam sessions. Para aumentar o caos, a produção ficou a cargo de Ernie C., do Body Count. Há até uma colaboração com Ice T na infame música 'The Illusion of Power'. Os próprios membros da banda foram críticos em retrospecto, com Tony Martin descartando-o como um 'preenchimento' que foi usado para libertar o Black Sabbath da I.R.S. Records e do próprio cantor."
Lançado em junho de 1995, "Forbidden" foi gravado por Tony Martin (vocal), Tony Iommi (guitarra), Neil Murray (baixo), Cozy Powell (bateria) e Geoff Nicholls (teclado). O disco encontra-se disponível no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
Slash revela o que realmente agravou briga com Axl Rose: "Era superficial e estúpido"
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
Como Dave Mustaine entrou para o Metallica, segundo ele mesmo
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
"A lenda do Iron Maiden é Paul Di'Anno", diz Blaze Bayley
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
O vazio deixado pelo Edguy



5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Por que o heavy metal segue relevante após mais de cinco décadas?
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
Tony Iommi sobre riffs; "É a única coisa que sei fazer, sou inútil para qualquer outra coisa"
As 30 maiores músicas da história do Heavy Metal, segundo o site WatchMojo


