Michael Fath - Guitarrista e violonista.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar Correções  


Entrevista exclusiva com o guitarrista Michael Fath, famoso por sua habilidade e técnica tanto no violão como na guitarra. Por Thiago Corrêa e Pedro Bomfim. Tradução de Mário Del Nunzio.

publicidade

Whiplash! / O que você tem feito recentemente ? Quais são seus projetos atuais ?

Michael Fath / Estou envolvido com 3 projetos: The Michael Fath Group, meu novo trio, continuar meus concertos solo/acústicos e, Michael Fath's Le Jazz, minha banda de jazz com 9 músicos, incluindo seção de metais com 5 músicos. Eu tenho escrito material para os 3 projetos, 14 música cada, e gravarei e os lançarei simultaneamente depois, nesse ano.

publicidade

Whiplash! / Você é realmente muito conhecido entre músicos, mas não está sempre na mídia como Steve Vai, Yngwie Malmsteen e outros. Você acha que isso é porque você tem um som menos comercial com muitos violões clássicos e poucos vocais ? Como você explicaria isso?

Fath / Tanto Vai quanto Malmsteen estão em gravadoras "majors", eu estava em algumas independentes. Eu acho que escrevi várias músicas "amigáveis para rádio", só que é impossível competir com as "majors". Lembre-se, eu gravei "Hocus Pocus" pelo menos 2 anos antes de Gary Hoey. A diferença é que ele estava na Warner Bros. e eu na R.E.D. Ink. Ele tinha um bom orçamento, eu não!

publicidade

Whiplash! / Como você conseguiu estudar tanto guitarra elétrica quanto violão clássico, se tornando um grande músico nos dois?

Fath / Antes de tudo, eu amo os dois instrumentos e percebo que são bem diferentes. Eu apenas pratiquei mais que qualquer um. A coisa principal é que não sou preguiçoso. Eu acordo bem cedo de amanhã, para treinar, não há absolutamente interrupções. Eu acho que guitarra é 50% habilidade e 50% trabalho.

publicidade

Whiplash! / Quando você começou a tocar? Há algum artista ou banda que o fez querer estudar ou se desenvolver ?

Fath / Comecei a tocar quando tinha 14 anos. Os artistas, bandas, guitarristas, etc que me influenciaram são muitos para mencionar. Se tivesse que dizer o nome de um, entretanto, seria The Beatles! Eles ainda são meu grupo favorito de todos os tempos.

publicidade

Whiplash! / Quais são suas influências ? Por favor, nos conte como elas entraram na sua vida e o que significam a você.

Fath / Sou influenciado por muitas coisas, e elas não são necessariamente musicais. Qualquer um que sobressae-se no que faz, me influencia. Isso pode ser um filme, um livro (leio um romance por semana), uma pintura, um atleta, um pai, um professor, um trabalhador social, minhas filhas, meus amigos, etc.

publicidade

Whiplash! / Como você se sentiu por ser exaltado por John Willians, um dos melhores violonistas do mundo ?

Fath / Eu acho que John Willians é o melhor guitarrista clássico que eu ouvi, ponto final. A razão para dizer isso é que, enquanto técnicamente ele está no topo dos topos (mas aí também estão Parkening, Barrueco, Isben, Barbosa-Lima, Russell, Fisk, etc) eu acho que ele é mais cabeça-aberta na sua visão musical. Apenas olhe na vastidão e grande variedade musical do material que ele gravou. E ele reconhece guitarristas de guitarra elétrica. Eu não consigo aguentar músicos clássicos esnobes, e John Willians é qualquer coisa menos isso. Alguns dos outros estão muito fechados nos seus mundos, eles gravam o mesmo material de novo e de novo e não tem nada de bom a dizer exceto sobre suas próprias disciplinas. Então, ser exaltado por John Willians é uma das maiores honras que posso ter. Eu o encontrei uma vez, talvez nos encontremos de novo.

publicidade

Whiplash! / O que você conhece de música brasileira. Eu suponho que você conheça o trabalho de Heitor Villa-Lobos, estou certo? Se sim, o que você acha disso ?

Fath / Eu conheço pouco de música brasileira, mas quando eu escuto, eu gosto. Claro que eu sou familiar com Villa-Lobos, qualquer um que estuda violão clássico deveria aprender todos seus 5 prelúdios e tantos estudos quanto possível. Eu ainda toco o Prelúdio #2 quando estou com o meu lado clássico da mente, o que tenho medo que não seja muito frequente agora. Eu também gosto do jazz brasileiro que escuto. Espero que possa ir aí em breve.

Whiplash! / Por favor, diga pelo menos 4 de suas composições que mais lhe agradam. Nos diga como o processo de composição ocorreu em cada uma delas.

Fath / Eu realmente gosto de tudo que escrevi recentemente. É um processo de crescimento natural. Enquanto eu respeito e gosto de que escrevi e gravei antes, tenho uma tendência a constantemente querer mover-me. Eu sempre procuro novas idéias musicais e técnicas ,e é por isso que sempre venho com discos inteiramente novos. Eu me sinto cheio facilmente e não aguento artistas que constantemente fazem os mesmo discos de novo e de novo. Quanto ao meu processo de composição, apenas escrevo o que ouço.

Whiplash! / O que o faz considerar alguém um bom guitarrista?

Fath / O mais importante é um bom senso de ritmo e tempo. Sem isso, você pode esquecer. Eu amo um bom timbre, técnica e, muito importante, senso de originalidade! E você tem que saber como tocar blues, não há debate nisso.

Whiplash! / Direi nomes de alguns guitarristas e gostaria que você os comentasse:

Whiplash! / Steve Vai:

Fath / Obviamente tem um dom, vem de seu próprio espaço. Muito, muito legal!

Whiplash! / Yngwie Malmsteen:

Fath / O melhor de todos, e eu quero dizer, todos os neo-classicistas. Impecáveis senso de ritmo e tempo. Eu amo seu timbre e sua técnica. Ele não disse "groove or die"? Muito legal para palavras. Yngwie é também um ótimo guitarrista de blues, algo que muitos guitarristas neo-clássicos tristemente não são. E ele ainda toca Stratos! Eu o acho interessante.

Whiplash! / Eddie Van Halen:

Fath / Um dos guitarristas mais importantes de todos os tempos! Ele, como Hendrix, influenciou todos. O melhor senso rítmico do planeta!

Whiplash! / Muito obrigado pela entrevista! Por favor, se tiver algo a dizer, ou quiser mandar uma mensagem para seus fãs, o espaço é seu.

Fath / Para entrar em contato, por favor, vejam meu website: www.michaelfath.com. Eu prometo que novamente estarei contribuindo para a guitarra instrumental!

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Beatles: Perguntas e respostas e curiosidades diversasBeatles
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Kiss: 15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famososKiss
15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famosos


WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin