Hugo Mariutti: grande revelação entre os guitarristas nacionais
Por Rodrigo Vinhas
Postado em 17 de fevereiro de 2002
Neste mês o guitarrista escolhido foi Hugo Mariutti do Shaman. Também serão abordados assuntos como Acordes, Escalas, Arpejos, Tétrades, Intervalos, Harmonia, Improvisação e como tudo isso é aplicado ao Heavy.
Nesse ano de 2001 o guitarrista Hugo Mariutti foi uma grande revelação entre os guitarristas nacionais. Nessa pequena entrevista ele nos conta alguns detalhes sobre seu equipamento, fala sobre o Shaman, o Henceforth e nos dá algumas dicas.
O Shaman fez uma pré-produção na casa do Ricardo Confessori certo? A gravação foi feita de forma analógica ou digital, qual você prefere?
Hugo - Fizemos uma pré, na casa do Ricardo, que foi gravada no sistema protools, que é digital. Quanto a qual eu prefiro, na verdade depende da situação e de que resultado você quer chegar, mas na minha opinião sempre que possível passar por algum processo analógico.
Você ficou contente com o resultado?
Hugo - Bastante, o resultado foi muito legal.
E quanto ao Henceforth, o que você tem achado do resultado das gravações ?
Hugo - Eu acho que o cd está ficando muito bom, não só na parte da timbragem, mas também na parte das composições e o papel dos dois produtores (N. do R. Luis Mariutti e Guilherme Canaes) foi fundamental para o nosso desenvolvimento musical.
Como tem sido a repercussão do single I.Q.U?
Hugo - Muito boa, pois as críticas têm sido muito positivas e se tratando de uma banda que está tentando criar um estilo, isto é muito positivo.
Quais são os equipamentos que você usou para fazer a pré produção do Shaman e está usando na gravação do primeiro álbum do Henceforth?
Hugo - Eu uso guitarras Kramer Flying V, Fender Stratocaster, Ibanez S540, com midi system e Fender Telecaster. Estou usando amplificadores Mesa Boogie Dual Rectfier e Marshall Jcm 900. Quanto a efeitos eu uso Digital Delay e Chorus da Boss, Wah-Wah Cry Baby e um Modulo Roland GR 30.
Qual encordamento você usa?
Hugo - Para as guitarras afinadas em E (N. do R. STANDARD) eu uso 0.10, para as guitarras afinadas abaixo 0.11, ou 0.12, dependendo da guitarra.
Você tem sofrido muita pressão por estar de certa forma "substituindo" de uma vez Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro?
Hugo - Olha, na verdade tem uma certa pressão que é natural, pois os dois são excelentes guitarristas e o público já estava acostumado e gostava bastante deles, porém é uma outra banda então na verdade eu não estou substituindo eles, a não ser nas musicas do Angra que estamos tocando ao vivo.
O que você tem ouvido ultimamente?
Hugo - Muitas coisas, na verdade eu estou sempre ouvindo de tudo que tenha qualidade. Isto é muito importante para quem faz musica, pois você não pode se prender a uma banda só, ou a um estilo.
Você escreve uma coluna sobre Rock, na revista guitar class, fale um pouco sobre isso.
Hugo - Na verdade eu escrevo desde novembro para esta revista, pois o Valmyr Tavares que e o editor da revista me chamou para fazer uma coluna sobre rock pesado. É muito legal, pois a revista e muito bem feita e eu estou contente em poder participar dela.
Você sendo único guitarrista do Shaman, vai gravar mais de uma guitarra nas músicas?
Hugo - Vamos gravar bastante coisa, sim, pois ao vivo nós vamos rearranjar para que soe muito parecido com o disco.
Como pretende executar ao vivo?
Hugo - Vamos fazer como já fizemos pois eu acho que conseguimos algo parecido com as músicas do Angra que tocamos ao vivo.
Qual o seu processo de composição?
Hugo - Depende da música que eu estou compondo, pois às vezes eu toco um riff e vou montando a musica em cima dele, ou começo por uma parte de teclado, levada de bateria, ou seja, não tem uma regra especifica e sim uma inspiração.
Qual sua formação musical?
Hugo - Eu estudei com dois grandes professores que se chamam: Marcelo Araújo e André Hernandes. Estes dois me passaram tudo que eu sei de harmonia, técnica, etc, porém tem mais duas pessoas que também me ajudaram muito na forma de tocar que foram o Luis Mariutti e o Guilherme Canaes.
Quais suas maiores influências?
Hugo - Eu gosto de vários guitarristas como Trevor Rabin, Randy Rhoads, Steve Rothery, Scott Ian, Glen Tipton, Jake e Lee, Marty Friedman, Eddie Van Halen etc.
O que você diria para alguém que quer começar a tocar guitarra?
Hugo - Tentar se dedicar o máximo, com muita disciplina e principalmente criar um estilo desde o começo, pois os melhores guitarristas na minha opinião são os que têm um estilo próprio.
Deixe considerações finais.
Hugo - Eu agradeço a todos que já estão se interessando pelo nosso trabalho e às pessoas que estão dando uma força através de emails e mensagens. Espero que vocês gostem do novo som, pois nós estamos muito satisfeitos com o resultado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Os 10 melhores álbuns do DSBM em uma lista para checar sua saúde mental
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath


As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Rob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"
Pantera: Namorada de Dimebag explica porque Anselmo não foi ao enterro


