Em 17/07/1992: Guns N' Roses e Metallica começam turnê conjunta
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 17 de julho de 2015
O GUNS N’ ROSES estava fazia cerca de um ano e meio adentro de sua turnê de quase 30 meses para promover os ‘Use Your Illusion’ quando se aliou ao METALLICA para uma empreitada de dois meses e meio pela América do Norte no verão de 1992. Os titãs do Metal também estavam bem calejados de estrada: àquela altura, eles estavam em turnê para divulgar seu monstruoso sucesso de disco, ‘Metallica’, de 1991.
Ambas as bandas estavam na ponta dos cascos e já um pouco cansadas de chão quando decidiram fazer 26 shows a começar no dia 17 de julho de 1992. Tudo teve início no RFK Stadium de Washington, onde as duas bandas preencheram seus sets com músicas de seus álbuns mais recentes, clássicos de catálogo e até alguns covers de seus artistas favoritos.
Era a turnê dos sonhos… ou seria dos pesadelos?
Não demorou muito até que o caldo entornasse. No dia 8 de agosto, no oitavo show, durante a parada no Estádio Olímpico de Montreal, o frontman do METALLICA, JAMES HETFIELD sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau em seu braço esquerdo depois de ter pisado na boca de um canhão pirotécnico. Eles acabaram cancelando a segunda parte de seu set naquele dia.
Mas ao invés de subir ao palco mais cedo para acalmar a crescentemente agitada plateia, o GUNS N’ ROSES – uma banda não conhecida por honrar programações e horários com muito afinco – começou atrasado. Eles diriam depois que a equipe técnica ainda não havia tido tempo para ajustar os monitores do grupo, então eles não conseguiam se ouvir enquanto tocavam. Para acabar, o vocalista do GN’R, W. AXL ROSE, alegou uma dor de garganta, o que levou a banda a encurtar seu show.
Tal como em um show em St. Louis um ano antes, os fãs não aceitaram isso muito bem. Eles foram às ruas de Montreal e pilharam, atearam fogo, saquearam lojas e agiram como o tipo de gente sobre a qual conservadores alertavam pais de família em 1958.
A turnê recomeçou duas semanas depois no Arizona, com Hetfield trajando um enorme curativo e um guitarrista base temporário como Metallica no palco. Ela finalmente se encerraria no dia 6 de outubro com um show no Kingdome em Seattle. Rumores tem persistido há anos de que aquela foi uma manobra financeiramente lucrativa para o Metallica, que continuaria sua turnê ‘Wherever We May Roam’ até o meio de dezembro de 1992.
Já o Guns N’ Roses, supostamente perdeu dinheiro nesse trecho da turnê. Não que importasse muito. Eles ficariam na estrada por mais nove meses, finalizando sua peregrinação por 27 países no dia 27 de julho de 1993, como um show em Buenos Aires, Argentina.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
O detalhe irritante em clássico do Led Zeppelin que Jimmy Page não consegue ignorar
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
O baterista amigão que Phil Collins admite ser tecnicamente muito superior a ele
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo

5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Jeff Walker e Bill Steer são como James Hetfield e Lars Ulrich do Carcass
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Connie Burton, irmã de Cliff Burton (Metallica), morre aos 66 anos
O "horrível" primeiro show dos Ramones foi como trio e já teve alguns clássicos


