Telefone Sem Fio: As histórias que unem Queen e Fundo de Quintal
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de abril de 2024
Em mais um post da série Telefone sem fio, chegou a hora de analisar como as músicas "O Show Tem Que Continuar", do Fundo de Quintal, e "The Show Must Go On", do Queen, se conectam. Vale lembrar que as duas apresentam o mesmo significado, só que em línguas diferentes.
O show no fundo do quintal
A música "O Show Tem Que Continuar" é um dos grandes clássicos do samba e foi lançada em 1988 pelo grupo Fundo de Quintal, do vocalista Arlindo cruz, no álbum de mesmo nome. A canção é até hoje mais executada do artista no ECAD, segundo reportagem do Portal Terra.

"De acordo com o Ecad, Arlindo Cruz tem 773 obras musicais e 1828 gravações cadastradas no banco de dados da instituição. Nos últimos cinco anos, ele teve a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas proveniente dos segmentos de TVs, rádios, música ao vivo e shows, que correspondem a mais de 80% do que foi destinado a ele, segundo o Ecad".
Arlindo, carnaval e Rock in Rio
Arlindo Cruz participou do desfile do Império Serrano, do Rio de Janeiro, em 2023, mesmo após ter sofrido um AVC. Como conta matéria do Brasil de Fato, ele e outras personalidades estiveram presentes na ocasião. "Ele carregava nas mãos um machado de Xangô, seu orixá. Uma equipe médica acompanhou o sambista de perto para garantir a segurança dele", diz o texto.
Outra representante importante do carnaval carioca, a Mocidade Independente de Padre Miguel, já fez um enredo que agradou muito os fãs de Freddie Mercury e Queen. Foi em 2013, quando a agremiação escolheu o tema do Rock in Rio, com seguinte refrão: "Uma onda me embala, invade a alma / No peito explode a minha paixão / Um mundo melhor... que felicidade / No rock in rio eu vou de mocidade".
Do samba ao rock
Nesse desfile, a Mocidade homenageou Freddie Mercury com o icônico Freddie Mercury Prateado, personagem vivido por Eduardo Sterblitch. O portal G1 entrevistou o ator: "Eu não sei sambar, deixei acontecer. Acho que eu perdi vários quilos nesse desfile. De uma bobagem, que é esse personagem, saiu uma coisa superlegal", contou.

O show deve continuar
E por falar em Queen, foi nos últimos dias de Freddie Mercury com vida que seu parceiro de banda, Brian May, finalizou a música "The Show Must Go On", que trata, entre outros assuntos, justamente do tema da inevitável morte de Mercury devo ao vírus do HIV. A icônica apresentação do Queen no Rock in Rio foi em 1985, na primeira edição, e seis anos depois, em 1991, a banda lançaria a música em questão.
O site da Antena1 explica mais sobre os bastidores da criação desse clássico do álbum "Innuendo": "A canção foi lançada dia 24 de novembro de 1991, um pouco antes do membro Freddie falecer. Rapidamente, ela se tornou o novo sucesso do grupo e por meio dela foi retratado os últimos momentos de vida do vocalista que lutava contra uma broncopneumonia devido a AIDS.
Brian foi quem ficou responsável pela composição mas sempre estava em constante diálogo com Freddie a respeito de como deveriam seguir com os versos e até mesmo o título da canção. Naquele momento, o vocalista já estava muito mal mas ainda sim juntou todas suas energias para entregar o seu melhor nas gravações".
Telefone Sem Fio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
O músico que Steven Tyler chamou de sua alma gêmea; "Não sou gay, mas eu o amo"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
Os quatro discos que John Fogerty gostaria que fossem esquecidos
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
A pior faixa de "Toxicity", do System of a Down, segundo a Metal Hammer
O álbum do Rush rejeitado pelo público que Neil Peart guardava no coração

Telefone Sem Fio: Quatro histórias que separam o Deep Purple de Milionário & José Rico
Telefone sem fio: quatro histórias que separam o Megadeth da escola de samba Mangueira

A música longa que apavorou a gravadora do Queen mas acabou chegando ao topo das paradas
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
A inesperada melhor performance de Freddie Mercury, de acordo com Brian May
Oasis quebra marca histórica dos Beatles com álbum de estúdio mais vendido do Reino Unido
O Queen pode voltar à estrada para uma nova turnê? Baterista Roger Taylor responde
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
As duas palavras que resumem o segredo do som único do Queen
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen


