Pantera: Fotógrafo de "Vulgar Display Of Power" conta a história por trás da capa
Por André Garcia
Postado em 31 de outubro de 2023
Após se tornar uma das bandas de metal mais populares do planeta com "Cowboys From Hell" (1990), o Pantera retornou ainda mais pesado e agressivo em 1992 com "Vulgar Display of Power" — um verdadeiro soco na cara. E literalmente! Sua capa apresenta um soco na cara tão realista que ao olhar você quase pode sentir.
O baterista Vinnie Paul dizia que para fazer a capa o Pantera pagou a um cara 10 dólares por porrada. Segundo ele, até chegar a uma que os agradasse foram necessários 31 murros. Em entrevista para a Loudwire o fotógrafo Brad Guice revelou que nenhuma face foi de fato socada.
"No último minuto, a Ford Model Agency me ligou e disse, 'Aí, temos um modelo de cabelos compridos vindo de Los Angeles'. Ele veio, e foi perfeito para a sessão de fotos; seu nome era Sean Cross. Acabamos nos tornando bons amigos."
"Na época, eu estava ficando muito conhecido por um estilo que estava desenvolvendo, que envolvia muito movimento nas fotografias. Eu pegava imagens e combinava luz de flash com filme de tungstênio e depois ajustava a velocidade do obturador da minha câmera para uma velocidade lenta. Através do movimento, a imagem ficava borrada e suave. E você tinha um movimento marcante nas fotos. Então, eu era conhecido por isso. Acredito que foi essa a razão pela qual eles me chamaram. Porque queriam adicionar algum tipo de drama a algo que poderia ser apenas uma foto comum."
Quanto às lendas que circulam a icônica foto da capa, ele garantiu serem apenas lendas, e que a realidade não foi tão badass.
"Já ouvi essas histórias, e o pessoal sempre me pergunta, mas não foi aquilo o que aconteceu. Foi uma sessão de fotos profissional. [Cross] foi empurrado com bastante força, porque eu queria que parecesse físico. Então ele foi empurrado com força toda vez, mas nunca foi realmente socado, por assim dizer", concluiu.
Seria então "Fake Display of Power" um título mais apropriado?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
Chris Cornell: Alguns fatos sobre o músico que nem todos conhecem
Kiss: as 10 músicas mais "demoníacas" da banda
O grande defeito de Jimmy Page, segundo o saudoso Prince



O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Ace Frehley ficou assustado ao ver seu rosto no caixão de Vinnie Paul
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Dimebag Darrell
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Phil Anselmo, segundo David Ellefson
Para Mike Portnoy, Sepultura ajudou a carregar a bandeira do metal nos anos 90



