Pink Floyd: "The Dark Side of the Moon" sincroniza com "O Mágico de Oz"?
Por Rodrigo Clark
Postado em 06 de setembro de 2021
Em março de 1973, o Pink Floyd lançava seu oitavo álbum, intitulado "The Dark Side of the Moon". Mais de vinte anos depois, surgiu na internet um boato de que o álbum, quando tocado junto ao filme "O Mágico de Oz", de 1939, traria uma impressionante sincronia entre as músicas do disco e as cenas do filme. O Pink Floyd nega qualquer conexão entre as duas obras. No entanto, o filme e o álbum emparelham direitinho, fazendo com que a coincidência seja assombrosa!
Um jornalista chamado Charlie Savage resolveu investigar a história e, de fato, descobriu diversas semelhanças. Ele publicou uma matéria sobre o assunto e, mesmo que o Pink Floyd tenha negado qualquer influência do filme sobre a criação do disco, a lenda já havia ganhado vida.
Em vídeo recente do canal "Só me resta o Rock'n'Roll" são demonstrados cada um desses pontos comuns entre o filme e o álbum.
Confira os pontos comuns entre as duas obras e comenta o que você acha dessas coincidências.
0’08" O álbum deve começar a tocar exatamente no terceiro rugido do leão da MGM, o que anuncia o início do filme.
4’01" Dorothy se equilibra na cerca do chiqueiro da fazenda. A música "Breathe" diz nessa hora: "and balanced on the biggest wave", ou seja, "equilibrado na maior onda".
4’09" Dorothy acidentalmente cai dentro do chiqueiro. A queda marca o início da música "On The Run", que tem andamento bem mais rápido.
8’02" Dorothy estava sonhando com um lugar bonito e tranquilo, quando é despertada pelos relógios do início de "Time".
11’05" A cena do filme muda para Dorothy fugindo de casa com seu cachorrinho Totó no momento em que a letra da música "Time" diz: "no one told you when to run" ou seja, "ninguém lhe disse quando correr".
13’54" O vidente diz para Dorothy voltar para casa. No mesmo momento, o final de "Time" traz os versos "home, home again", que significa "em casa novamente".
16’11" O tornado começa no filme e a música "Great gig in the sky" fica mais agitada.
19’32" Dorothy vê a Terra de Oz pela primeira vez quando a música "Money" começa. É a primeira cena colorida do filme e "Money" é a primeira música do lado B do LP.
21’13" A Bruxa Boa do Norte vem flutuando em uma bolha e recebe Dorothy na Terra de Oz. Enquanto isso, a letra de "Money" diz: "não vem com essa besteira de que é bom fazer o bem". ("Don't give me that do goody good bullshit")
33’45" Dorothy se despede da Bruxa Boa do Norte e dos munchkins e inicia sua jornada pela estrada de tijolos amarelos. A transição da cena é marcada pelo início da música instrumental "Any Colour You Like".
37’26" Dorothy encontra o Espantalho. Ele começa a cantar e dançar, dizendo o que faria se tivesse um cérebro. Enquanto isso, ouve-se repetidamente o verso: "the lunatic is on the grass" ("o lunático está na grama"), de uma música sutilmente chamada "Brain Damage", que significa "dano cerebral", em português.
42’38" Dorothy encosta o ouvido no peito do Homem de Lata para comprovar que ele não tem coração. No mesmo instante, ouve-se batimentos cardíacos ao final da música "Eclipse".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps