Pink Floyd: "The Dark Side of the Moon" sincroniza com "O Mágico de Oz"?
Por Rodrigo Clark
Postado em 06 de setembro de 2021
Em março de 1973, o Pink Floyd lançava seu oitavo álbum, intitulado "The Dark Side of the Moon". Mais de vinte anos depois, surgiu na internet um boato de que o álbum, quando tocado junto ao filme "O Mágico de Oz", de 1939, traria uma impressionante sincronia entre as músicas do disco e as cenas do filme. O Pink Floyd nega qualquer conexão entre as duas obras. No entanto, o filme e o álbum emparelham direitinho, fazendo com que a coincidência seja assombrosa!
Um jornalista chamado Charlie Savage resolveu investigar a história e, de fato, descobriu diversas semelhanças. Ele publicou uma matéria sobre o assunto e, mesmo que o Pink Floyd tenha negado qualquer influência do filme sobre a criação do disco, a lenda já havia ganhado vida.
Em vídeo recente do canal "Só me resta o Rock'n'Roll" são demonstrados cada um desses pontos comuns entre o filme e o álbum.
Confira os pontos comuns entre as duas obras e comenta o que você acha dessas coincidências.
0’08" O álbum deve começar a tocar exatamente no terceiro rugido do leão da MGM, o que anuncia o início do filme.
4’01" Dorothy se equilibra na cerca do chiqueiro da fazenda. A música "Breathe" diz nessa hora: "and balanced on the biggest wave", ou seja, "equilibrado na maior onda".
4’09" Dorothy acidentalmente cai dentro do chiqueiro. A queda marca o início da música "On The Run", que tem andamento bem mais rápido.
8’02" Dorothy estava sonhando com um lugar bonito e tranquilo, quando é despertada pelos relógios do início de "Time".
11’05" A cena do filme muda para Dorothy fugindo de casa com seu cachorrinho Totó no momento em que a letra da música "Time" diz: "no one told you when to run" ou seja, "ninguém lhe disse quando correr".
13’54" O vidente diz para Dorothy voltar para casa. No mesmo momento, o final de "Time" traz os versos "home, home again", que significa "em casa novamente".
16’11" O tornado começa no filme e a música "Great gig in the sky" fica mais agitada.
19’32" Dorothy vê a Terra de Oz pela primeira vez quando a música "Money" começa. É a primeira cena colorida do filme e "Money" é a primeira música do lado B do LP.
21’13" A Bruxa Boa do Norte vem flutuando em uma bolha e recebe Dorothy na Terra de Oz. Enquanto isso, a letra de "Money" diz: "não vem com essa besteira de que é bom fazer o bem". ("Don't give me that do goody good bullshit")
33’45" Dorothy se despede da Bruxa Boa do Norte e dos munchkins e inicia sua jornada pela estrada de tijolos amarelos. A transição da cena é marcada pelo início da música instrumental "Any Colour You Like".
37’26" Dorothy encontra o Espantalho. Ele começa a cantar e dançar, dizendo o que faria se tivesse um cérebro. Enquanto isso, ouve-se repetidamente o verso: "the lunatic is on the grass" ("o lunático está na grama"), de uma música sutilmente chamada "Brain Damage", que significa "dano cerebral", em português.
42’38" Dorothy encosta o ouvido no peito do Homem de Lata para comprovar que ele não tem coração. No mesmo instante, ouve-se batimentos cardíacos ao final da música "Eclipse".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
Porque Steve Harris não foi à estreia do documentário sobre o Iron Maiden?
Nicko McBrain diz que se sentiu traído por Bruce Dickinson antes da volta ao Iron Maiden
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
O motivo que levou Alissa White-Gluz a se juntar ao DragonForce, segundo a própria
Roy Khan traz turnê "The Black Halo And Beyond" ao Brasil
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Kiss gravou uma nova música, confirma Gene Simmons
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Bruce Dickinson critica altos preços de ingressos: "Queremos fãs de verdade na primeira fila"
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
A música que, segundo David Gilmour, apontou o caminho que o Pink Floyd deveria tomar
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Inter de Milão e Pink Floyd se juntam e lançam edição comemorativa do Pink Floyd Football Club
Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas


