The Doors: Jim Morrison e o "Mr. Mojo Risin'"
Por Claudinei José de Oliveira
Fonte: rollandorocha.blogspot
Postado em 10 de abril de 2015
A música "L.A. Woman", gravada pela banda The Doors no álbum homônimo de 1971 apresenta, na parte em que o ritmo desacelera e Jim Morrison canta os versos "Mr. Mojo Risin'/Just keep on risin'/C'mon risin', risin'", um caso clássico dos dilemas que marcam qualquer tradução que se pretenda literal, sem recorrer a notas explicativas.
A título de ilustração, os versos acima citados já foram traduzidos para o português, aqui no Brasil, de maneiras as mais bizarras possíveis. "Mr. Mojo Risin'" já apareceu como "Sr. Mil Drogas" numa revista ou como "Sr. Doidão" nas legendas de um DVD, por exemplo.
"Mr. Mojo Risin'" é, na verdade, um anagrama utilizado por Jim Morrison. Anagrama é quando alguém usa as letras do próprio nome para criar um outro nome. O exemplo mais clássico é o do filósofo iluminista Voltaire, cujo nome é o anagrama de Arouet, seu nome de batismo. Abaixo, a forma como Jim Morrison montou o anagrama:
J I M * M O R R I S O N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
M R. * M O J O * R I S I N'
3 6 4 5 1 10 7 2 9 8 11
Porém, diferente do caso de Voltaire, onde, a partir das letras, um novo nome é criado, o anagrama criado por Jim Morrison possui um significado em consideração à cultura negra norte-americana à qual, através do blues, o rock está ligado. A palavra "mojo", nesta cultura, é utilizada para se referir a uma espécie de amuleto de sorte, objeto que confere proteção e ajuda o portador na conquista de seus objetivos, geralmente sexuais. Na cultura negra brasileira, a palavra mais ou menos semelhante seria "patuá".
Além de amuleto de sorte, nas letras dos velhos blues, a palavra também é usada como gíria para o órgão sexual masculino, como por exemplo na música "Keep My Mojo Workin'" gravada por Muddy Waters.
Jim Morrison foi um grande apreciador do blues e, ao adotar o referido anagrama, além de homenagear a cultura do estilo, foi de uma sagacidade e felicidade poéticas, já que alude e brinca com a condição de "sex symbol" vivida por ele.
Apesar de remeter àqueles trocadilhos infames, tipo "Paula Tejando", "Mr. Mojo Risin'" seria algo como "Sr. Pau Levantando" o que, convenhamos, sem notas explicativas, além de soar bizarro, remete a um humor de 5ª categoria.
Em tempo, no início da década de 1990, a finada revista "Bizz", numa edição especial com letras do The Doors, trazia L.A. Woman traduzida e notas explicativas com tudo apontado acima, nos mínimos detalhes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
O álbum que Andreas Kisser já confirmou que vai lançar após o Sepultura
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
A opinião de percussionista brasileiro que gravou com o The Doors
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
O maior compositor de todos os tempos, de acordo com Bob Dylan
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
A principal divergência criativa que Ozzy Osbourne tinha com Tony Iommi no Black Sabbath
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu



O temor de Jim Morrison que fez um clássico do The Doors mudar de nome
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


