The Doors: Jim Morrison e o "Mr. Mojo Risin'"
Por Claudinei José de Oliveira
Fonte: rollandorocha.blogspot
Postado em 10 de abril de 2015
A música "L.A. Woman", gravada pela banda The Doors no álbum homônimo de 1971 apresenta, na parte em que o ritmo desacelera e Jim Morrison canta os versos "Mr. Mojo Risin'/Just keep on risin'/C'mon risin', risin'", um caso clássico dos dilemas que marcam qualquer tradução que se pretenda literal, sem recorrer a notas explicativas.
A título de ilustração, os versos acima citados já foram traduzidos para o português, aqui no Brasil, de maneiras as mais bizarras possíveis. "Mr. Mojo Risin'" já apareceu como "Sr. Mil Drogas" numa revista ou como "Sr. Doidão" nas legendas de um DVD, por exemplo.
"Mr. Mojo Risin'" é, na verdade, um anagrama utilizado por Jim Morrison. Anagrama é quando alguém usa as letras do próprio nome para criar um outro nome. O exemplo mais clássico é o do filósofo iluminista Voltaire, cujo nome é o anagrama de Arouet, seu nome de batismo. Abaixo, a forma como Jim Morrison montou o anagrama:
J I M * M O R R I S O N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
M R. * M O J O * R I S I N'
3 6 4 5 1 10 7 2 9 8 11
Porém, diferente do caso de Voltaire, onde, a partir das letras, um novo nome é criado, o anagrama criado por Jim Morrison possui um significado em consideração à cultura negra norte-americana à qual, através do blues, o rock está ligado. A palavra "mojo", nesta cultura, é utilizada para se referir a uma espécie de amuleto de sorte, objeto que confere proteção e ajuda o portador na conquista de seus objetivos, geralmente sexuais. Na cultura negra brasileira, a palavra mais ou menos semelhante seria "patuá".
Além de amuleto de sorte, nas letras dos velhos blues, a palavra também é usada como gíria para o órgão sexual masculino, como por exemplo na música "Keep My Mojo Workin'" gravada por Muddy Waters.
Jim Morrison foi um grande apreciador do blues e, ao adotar o referido anagrama, além de homenagear a cultura do estilo, foi de uma sagacidade e felicidade poéticas, já que alude e brinca com a condição de "sex symbol" vivida por ele.
Apesar de remeter àqueles trocadilhos infames, tipo "Paula Tejando", "Mr. Mojo Risin'" seria algo como "Sr. Pau Levantando" o que, convenhamos, sem notas explicativas, além de soar bizarro, remete a um humor de 5ª categoria.
Em tempo, no início da década de 1990, a finada revista "Bizz", numa edição especial com letras do The Doors, trazia L.A. Woman traduzida e notas explicativas com tudo apontado acima, nos mínimos detalhes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Tony Iommi tinha dúvidas quanto à participação do Black Sabbath no "Back to the Beginning"
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"

O dia que Jim Morrison, nos anos 60, previu o surgimento da música eletrônica
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
A opinião de percussionista brasileiro que gravou com o The Doors
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


