Música: de onde vem o Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Wikipedia e outras
Enviar Correções  

Você que é músico, aspirante a músico ou um fracasso como eu, sabe de onde vem os nomes para as notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si)?

Desde a Grécia Antiga músicos e teóricos procuraram uma forma de registrar as composições, um sistema que possibilitasse a representação e reprodução de peças musicais por outros músicos. A mais conhecida, usada até hoje, surgiu na Idade Média.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


No século XI, o monge e teórico musical italiano Guido Monaco, mais conhecido por Guido D'Arezzo, foi o primeiro a propor o uso do mnemônico Ut-Re-Mi-Fa-Sol-La-Si, por volta de 1025 ou 1026 D.C. Ele também é apontado como criador do sistema de pautas de cinco linhas, a notação moderna, substituindo o sistema de neumas, mais usado na época.

Mas, o que significa Ut-Re-Mi-Fa-Sol-La?

Estas são as primeiras sílabas de cada verso da primeira estrofe de um hino a São João Batista, "Ut Queant Laxis", cantado na liturgia católica romana em 24 de julho, dia dedicado ao santo. Guido, que também era regente do coro da catedral de Arezzo, na Toscana, usou as sílabas para facilitar o ensino do canto. Cada um dos seis primeiros versos da estrofe começa em um nota mais alta que o anterior.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Ut quant laxis /
Resonare fibris /
Mira gestorum /
Famuli tuorum /
Solve polluti /
Labii reatum /
Sancte Iohannes"

Que se traduz como:

"Para que teus grandes servos, possam ressoar claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São João".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao longo do tempo, a nomenclatura dada por Guido sofreu algumas alterações. Em 1693, o nome "Ut" foi substituído por "Dó", seguindo proposta de Giovanni Battista DONI, músicologista italiano (que, esperto, deu o próprio nome à nota) fazendo com que também começasse em consoante e terminasse em vogal.


A nota SI não fazia parte do hexacorde proposto originalmente por Guido D'Arezzo (nem faz parte da música), mas foi introduzida no século XIX. Seu nome vem do próprio nome do santo (Sancte Iohannes - em latin não havia J). No solfejo, é comumente substituida pela sílaba TI.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Drogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astrosDrogas e Álcool
Protagonistas nos piores shows de grandes astros

Guitar World: os 100 melhores guitarristas de hard rockGuitar World
Os 100 melhores guitarristas de hard rock


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 Goo336