The Beatles: a história por trás da polêmica "capa do açougueiro"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar correções  |  Comentários  | 

O álbum “Yesterday and Today” foi lançado em 20 de junho de 1966 e trouxe uma enorme polêmica na arte da capa, onde a banda aparecia vestida com jalecos brancos, dentes falsos, coberto com bonecas decapitadas e pedaços de carne ao redor. A sessão de fotos, chamada de “A Somnambulant Adventure“, foi registrada pelo fotógrafo Robert Whitaker, e a princípio não seria usada na capa do álbum, apenas para materiais promocionais. De acordo com o ex-presidente da Capitol Records, Alan W. Livingston, a idéia da inclusão da foto foi feita por Paul McCartney, que com um apelo bastante forte, disse que seria a resposta da banda sobre a Guerra do Vietnam. Mas parece que isso não era compartilhado por todos os membros da banda, já que George Harrison, que depois se tornaria vegetariano, teria declarado que achou a idéia nojenta e estúpida.

665 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosDi'Anno: "Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!"

Assim que os primeiros álbuns chegaram nas lojas, o alto teor das críticas fizeram a Capitol Records mandar recolher as cópias do mercado, porém, muitas pessoas já haviam comprado e a gravadora acabou optando por produzir às pressas outra imagem em papel adesivo, onde a banda aparecia ao lado de uma mala com Paul McCartney sentado na parte de dentro. Essas imagens foram coladas nas edições já feitas da famosa “capa do açougueiro”, e muitos fãs observaram isso e descolaram o adesivo para obter a capa original. Para quem possui esse álbum com a capa original nos dias de hoje, está com sorte, pois é um álbum raro e muito valioso, podendo chegar a valores absurdos no mercado. Em 2013, uma cópia em perfeito estado foi arrematada por aproximadamente R$36 mil no eBay, após um total de 31 lances.

Vale lembrar que a primeira aparição dessa polêmica imagem na mídia foi em um anúncio da EMI no jornal New Musical Express, no dia 3 de junho de 1966, para anunciar a data de lançamento do single "Paperback Writer". Já em 11 de Junho de 1966, apareceu como uma imagem alternativa na capa da revista Disc And Music Echo.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

665 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?220 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro840 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados934 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

CuriosidadesCuriosidades
Quarenta fatos inacreditáveis sobre artistas de rock

Música FácilMúsica Fácil
Três bateras excelentes que você subestima

SpotifySpotify
Os artistas mais ouvidos em 2016 por gênero musical

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"


Paul DiAnnoPaul Di'Anno
"Harris é como Hitler e estar no Maiden é entediante!"

Iron MaidenIron Maiden
Quinze canções que definem a banda

Simone SimonsSimone Simons
"Rammstein me faz querer mexer a bunda"

5000 acessosNikki Sixx: "transei com a mulher do Bruce Dickinson"5000 acessosR.E.M.: banda é dona da faixa que mais faz o homem chorar5000 acessosAvril Lavigne: Aprenda com Rihanna como fazer um meet & greet5000 acessosÉ um milagre: Face de Lemmy aparece em uma panqueca5000 acessosLou Reed: os 71 anos do artista em sete músicas5000 acessosApocalyptica: "Natal na Finlândia é um período negro"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 04 de agosto de 2014


Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N’ Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online