The Beatles: a história por trás da polêmica "capa do açougueiro"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar correções  |  Ver Acessos

O álbum "Yesterday and Today" foi lançado em 20 de junho de 1966 e trouxe uma enorme polêmica na arte da capa, onde a banda aparecia vestida com jalecos brancos, dentes falsos, coberto com bonecas decapitadas e pedaços de carne ao redor. A sessão de fotos, chamada de "A Somnambulant Adventure", foi registrada pelo fotógrafo Robert Whitaker, e a princípio não seria usada na capa do álbum, apenas para materiais promocionais. De acordo com o ex-presidente da Capitol Records, Alan W. Livingston, a idéia da inclusão da foto foi feita por Paul McCartney, que com um apelo bastante forte, disse que seria a resposta da banda sobre a Guerra do Vietnam. Mas parece que isso não era compartilhado por todos os membros da banda, já que George Harrison, que depois se tornaria vegetariano, teria declarado que achou a idéia nojenta e estúpida.

Pink Floyd: tudo sobre "Another Brick in the Wall"Gosto duvidoso: As piores capas da história do Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Assim que os primeiros álbuns chegaram nas lojas, o alto teor das críticas fizeram a Capitol Records mandar recolher as cópias do mercado, porém, muitas pessoas já haviam comprado e a gravadora acabou optando por produzir às pressas outra imagem em papel adesivo, onde a banda aparecia ao lado de uma mala com Paul McCartney sentado na parte de dentro. Essas imagens foram coladas nas edições já feitas da famosa "capa do açougueiro", e muitos fãs observaram isso e descolaram o adesivo para obter a capa original. Para quem possui esse álbum com a capa original nos dias de hoje, está com sorte, pois é um álbum raro e muito valioso, podendo chegar a valores absurdos no mercado. Em 2013, uma cópia em perfeito estado foi arrematada por aproximadamente R$36 mil no eBay, após um total de 31 lances.

Vale lembrar que a primeira aparição dessa polêmica imagem na mídia foi em um anúncio da EMI no jornal New Musical Express, no dia 3 de junho de 1966, para anunciar a data de lançamento do single "Paperback Writer". Já em 11 de Junho de 1966, apareceu como uma imagem alternativa na capa da revista Disc And Music Echo.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Beatles"


Foo Fighters: Taylor Hawkins cita os discos favoritos de quando era criançaFoo Fighters
Taylor Hawkins cita os discos favoritos de quando era criança

Música Fácil: três bateras excelentes que você subestimaMúsica Fácil
Três bateras excelentes que você subestima


Pink Floyd: tudo sobre Another Brick in the WallPink Floyd
Tudo sobre "Another Brick in the Wall"

Gosto duvidoso: As piores capas da história do Rock e Heavy MetalGosto duvidoso
As piores capas da história do Rock e Heavy Metal


Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N' Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor