Black Sabbath: 20 fatos sobre a banda que talvez você não saiba
Por Renan CxCx
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 19 de julho de 2014
Graças a uma carreira que beira 5 décadas, uma estimativa de 70 milhões de álbuns vendidos pelo mundo e músicas extraordinárias, o Black Sabbath certamente alcançou seu lugar entre os deuses do heavy metal. Mas até mesmo as bandas mais notórias tem seus segredos ao longo de sua história. Por isso, trazemos aqui 20 fatos que talvez você não saiba sobre o Black Sabbath:
Por Eduardo Rivadavia
1 - O Black Sabbath quase acabou antes da gravação de um de seus singles, quando o guitarrista Tony Iommi saiu para se juntar ao Jethro Tull em 1969, mas ele logo mudou de idéia.
2 - O nome "Black Sabbath" foi supostamente inspirado por um antigo poster de filme de terror, mas foi utilizado primeiramente no álbum Witchcraft Destroys Minds & Reaps Souls, da banda Coven. Para completar, o baixista dessa banda se chamava Oz Osborne!
Black Sabbath - Mais Novidades
3 - Ninguém sabe o nome ou o paradeiro da mulher que aparece na capa do primeiro disco do Black Sabbath.
4 - A capa do álbum Paranoid espantou os fãs - pois a imagem borrada de neon retratava referências ao título original, "War Pigs", antes de ser renomeado no último minuto.
5 - A faixa "Fairies Wear Boots" foi inspirada por um encontro de skinheads que interromperam um dos primeiros shows do Black Sabbath.
6 - Bill Ward construiu sua reputação tocando seu instrumento com força e poder, mas suas principais influências vem do jazz, como Gene Krupa e Buddy Rich (evidentes particularmente no primeiro disco do Sabbath).
7 - Procurando aperfeiçoar seu som no álbum "Sabbath Bloody Sabbath", a banda pediu favores ao tecladista do Yes, Rick Wakeman, que consumia álcool tão bem quanto tocava teclado.
8 - O Black Sabbath contratou artistas de respeito da Hipgnosis para criar uma capa sofisticada para "Technical Ecstasy", mas mais tarde Ozzy os dispensou, alegando que eram "dois robôs em uma escada rolante".
9 - Ozzy Osbourne oficialmente deixou a banda em 1979, mas o vocalista já havia deixado o grupo em meados de 77, forçando-os a recrutar Dave Walker, do Savoy Brown, para aparecer em um programa de TV.
10 - Quem recomendou Ronnie James Dio para substituir Ozzy? A filha do empresário da banda Don Ardens, chamada Sharon Arden, que posteriormente viria a ficar conhecida sob o nome Sharon Osbourne.
11 - Geoff Nicholls auxiliou nos teclados dos álbuns do Black Sabbath desde 1979, complementando Ozzy nos vocais e supostamente a linha de baixo de "Heaven and Hell", de 1980, se parece muito com "Mainline Riders", da banda que Nicholls fez parte, chamada Quartz.
12 - Quando Ian Gillan, do Deep Purple, entrou para o Black Sabbath em 1983, havia planos de começarem uma nova banda. Ainda, o álbum "Seventh Star", de 1986, era pra ser um álbum solo de Iommi, mas ambos foram lançados com o nome do Black Sabbath a mando das gravadoras.
13 - O line up do álbum "Seventh Star" é pouco aclamado, mas conta com Glenn Hughes do Deep Purple, o baterista Eric Singer do Kiss e (futuramente) Badlands e o baixista Dave 'The Beast' Spitz, irmão de Dan Spitz do Anthrax.
14 - Outro futuro membro do Badlands, Ray Gillen, gravou todas as linhas de voz para o álbum "The Eternal Idol", de 78, mas elas foram substituídas após sua saída pelas linhas de Tony Martin.
15 - Tony Iommi esteve por um tempo com Lita Ford. Mas, após o álbum que ele produziu para ela ter sido arquivado por tempo indeterminado, ela decidiu romper com ele. Após isso, ela gravou um dueto com Ozzy para o single da música "Close My Eyes Forever".
16 - O guitarrista do Queen, Brian May, toca guitarra base em uma música do Black Sabbath: o som maléfico e pesado de "When Death Calls", do ábum de 1989 "Headless Cross".
17 - Quando o Black Sabbath concordou em apoiar Ozzy Osbourne em sua suposta turnê de aposentadoria, Ronnie James Dio recusou a proposta a curto prazo para dar lugar a Rob Ralford, outra lenda do metal.
18 - Um doe melhores amigos do baixista Geezer Butler, e apoiador do time Aston Villa, é o ator Tom Hanks. Os dois frequentemente assistem jogos juntos.
19 - Os quatro membros originais do Black Sabbath quase gravaram um álbum de reunião com o produtor Rick Rubin, em 2001, mas a carreira solo de Ozzy Osbourne e seus compromissis com a MTV no The Osbournes, impediram tais planos.
20 - Tony Iommi, mestre dos riffs maldosos e assustadores, escreveu uma música pop para o Eurovision Song Contest de 2013, que foi tocada pela banda Dorians.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Por que Andreas Kisser e sua esposa perderam muito dinheiro no fim dos anos 1990?
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
A melhor banda de rock nacional da história, segundo Ricardo Feghali (Roupa Nova)
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"


