Black Sabbath: 20 fatos sobre a banda que talvez você não saiba
Por Renan CxCx
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 19 de julho de 2014
Graças a uma carreira que beira 5 décadas, uma estimativa de 70 milhões de álbuns vendidos pelo mundo e músicas extraordinárias, o Black Sabbath certamente alcançou seu lugar entre os deuses do heavy metal. Mas até mesmo as bandas mais notórias tem seus segredos ao longo de sua história. Por isso, trazemos aqui 20 fatos que talvez você não saiba sobre o Black Sabbath:
Por Eduardo Rivadavia
1 - O Black Sabbath quase acabou antes da gravação de um de seus singles, quando o guitarrista Tony Iommi saiu para se juntar ao Jethro Tull em 1969, mas ele logo mudou de idéia.
2 - O nome "Black Sabbath" foi supostamente inspirado por um antigo poster de filme de terror, mas foi utilizado primeiramente no álbum Witchcraft Destroys Minds & Reaps Souls, da banda Coven. Para completar, o baixista dessa banda se chamava Oz Osborne!
Black Sabbath - Mais Novidades
3 - Ninguém sabe o nome ou o paradeiro da mulher que aparece na capa do primeiro disco do Black Sabbath.
4 - A capa do álbum Paranoid espantou os fãs - pois a imagem borrada de neon retratava referências ao título original, "War Pigs", antes de ser renomeado no último minuto.
5 - A faixa "Fairies Wear Boots" foi inspirada por um encontro de skinheads que interromperam um dos primeiros shows do Black Sabbath.
6 - Bill Ward construiu sua reputação tocando seu instrumento com força e poder, mas suas principais influências vem do jazz, como Gene Krupa e Buddy Rich (evidentes particularmente no primeiro disco do Sabbath).
7 - Procurando aperfeiçoar seu som no álbum "Sabbath Bloody Sabbath", a banda pediu favores ao tecladista do Yes, Rick Wakeman, que consumia álcool tão bem quanto tocava teclado.
8 - O Black Sabbath contratou artistas de respeito da Hipgnosis para criar uma capa sofisticada para "Technical Ecstasy", mas mais tarde Ozzy os dispensou, alegando que eram "dois robôs em uma escada rolante".
9 - Ozzy Osbourne oficialmente deixou a banda em 1979, mas o vocalista já havia deixado o grupo em meados de 77, forçando-os a recrutar Dave Walker, do Savoy Brown, para aparecer em um programa de TV.
10 - Quem recomendou Ronnie James Dio para substituir Ozzy? A filha do empresário da banda Don Ardens, chamada Sharon Arden, que posteriormente viria a ficar conhecida sob o nome Sharon Osbourne.
11 - Geoff Nicholls auxiliou nos teclados dos álbuns do Black Sabbath desde 1979, complementando Ozzy nos vocais e supostamente a linha de baixo de "Heaven and Hell", de 1980, se parece muito com "Mainline Riders", da banda que Nicholls fez parte, chamada Quartz.
12 - Quando Ian Gillan, do Deep Purple, entrou para o Black Sabbath em 1983, havia planos de começarem uma nova banda. Ainda, o álbum "Seventh Star", de 1986, era pra ser um álbum solo de Iommi, mas ambos foram lançados com o nome do Black Sabbath a mando das gravadoras.
13 - O line up do álbum "Seventh Star" é pouco aclamado, mas conta com Glenn Hughes do Deep Purple, o baterista Eric Singer do Kiss e (futuramente) Badlands e o baixista Dave 'The Beast' Spitz, irmão de Dan Spitz do Anthrax.
14 - Outro futuro membro do Badlands, Ray Gillen, gravou todas as linhas de voz para o álbum "The Eternal Idol", de 78, mas elas foram substituídas após sua saída pelas linhas de Tony Martin.
15 - Tony Iommi esteve por um tempo com Lita Ford. Mas, após o álbum que ele produziu para ela ter sido arquivado por tempo indeterminado, ela decidiu romper com ele. Após isso, ela gravou um dueto com Ozzy para o single da música "Close My Eyes Forever".
16 - O guitarrista do Queen, Brian May, toca guitarra base em uma música do Black Sabbath: o som maléfico e pesado de "When Death Calls", do ábum de 1989 "Headless Cross".
17 - Quando o Black Sabbath concordou em apoiar Ozzy Osbourne em sua suposta turnê de aposentadoria, Ronnie James Dio recusou a proposta a curto prazo para dar lugar a Rob Ralford, outra lenda do metal.
18 - Um doe melhores amigos do baixista Geezer Butler, e apoiador do time Aston Villa, é o ator Tom Hanks. Os dois frequentemente assistem jogos juntos.
19 - Os quatro membros originais do Black Sabbath quase gravaram um álbum de reunião com o produtor Rick Rubin, em 2001, mas a carreira solo de Ozzy Osbourne e seus compromissis com a MTV no The Osbournes, impediram tais planos.
20 - Tony Iommi, mestre dos riffs maldosos e assustadores, escreveu uma música pop para o Eurovision Song Contest de 2013, que foi tocada pela banda Dorians.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash


Exibição em homenagem a Ozzy Osbourne supera expectativas e é prorrogada até final de setembro
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


