The Prodigy: a polêmica de "Smack my Bitch Up"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 12 de abril de 2014
Se alguns artistas promoveram um verdadeiro desserviço ao rock n´roll ao longo dos anos, pulverizando qualquer resquício de testosterona na atitude ou no som outros, por caminhos nada ortodoxos, introjetaram alternatividade em seu vernáculo – um pecado mortal para os xiitas de plantão - e, para além de um debate estética, trouxeram oxigenação para a música contemporânea. Arquitetado sob samplers e provocações, o "synthpunk" reciclou o Techno e o acid house das pistas e, embolando-os com uma pegada caceteada, traduziu o NINE INCH NAILS para a década da eletrônica. Dentre as bandas do estilo, sem dúvida o THE PRODIGY se destaca do bando.
"A nossa atitude é: estamos aqui, amem-nos ou odeiem-nos. Se isso é ser punk, então somos punk" declarou LIAM HOWLETT, tecladista e fundador da banda em 1997, ano em que foi lançado o maior êxito comercial do grupo, o exponencial "The Fat of the Land". O full, que incluía singles classudos como "Breathe’ e ‘Firestarter" (regravada por GENE SIMMONS e SEPULTURA), tinha a semente da discórdia plantadas suas entranhas. Escurraçada da mídia inglesa, ‘Smack My Bitch Up" foi considerada a música mais controversa de todos os tempos pela PRS MUSIC, organização inglesa que controla direitos autorais.
"Aumente a frequência aguda/ me deixe muito louco" – essas duas frases, embaladas em samples de KOLL AND THE GANG, eram todo o conteúdo lírico da faixa, que teve o nome proibido no extinto THE CHART SHOW e foi sumariamente ignorada pela BBC. Acusado de misoginia, o vídeo da música, mostrando cenas de uso de drogas, insinuação sexual e escatologia (em uma versão bem light para os padrões atuais), foi apredejado por grupos feministas, como a Organização Nacional dos EUA para Mulheres, acusando-o de encorajar a violência contra as mulheres, e foi chutado pela mídia televisiva inglesa e americana. Diante de tanto barulho e restrição o que mais poderia acontecer? O de sempre, a música virou cult e virou parte da trilha sonora de "As Panteras"- um filme com três protagonistas mulheres....
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps