RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Brent Hinds deixou um disco com músicas inéditas, afirma ex-companheiro de banda

Agora vai? Frank Bello diz que aguardado novo disco do Anthrax está em fase de mixagem

Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista

A melhor música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence

Os álbuns dos Rolling Stones que Mick Jagger detesta: "Nem na época eu achei bom"

O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio

Novo disco do Soulfly mostra que a chama criativa de Max Cavalera continua acesa

Scott Reeder, baixista do Kyuss, relembra seu teste para o Metallica; "Uma experiência incrível"

A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora

A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs

Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire

A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence

A ameaça de quatro palavras que iniciou a briga entre Axl Rose e Vince Neil

A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo

O pior disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer


Stamp

Radiohead: a história de "Fake Plastic Trees"

Por
Postado em 26 de março de 2014

Em meados dos anos 90, uma campanha publicitária brasileira chamava a atenção para a questão de Síndrome de Down. Naquela que - até em tom jocoso - ficou conhecida como a "Campanha do Carlinhos", ficou registrada a simbiose entre a singeleza das imagens captadas e a presença de uma trilha de fundo que parte de uma linha melódica low profile para um fluxo de guitarras desencapadas. Para muitos abaixo da linha do Equador, usuários de internet discada, aquele foi o primeiro contato com o RADIOHEAD.

Abaixo: Vídeo da Campanha Publicitária

Radiohead - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A faixa em questão era "Fake Plastic Trees", lançada em single e no álbum "The Bends (1995)". Se pairavam dúvidas sobre o continuum dos ingleses após o massacre do single "Creep" ( do álbum "Pablo Honey" de 93), "Bends" chegou ao quarto lugar da parada inglesa, virou xodó da crítica e é considerado parte da sacra trilogia do RADIOHEAD –junto a "Ok Computer"(1997) e "Kid A"(2000).

De acordo com THOM YORKE, "Fake" é uma canção sobre uma área no leste de Londres chamado Canary Wharf, construída em terrenos baldios não utilizados junto ao cais do Rio Tâmisa- "A área era para ser uma grande zona empresarial, mas foi atingida por uma desaceleração do mercado nos anos 90. Canary Wharf foi ajardinado, com um monte de plantas artificiais, que é de onde o título (nota: Falsas árvores de plástico) veio".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em entrevista à Rolling Stone, Yorke disse que foi nessa música que ele encontrou a sua identidade vocal. Segundo consta, ele colocou o vocal, acompanhando-se ao violão, em uma única tomada e, em seguida, a banda preencheu as suas partes ao seu redor. Yorke disse que a canção começou como "Uma melodia interessante que eu não tinha idéia do que fazer com ela. Então você acorda e encontra sua cabeça cantando algumas palavras."

Alternada por momentos acústicos e um interlúdio que beira ao atonal, a faixa é permeada pelos súbitos surrealistas de YORKE (Um regador verde de plástico/Para uma falsa planta chinesa de borracha/Na Terra artificial de plástico/Que ela comprou de um homem de borracha/Em uma cidade cheia de planos de borracha/Para se livrar de si mesma) no que já foi descrito como o "produto de uma piada que não era realmente uma piada, solitário em uma noite de bebedeira". A banda estava encontrando dificuldades para concluir a música e decidiu fazer uma pausa assitindo a um show de JEFF BUCKLEY no distrito londrino de Highbury. Quando eles voltaram para o estúdio, Yorke cantou a música duas vezes – antes de começar a chorar compulsivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Grave Digger


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected].
Mais matérias de Paulo Severo da Costa.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS