Ramones: a gafe que inspirou "Bonzo Goes To Bitburg"
Por Paulo Severo da Costa
Fonte: texto próprio
Postado em 22 de março de 2013
Erros diplomáticos, gafes em visitas oficiais e atitudes premeditadas não são exclusividade de governantes das chamadas "Repúblicas de bananas". Lançada em 1985 como single e, no anos seguinte em "Animal Boy", "Bonzo Goes To Bitburg" se tornou um clássico dos RAMONES graças a backings descompromissados e uma estrutura nos melhores moldes da veia bubblegum do grupo. Entretanto, longe do descompromisso inicial de coisas como "I don´t wanna walk around with you", "Bonzo" é uma crítica política ao então presidente ultra-republicano RONALD REAGAN, de acordo com o episódio abaixo descrito.
A canção foi escrita em reação à visita realizada pelo presidente dos EUA Ronald Reagan a um cemitério militar em Bitburg, Alemanha Ocidental, em 5 de maio de 1985. Reagan colocou uma coroa de flores no cemitério e, em seguida, fez um discurso público em uma base aérea próxima. A visita fez parte de uma viagem de homenagem às vítimas do nazismo e celebrou o renascimento da Alemanha Ocidental como um poderoso aliado dos EUA.
O plano de Reagan para visitar o cemitério Bitburg havia sido amplamente criticado nos Estados Unidos, Europa e Israel porque, entre os cerca de 2.000 soldados alemães, estavam enterrados 49 membros da Waffen-SS. Este foi o braço de combate das SS, a organização paramilitar que ajudou a administrar os campos de extermínio nazistas e que cometeu muitas outras atrocidades, incluindo o assassinato de prisioneiros de guerra americanos. Entre os que se opuseram veementemente à viagem destacam-se a comunidade judaica e grupos de veteranos dos EUA. A frase "Bonzo Goes to Bitburg" ("Bonzo vai para Bitburg") foi cunhada por manifestantes nas semanas que antecederam a viagem de Reagan; empregado como um epíteto para Reagan, Bonzo é realmente o nome do chimpanzé personagem do filme "Bedtime for Bonzo", estrelado pelo então ator RONALD REAGAN em 1951.
Discutindo a inspiração para a canção, o vocalista Joey Ramone, um judeu, explicou que o presidente "jogou merda em todo mundo". Em entrevista em 1986, ele disse: "Nós tínhamos visto Reagan visitar o cemitério SS na TV e nos sentimos enojados. Somos todos bons americanos, mas o discurso de Reagan era como perdoar e esquecer. Como você pode esquecer seis milhões de pessoas que morreram asfixiados nas cãmaras de gás ou carbonizados?"
Texto parcialmente traduzido da versão em inglês da Wikipédia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
A canção que mudou o Metallica, mas Lars não entendeu; "O que você fez com a nossa música?"
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
O poderoso power trio "resposta ao Cream" que tinha Clapton na plateia, mas implodiu cedo
Gary Holt diz sentir-se mais inseguro nos EUA do que tocando na América Latina
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera


Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A viagem do Ramones que mudou a história da música para sempre; "A gente não sabe tocar"
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Futebol: conheça os times do coração de alguns rockstars
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"


