Hipgnosis: as dez capas de álbuns mais famosas
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 18 de julho de 2012
Do final dos anos 60 até o advento do Napster, as capas de discos faziam a alegria da galera do rock n´roll: desvendá-las, explicar "metafisicamente" seu conceito e outras saudáveis bobagens faziam parte do sabor da novidade em se escutar um registro novo. Algumas bandas elevaram à enésima potência a mística em torno da embalagem de seus trabalhos, lançando álbuns com capas diferentes, edições limitadas, capas de couro, símbolos estranhíssimos e por aí vai.
Aproveitando esse embalo, um grupo de designers ingleses começou a canalizar sua criatividade em projetos voltados exclusivamente a esse tipo de arte. Fundada em 1967, a Hipgnosis é tão emblemática para o rock n´ roll quanto os adereços de KEITH RICHARDS. Tendo clientes do naipe de PINK FLOYD, SCORPIONS e SABBATH, a empresa traduzia para suas ilustrações um retrato da época, valendo-se de uma construção de imagens que ultrapassava a mera estética gráfica, captando a simbologia de inquietação do imaginário coletivo.
Capas de Álbuns - Mais Matérias
O critério que utilizei para elaborar essa lista é o famoso método científico "olhou, lembrou", ou seja, o reconhecimento quase imediato da capa - e não da importância da banda ou de sua discografia. È válido lembrar que se trata de um período de quatorze anos (de 1968 até 1982), tempo de duração da empresa, e de mais de quarenta capas produzidas no período. Ainda, a ordem apresentada abaixo é cronológica, e não propriamente de reconhecimento.

1973 - "Dark Side of The Moon"
Em minha opinião, as capas posteriores feitas para o PINK FLOYD pela mesma empresa - "Wish You Were Here" (1975) e "Animals"(1977) - são esteticamente muito mais interessantes. O "x" da questão é que, em termos de reconhecimento, até a minha avó reconhece o prisma clássico – que é quase a representação da própria banda.

1974 - "Phenomenon"
O terceiro disco do UFO juntou a "fome com a vontade de comer": além de ser um clássico absoluto, que representou a virada hard rock para a banda, o álbum apresentava essa enigmática capa, contrastando o tradicionalismo com uma visão além das convenções. Top!

1974 - "The Lamb Lies Down on Broadway"
Parte do conceito do rock progressivo está - claro - ligado à tradução de sua musicalidade peculiar - vide as louquíssimas capas do YES nos anos 70. Aqui o GENESIS não fica pra trás. O álbum – conceitual - traz uma imagem de alteridade em sua capa, candidatíssima à uma das melhores do gênero.

1976 - "Dirty Deeds Done Dirt Cheap"
A bem da verdade, a capa original não era essa - que só foi inserida a partir da reedição do álbum – quando a banda já gozava de mais prestígio. Agora, verdade é que essa capa não foi superada pela banda - nem depois dos muitos milhões que vieram depois.

1976 - "Technical Ecstasy"
Ozzy descreveu a capa do sétimo álbum do SABBATH como "dois robõs f....endo em uma escada rolante". Mesmo a Hipgnosis tendo produzido posteriormente a arte de "Never Say Die", essa capa reflete o contexto do full length: novos ares, nova versão tecnológica de mundo e o prenúncio do fim dos anos 70.

1977 - "Going For The One"
De bobo, o pessoal do YES nunca teve nada: pegando o embalo do pessoal do FLOYD, contrataram a Hipgnosis e fizeram essa capa futurista, que retrata as torres gêmeas do Century Plaza Towers em Los Angeles.

1979 - "In Through the Out Door"
Musicalmente falando, o menos inspirado dos discos do LED. Mas, até nisso eles tinham que dar uma colher de chá: a capa- que saiu em seis perspectivas diferentes sobre uma mesma imagem - é considerada uma das melhores da história do rock n´roll.

1980 - "Animal Magnetism"
Dizem que uma imagem vale por mil palavras, então...

1981 - "Difficult To Cure"
Segundo consta, essa capa nem foi produzida especificamente para esse disco do RAINBOW - seria uma opção para "Never Say Die". O que dá para dizer é que BLACKMORE realmente tem sorte: a capa tem mais profundidade que o conteúdo do disco- que marcou a passagem do som da banda de hard pedreira para uma fase mais comercial.

1981 - "High n´Dry"
O segundo álbum do DEF LEPPARD já começa com o pé direito: sua capa se tornou uma das poucas realmente interessantes do hard rock dos anos oitenta, marcado por lamentáveis fotos de gente maquiada até o último fio de cabelo.
Comente: Qual a melhor capa feita pela empresa Hipgnosis?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Megadeth "vai resistir ao tempo" melhor que outras de thrash, de acordo com Ellefson
O rockstar brasileiro que até as músicas ruins são divertidas, segundo Regis Tadeu
A melhor música do pior disco do Van Halen, segundo o Heavy Consequence
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"

Designer relembra a história por trás da capa de "Bomber" - clássico do Motörhead
Designer relembra a criação da arte da capa do álbum "Nursery Cryme" - clássico do Genesis
5 discos de heavy metal com capas um tanto quanto estranhas
Metal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21
Os 10 melhores álbuns de doom metal de todos os tempos


