Arte nos cartazes de rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carlos Lopes, Fonte: O Martelo
Enviar Correções  

Esta matéria sobre posters de rock utiliza como referência o livro "The Art of Rock", que mostra em suas páginas como simples cartazes se transformaram em verdadeiras peças de arte na década de 60.

Nos anos 50, os cartazes de rock eram meras páginas coladas nos postes - algo estritamente funcional. Em 1965, uma nova leva de bandas surgiu na cidade de São Francisco e com elas nasceram os posters "aditivados" à base de drogas lisérgicas, a mais famosa delas, o LSD. Um desses grupos, os Charlatans deu início à era hippie em uma audição para um show, loucos de ácido em um boteco perto de Nevada e o poster do evento já dava a dica do que estava por vir. No final desse mesmo ano, Ken Kesey dos Merry Pranksters já somava a força das drogas com a da promoção em noites regadas à ácido. Os posters para eventos como esses e para os posteriores, não informavam apenas o local, dia e hora, mas traziam à reboque um ecletismo flamboyant, um arte estilisticamente promíscua, visionária de certa forma. Os antigos originais desses cartazes se tornaram peças de colecionador. Mestres como Stanley Mouse, Alton Kelly e Rick Griffin são vendidos à preço de ouro.

publicidade

MC5|The Grande Ballroom, Detroit, 1967.|Artista: Gary Grimshaw
MC5
The Grande Ballroom, Detroit, 1967.
Artista: Gary Grimshaw
Lenny Bruce|Fillmore Auditorium, São Francisco, 1966.|Artista: Wes Wilson
Lenny Bruce
Fillmore Auditorium, São Francisco, 1966.
Artista: Wes Wilson
Jimi Hendrix|Beethovensaal, Stuttgart, Alemanha, 1969|Artista: Gunther Kieser
Jimi Hendrix
Beethovensaal, Stuttgart, Alemanha, 1969
Artista: Gunther Kieser
Jefferson Airplane|Shrine Auditorium, Los Angeles, 1968.|Artista: John Van Hamersveld
Jefferson Airplane
Shrine Auditorium, Los Angeles, 1968.
Artista: John Van Hamersveld
Iggy and the Stooges|Fillmore West, São Francisco, 1970.|Artista: Mark T. Behrens e Burke
Iggy and the Stooges
Fillmore West, São Francisco, 1970.
Artista: Mark T. Behrens e Burke
The Northern California Folk-Rock Festival|Santa Clara, Fairgrounds, California, 1968.|Artista: Carson-Morris Studios
The Northern California Folk-Rock Festival
Santa Clara, Fairgrounds, California, 1968.
Artista: Carson-Morris Studios
The Charlatans|The Red Dog Saloon, Virginia City, Nevada, 1965|Artistas: George Hunter e Michael Ferguson
The Charlatans
The Red Dog Saloon, Virginia City, Nevada, 1965
Artistas: George Hunter e Michael Ferguson

publicidade


Martelo

O Martelo: Glam Rock City? Hell de Janeiro? A cena carioca...O Martelo
Glam Rock City? Hell de Janeiro? A cena carioca...

Girlschool: Uma conversa franca com a bandaGirlschool
Uma conversa franca com a banda

O Martelo: Gostem ou não, a new wave cumpriu o seu papelO Martelo
Gostem ou não, a new wave cumpriu o seu papel

O Martelo: Patolla: o produtor de Charlie Brow e Biquini CavadãoO Martelo
Patolla: o produtor de Charlie Brow e Biquini Cavadão

Beatallica: canções dos Beatles com arranjos do MetallicaBeatallica
Canções dos Beatles com arranjos do Metallica

O Martelo: a resposta às suas preces se chama The AnswerO Martelo
A resposta às suas preces se chama "The Answer"

O Martelo: Gustavo Schroeter, rock anos 70, A Bolha, e maisO Martelo
Gustavo Schroeter, rock anos 70, A Bolha, e mais

Iron Maidens: entrevista com o tributo feminino à DonzelaIron Maidens
Entrevista com o tributo feminino à Donzela

Woodstock: talvez as pessoas fossem mais ingênuasWoodstock
Talvez as pessoas fossem mais ingênuas

Todas as matérias sobre "Martelo"



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Galeria de fotos: 13 motivos para gostar de Rock N RollGaleria de fotos
13 motivos para gostar de Rock N Roll

USA Today: as 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUAUSA Today
As 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUA


Sobre Carlos Lopes

Carlos Lopes é jornalista, músico, produtor e escritor. No início dos anos 80, ele fundou uma das bandas de metal mais populares do Brasil, a Dorsal Atlântica, onde era guitarrista, compositor e vocalista. Foi a primeira banda da América do Sul a fundir punk e metal. Entre 1981 e 2001, gravou oito discos com a Dorsal, sendo o último produzido na Inglaterra. Em 2005 regravou o primeiro álbum da Dorsal (Antes do Fim), que foi eleito pelos leitores da revista Rock Brigade como um dos melhores trabalhos da temporada. Há seis anos comanda duas bandas de rock, a Mustang e a Usina Le Blond, cada uma já com três CDs de estudio. Como jornalista e escritor, colaborou desde cedo com desenhos e textos para várias publicações e fanzines. Formou-se em Jornalismo na Faculdade da Cidade no Rio de Janeiro. Desde 2006, edita o site www.omartelo.com.

Mais matérias de Carlos Lopes no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin