Beatallica: canções dos Beatles com arranjos do Metallica
Por Carlos Lopes
Fonte: O Martelo
Postado em 24 de junho de 2009
Há alguns anos ouvi falar de um projeto de um par de caras que tocava as composições dos Beatles com arranjos e vocais no estilo do Metallica. O agora quarteto liderado por Jaymz Lennfield, ou Michael Tierney o vocalista e guitarrista base que nos concedeu esta entrevista lança o seu álbum "SGT. HETFIELD’S MOTORBREATH PUB BAND" falando com exclusividade com o seu O MARTELO. Os outros integrantes da banda também são sátiras aos nomes dos músicos das duas maiores bandas de todos os tempos: Grg Hammetson (guitarra solo), Kliff McBurtney (baixo) e Ringo Larz (bateria).
Saiba mais sobre Beatallica no site oficial da banda.
Quem concebeu a idéia do Beatallica e por quê?
A brincadeira começou no primeiro dia de abril de 2001. O nosso ex-guitarrista e eu concebemos a idéia só de sacanagem, mas a coisa cresceu e a brincadeira ficou séria. Música começa com criatividade e divertimento. Se você trabalha com afinco ela pode virar um projeto.
Onde vocês nasceram? Qual e a idade de vocês e quais bandas os influenciaram no começo?
Somos de uma cidadezinha chamada Milwaukee no estado de Wiscosin no norte dos Estados Unidos, mais ou menos a uns 150 km de Chicago. As pessoas sempre perguntam onde fica essa cidade ou dizem: "Cara, tu é de Milwaukee? Deus me livre!" Escutamos Rock and Roll antes mesmo de nascermos. Eu queria ser o Ace Frehley quando era criança e tinha varias fantasias dele. Nossa idade varia de 32 a 40 anos, ou seja não somos uns franguinhos!
Beatallica é uma banda que foi criada só para divertimento ou vocês pensaram desde o início em algo que pudesse mudar as suas vidas?
Beatallica já mudou as nossas vidas, e parece que vai continuar mudando pra melhor, e cabe a nos dirigir isso, suponho.
Além de música o que mais vocês fazem? Já tocaram covers em bares antes de formarem o Beatallica?
Eu adoro esportes tipo baseball e futebol americano. Também faço palavras cruzadas para ajudar o raciocínio. Devotamos a maior parte do nosso tempo à musica, temos famílias ótimas que nos apóiam, também encaramos tudo com muito bom humor. Quanto aos covers, bem não é muito a nossa praia, mas tocamos às vezes. Eu toco rock irlandês autoral.
A indústria fonográfica mudou muito na última década por causa da internet. A tecnologia pode muitas vezes criar falsas identidades e ídolos, afinal ninguém sabe quem é quem, quem fez o que e se fez sozinho sem ajuda do ProTools e do Photoshop. Vocês gravaram todos os instrumentos e os vocais? Você gravou as músicas em estúdio profissional ou em um quarto com computador?
Mas é claro que as gravações foram feitas pelo Beatallica. Quem mais poderia ter uma idéia de maluco destas?! HETFIELD’S MOTORBREATH PUB BAND é um disco de verdade gravado profissionalmente por nós.
Você gostaria de ser reconhecido no futuro pelas suas composições ou você acha que vai ser sempre associado a uma banda de brincadeira?
Nós quatro somos o Beatallica. As nossas canções são composições próprias, usamos os Beatles e o Metallica, é claro, mas também acrescentamos as nossas letras......
Tem muita coisa rolando por aqui, senso de humor como os Beatles do início. Sempre nos divertimos muito quando gravamos.
Os integrantes do Metallica, a Yoko Ono, o Paul McCarney ou mesmo algum parente dos Beatles conhecem vocês? Ou expressaram alguma opinião sobre o seu trabalho? Vocês já foram contactados por eles (ou pelos advogados deles?)
Eles nos conhecem há muitos anos. Nossa convivência com eles é longa e ainda sem percalços.
Pergunta de fã: Beatles ou Rolling Stones? Metallica ou Slayer? Por quê?
Eu sou um grande fã dos Stones, adoro o aspecto country da musica deles. O Slayer é uma banda de peso, mas o Metallica influenciou inúmeras bandas e é o meu favorito.
Esta é uma pergunta difícil, quase impossível, mas você poderia enumerar as suas canções favoritas dos Beatles e do Metallica, bem como os seus álbuns preferidos?
Minhas musicas favoritas dos Beatles são "In My Life", "I've Just Seen a Face", "And I Love Her", "Eleanor Rigby" e "Penny Lane". Do Metallica são "Disposable Heroes", "Damage Inc.", "Metal Militia", "Creeping Death", "Motorbreath". Os álbuns dos Beatles são "Revolver" e "Rubber Soul". Do Metallica "Master of Puppets".
Os Beatles nunca se apresentaram no Brasil, mas o Metallica se apresentou aqui algumas vezes mas nunca fizeram um bom show, parecia que eles estavam se sacrificando, tocando sem alma, sem amor. Quando assisti o filme do Metallica me lembrei imediatamente do filme "Let it Be" que a propósito eu não gosto. Você já considerou as semelhanças entre os dois filmes? Seria o John Lennon o James Hetfield, o Paul McCartney o Lars Ulrich, o George Harrison o Kirk e o Ringo os outros?
Bem, eu nunca vi os dois filmes juntos. A gente sempre espera que os shows sejam excelentes para o público, não e? O Beatallica sempre faz isso, procuramos dar o melhor de nós, não importa a circunstância. Amor e alma são uma parte significativa nos nossos shows, com certeza!
Martelo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
A música sobre melancia e infância que fez Ricardo Confessori voltar ao Angra
Adeus Megadeth! Último disco será lançado no Brasil em janeiro de 2026
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
"Entrei na turnê de despedida do Judas e ainda estou aqui 15 anos depois", diz Richie Faulkner
Saúde: mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais
Como briga por nome Legião Urbana faz jovens se desinteressarem cada vez mais pela banda
Guitarrista do Arch Enemy diz que formação internacional é "pior ideia da história"

Woodstock (Pete Fornatale)




