Blackhorse, um dos maiores discos de estreia de todos os tempos com pouca repercussão
Resenha - Blackhorse - Blackhorse
Por Israel Martins
Postado em 09 de fevereiro de 2025
O ano era 1972, em Mineral Wells, cerca de 80 milhas a oeste de Dallas / Ft. Worth Metro. Em meio ao calor e a poeira das estradas, quando o 'Country' dominava literalmente as rádios, os amigos inseparáveis Gary James, John Teague e Frank Dison, se reuniram na ambição de agitar o Texas. Naquele tempo já haviam alguns nomes movendo grandes públicos no estado, como Bloodrock, Point Blank e a clássica ZZ Top.
Compondo e tocando há quase uma década a Blackhorse deixava o seu nome em cada esquina do Texas. Poucas bandas tocavam por lá com tanta agressividade, um Southern Rock absurdamente bem feito e com muita inspiração no Blackfoot, uma super banda da Flórida, já consolidada em todo E.U.A pelos ótimos primeiros discos "No Reservations" & "Flyin' High".
No final dos anos 70's o grupo foi pressionado pelo seu público que já cantavam suas músicas de forma enfervecida. Era chegada à hora do primeiro contrato de gravação. Contudo, a banda tinha um grande empecilho que impedia esse feito. Os caras bateram na porta de várias gravadoras que acabavam recusando sua baixa oferta, algumas recusavam também pela música apresentada, alegando ser "pesado demais". Após uma reunião ríspida, decidiram somar fundos de seus próprios shows para conseguir o tão esperado álbum de estúdio. A Blackhorse estava na ativa mais do que nunca com sua agenda sempre cheia. Naquele momento cada centavo de dólar contava muito.
Antes de gravarem no final dos anos 70's, o baixista Frank Dison deixa a banda. Ele alegava estar desacreditado e com problemas pessoais. A saída do integrante não abalou o grupo que se mantía ambicioso e antes mesmo de Frank se desligar eles convidam um amigo próximo, chamado Paul Anthony. Além de ser um músico bastante dedicado o cara era produtor musical, tinha poucas experiências com gravações. Aquele era de fato o momento oportuno de tentarem o lançamento do tão esperado disco.

O 'Blackhorse' foi lançado em 12 de Dezembro de 1979 pela desconhecida DSDA. O fato de não gravarem em um estúdio renomado não condiz com a qualidade. A DSDA deixou muita gravadora conhecida "no chinelo" tamanha classe em sua sonorização. Foram apenas algumas centenas de cópias, fazendo desse disco extremamente raro e muito valioso pelos colecionadores nos dia atuais. Sem dúvidas se naquela época fosse vendido por grandes referências da música como Warner Music Group ou Motown Records venderia facilmente milhões de cópias em todo E.U.A.
Destaca-se no disco a icônica e pesada faixa de entrada "Fox Huntin", com back-vocal bastante alinhado de todos integrantes em seus refrões. Também ficou muito interessante o cover "encorpado" do genial Little Richard em seu grande clássico "Lucille". Os gritos e bases rápidas em "Hell Hotel", som extremamente esmagador que remete a você pensar sobre o real gênero da banda, com uma sonorização às vezes Heavy Metal, às vezes Hard Rock. O espetáculo de graves e riffs na faixa "Slow Down Tom", impossível ouvir sem 'bater cabeça'. Destaque também para o início calmo e dedilhado de "Spencer's Corner" e sua mudança repentina para uma verdadeira "porradaria" altamente atraente, sua base e solos são incríveis e altamente originais. De fato uma verdadeira obra, essa excepcional estreia é digna de orgulho, até hoje comentada pelos músicos em sua Fanpage.
O álbum é totalmente inacreditável em seus riff's de guitarra ricos e diabólicos e muito autêntico, ele funde o hard rock e estilo sulista. Foi mencionado na lista do famoso crítico de rock Martin Popoff dos "100 álbuns mais pesados dos anos setenta". Se você gosta de Southern Rock pesado, na linhagem de Molly Hatchet, Blackfoot ou Doc Holiday, então você com certeza vai curtir isso.
Natural de Belo Horizonte Israel é obcecado pelos anos 70's, coleciona discos e CD's e tem vasto conhecimento da música nacional e internacional. Israel foi proprietário da saudosa web-rádio setentista, Cultura Web Rock.
FONTE: Canal ROCK 'N' ROLL 70's
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Clemente reaparece após problema de saúde e agradece mobilização pública
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião
Dave Mustaine diz que, da parte dele, está tudo bem com o Metallica


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Iron Maiden: O Sétimo Filho do Sétimo Filho


